Educação Continuada

Ferramentas para a Indústria 4.0, aponta  para um universo tecnológico, onde a “Quarta Geração da Revolução Industrial” tem como cerne a convergência - ao nível de Indústrias de Serviço, de Manufatura, de Desenvolvimento de Novas Tecnologias, entre outras -, de técnicas e estratégias as mais modernas, nos campos da Administração e da Engenharia, permitindo ao futuro egresso, a atuação em quaisquer dimensões de instituições, de StartUps a Grandes Corporações, de ONGs a Instituições Governamentais.
Para alcançar este objetivo, pretende fornecer aos seus estudantes conceitos teóricos fundamentais dinamicamente conectados ao uso de ferramentas tecnológicas de franca penetração no mercado. Associar rapidamente aspectos teóricos à absorção de habilidades práticas, permitirá ao egresso reunir requisitos importantes, quer para sua ascensão profissional em uma instituição em que já atue, quer para uma inclusão em uma nova carreira.
Os cursos oferecidos podem ser assistidos em qualquer ordem, ainda que sejam oferecidos na sequência ora apresentada. O primeiro, denominado Mundo Oracle: Ferramentas para Modelagens Relacional e Dimensional & Linguagem SQL, é entendido como um pré-requisito que os alunos podem alegar possuir.

• Mundo Oracle: Ferramentas para Modelagens Relacional e Dimensional & Linguagem SQL.
  • Mundo Oracle: Ferramentas para Engenharia de Dados.
  • Mundo Oracle: Ferramentas para Ciência de Dados.
  • Mundo Oracle: Ferramentas para Visualização de Dados.

Bancos de Dados Relacionais, sua modelagem e sua linguagem de acesso, o SQL, são utilizados de forma quase onipresente. É quase absoluta a imagem “represar um dado de forma organizada é retê-lo em uma tabela”. Certos detalhes utilizados em sistemas que são ou fornecem dados analíticos utilizam conjuntos específicos de tabelas os quais incluem aquelas criadas a partir da modelagem dimensional. Os alunos deste programa deverão conhecer profundamente esses assuntos, sendo capazes de criar – e portanto compreender – ambos os modelos, Relacional e Dimensional, assim como devem ter domínio pelo menos básico da linguagem SQL.

• Mundo Oracle: Ferramentas para Engenharia de Dados.

O conjunto de conhecimentos denominado Engenharia de Dados, seus métodos e ferramentas, recebem insumos dos sistemas de informação que usualmente contém dados operacionais da instituição, assim como dados “de mercado”, ou bases informacionais externas, públicas ou licenciadas (como por exemplo as obtidas das redes sociais), fornecendo estruturas de dados apropriados à fase seguinte de sua utilização, representado pela Ciência de Dados.

• Mundo Oracle: Ferramentas para Ciência de Dados.

O conjunto de conhecimentos denominado Ciência de Dados, seus métodos e ferramentas, recebem insumos da Engenharia de Dados e entregam às técnicas de Visualização de Dados seus resultados.

• Mundo Oracle: Ferramentas para Visualização de Dados.

O conjunto de conhecimentos denominado Visualização de Dados, seus métodos e ferramentas, recebem insumos da Engenharia e da Ciência de Dados e entregam aos seus usuários finais seus resultados. Tais usuários normalmente são responsáveis por tomadas de decisão que norteiam os processos institucionais, criando produtos e serviços ou corrigindo tomadas de decisão anteriores.

• Categoria: Extensão

Profissionais com conhecimentos consolidados em áreas afins, como Engenharia, Administração de Empresas e Informática, assim como Estudantes que recém egressos de cursos de graduação similares, desejem uma alternativa de especialização, tanto visando um caminho de entrada para o mercado de trabalho, quanto o entendimento dessa potencial área de Pesquisa Científica. Todos aqueles interessados na concepção, desenvolvimento e gestão das Ferramentas para a Indústria 4.0.

• Duração: 1 semestre carga horária de acordo com o módulo escolhido
  • Local: Campus Consolação - Marquês de Paranaguá
  • INSCREVA-SE

Prof. Esp. Amilton Pimenta

Graduado em Administração de Empresas pela Universidade São Judas Tadeu (1991), pós-graduado em Engenharia de Software (1998) e Gestão de Projetos (2009). Especializado em bancos de dados, business intelligence e big data, atuou nas áreas de treinamento, consultoria, desenvolvimento de software em diversas empresas de pequeno, médio e grande porte. Atualmente é Data Engineer no DataLab Serasa Experian, atuando com processamento distribuído nas áreas de Machine Learning e Deep Learning.