Educação Continuada

Problemáticas Contemporâneas: Atendimento Clínico na Abordagem Fenomenológica Existencial

Aprimoramento
530 horas

Apresentação

AVISO

Neste período de quarentena, os cursos de especialização, MBA e extensão da PUC-SP estão sendo realizados remotamente com o uso de recursos digitais. Leia Mais

Trata-se de uma modalidade de aprimoramento voltada para profissionais da área da Psicologia e Medicina, onde se visa o exercício da compreensão e da intervenção fenomenológica existencial diante do sofrimento humano, apresentado pelas pessoas triadas pelos serviços da clínica – PUCSP. Destacamos ainda que as proposições terapêuticas fundamentadas na abordagem fenomenológica existencial, tem realizado contribuições importantes para as pessoas atendidas nesse clínica-institucional, abrindo possibilidades de atuação do psicólogo para além da atividade autônoma-liberal.


Objetivos

O aprimoramento tem como objetivo possibilitar a compreensão e a intervenção por meio da ‘fenomenologia hermenêutica’, método apresentado por M. Heidegger em Ser e tempo (1927) e os desdobramentos que tiveram na psiquiatria e na psicologia com Ludwig Binswanger, Medard Boss e outros autores representativos dessa abordagem clínica. Tal método realiza-se como possiblidade de desvelamento do sentido do sofrimento humano: sintomas; mundo onírico, escolhas/decisões, sendo que a relação T-P será devidamente enfatizada na gestação de vínculos de confiança, acolhimento, entendimento. Essa prática compreensiva/interventiva procurará aprimorar os recursos metodológicos da abordagem na arte do encontro na relação terapeuta-paciente, na psicoterapia, bem como nas intervenções breves e na orientação psicológica.

 

Diferenciais do curso


Este curso se diferencia por permitir integração entre prática clínica e vivência dos serviços prestados pela Clínica Psicológica “Ana Maria Poppovic”. Permite desenvolver habilidades e competências para a compreensão e intervenção clínico/institucional a partir da abordagem fenomenológica existencial, utilizando-se da ‘fenomenologia hermenêutica’. Conjuga à prática, a realização de uma monografia final do curso ampliando a correlação entre a prática e a produção do conhecimento clínico-acadêmico.

 

Sobre o Curso
  • Categoria: Aprimoramento
  • Público-alvo:

    O aprimoramento se destina especialmente aos Psicólogos e Psiquiatras interessados em aprofundar sua prática à luz da abordagem Fenomenologia – Existencial.

  • Duração: 530 horas
  • Local: Clínica Psicológica "Ana Maria Poppovic"
  • INSCREVA-SE
Professor em Destaque

Prof. Dr. João Pedro Benzaquen Perosa

Professor das disciplinas de Fenomenologia e Bases Epistemológicas no curso de Psicologia da PUC-SP desde 2007, João Pedro Benzaquen Perosa Possui graduação em Psicologia, mestrado e doutorado em Psicologia da Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Atua como Psicoterapeuta desde 2001 e como supervisor desde 2005 utilizando a abordagem Daseinsnalítica para clínica psicológica.

Cursos relacionados com inscrições abertas

Extensão, Curso Online
Extensão, Curso Online, Curso Novo
Extensão, Curso Online, Curso Novo
Especialização, Curso Novo
Extensão, Curso Novo
Extensão, Curso Online, Curso Novo
Extensão, Curso Novo
Especialização, Curso Novo, EAD
Extensão, Curso Online, Curso Novo
Especialização
Especialização, EAD
Aprimoramento
Especialização, EAD
Especialização, EAD
Especialização
Especialização, EAD
Especialização, EAD
Especialização, EAD
Especialização
Especialização
Especialização, EAD
Extensão, Curso Online
Menu
Educação
Continuada
J.PUC-SP
Sou PUC