A transformação digital vem ocorrendo no setor jurídico em várias áreas de forma muita rápida principalmente dos últimos anos, sendo os Smart Contracts (Contratos Inteligentes) em Blockchain uma das grandes mudanças que já está ocorrendo no direito tanto na esfera pública, como também na esfera privada.

Nesse sentido, este curso tem como propósito contribuir para a formação de profissionais do Direito que serão capacitados para desenvolverem Smart Contracts (Contratos Inteligentes) em Blockchain.

Para alcançar este objetivo, pretende-se abordar aspectos relacionados à concepção do Blockchain, o desenvolvimento de software web em geral, e, por conseguinte, o desenvolvimento de Smart Contracts. Busca dar ao aluno o embasamento teórico e prático necessário para que ele compreenda e elabore contratos inteligentes, tanto na esfera pública, como também na esfera privada. Desta maneira, aborda aspectos técnicos de ambientes de redes compartilhadas, da prática e utilização de Blockchains e de ferramentas de colaboração, assim como trabalha questões relacionadas as possibilidades e desafios que envolvem o direito digital no mundo atual.

Como referência, o curso utiliza pesquisas e documentos recentes da área de redes distribuídas, bem como os estudos sobre o impacto e possibilidades que essas tecnologias trazem ao direito e à sociedade.

Capacitar bacharéis em Direito para atuação na concepção, desenvolvimento, implementação e gerenciamento de Smart Contracts, com possibilidades de atuação em projetos de pequeno, médio e grande porte, na esfera pública e privada, tendo conhecimento teórico e prático de: Internet, Programação Web, Redes Distribuídas, Lógica de Programação, Blockchain e Smart Contracts.

• Categoria: Extensão

Professores, pesquisadores, universitários e profissionais da área do Direito.

• Local: Campus Consolação - Unidade COGEAE
  • INSCREVA-SE

Jefferson Prestes

Possuí mais de 22 anos de experiência com Desenvolvimento de Software, trabalhando desde 1999 com Internet. Hoje, Blockchain e Inteligência Artificial são suas novas áreas de atuação tecnológica. Ele participa de várias comunidades de desenvolvedores e trabalhou diversos anos como Evangelista Técnico, ministrando diversas palestras no Brasil e no Exterior bem como organizando Hackathons de níveis globais como Battlehack (battlehack.org). Tem sua empresa, a NX, na qual alia técnicas avançadas de arquitetura de Software com Design Thinking para ajudar empresas a inovar e gerar negócios.

Julianne Abreu

Advogada com experiência no atendimento de empresas nacionais e multinacionais, em áreas de atuação ligadas ao Direito Aduaneiro e Comércio Exterior. Consultora Tributária da área de Comércio Exterior da PwC Brasil (Pricewaterhouse Coopers). Pós-graduanda em Processo Civil pela FGV (GVlaw) e entusiasta da adoção de novas tecnologias no Direito.