Educação Continuada

Problemáticas Contemporâneas: Atendimento Clínico na Abordagem Fenomenológica Existencial

Aprimoramento

AVISO

Neste período de quarentena, os cursos de especialização, MBA e extensão da PUC-SP estão sendo realizados remotamente com o uso de recursos digitais. Leia Mais

Trata-se de uma modalidade de aprimoramento voltada para profissionais da área da Psicologia e Medicina, onde se visa o exercício da compreensão e da intervenção fenomenológica existencial diante do sofrimento humano, apresentado pelas pessoas triadas pelos serviços da clínica – PUCSP. Destacamos ainda que as proposições terapêuticas fundamentadas na abordagem fenomenológica existencial, tem realizado contribuições importantes para as pessoas atendidas nesse clínica-institucional, abrindo possibilidades de atuação do psicólogo para além da atividade autônoma-liberal.

O aprimoramento tem como objetivo possibilitar a compreensão e a intervenção por meio da ‘fenomenologia hermenêutica’, método apresentado por M. Heidegger em Ser e tempo (1927) e os desdobramentos que tiveram na psiquiatria e na psicologia com Ludwig Binswanger, Medard Boss e outros autores representativos dessa abordagem clínica. Tal método realiza-se como possiblidade de desvelamento do sentido do sofrimento humano: sintomas; mundo onírico, escolhas/decisões, sendo que a relação T-P será devidamente enfatizada na gestação de vínculos de confiança, acolhimento, entendimento. Essa prática compreensiva/interventiva procurará aprimorar os recursos metodológicos da abordagem na arte do encontro na relação terapeuta-paciente, na psicoterapia, bem como nas intervenções breves e na orientação psicológica.

Diferenciais do curso

Este curso se diferencia por permitir integração entre prática clínica e vivência dos serviços prestados pela Clínica Psicológica “Ana Maria Poppovic”. Permite desenvolver habilidades e competências para a compreensão e intervenção clínico/institucional a partir da abordagem fenomenológica existencial, utilizando-se da ‘fenomenologia hermenêutica’. Conjuga à prática, a realização de uma monografia final do curso ampliando a correlação entre a prática e a produção do conhecimento clínico-acadêmico.

• Categoria: Aprimoramento

O aprimoramento se destina especialmente aos Psicólogos e Psiquiatras interessados em aprofundar sua prática à luz da abordagem Fenomenologia – Existencial.

• Local: Clínica Psicológica "Ana Maria Poppovic"
  • INSCREVA-SE

Prof. Dr. João Pedro Benzaquen Perosa

Professor das disciplinas de Fenomenologia e Bases Epistemológicas no curso de Psicologia da PUC-SP desde 2007, João Pedro Benzaquen Perosa Possui graduação em Psicologia, mestrado e doutorado em Psicologia da Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Atua como Psicoterapeuta desde 2001 e como supervisor desde 2005 utilizando a abordagem Daseinsnalítica para clínica psicológica.

Especialização, Curso Novo
Extensão, Curso Novo