A cultura celular é caracterizada por permitir a manutenção de células vivas em laboratório independente do organismo que as originou, sendo que a utilização dessa técnica possibilita uma melhor compreensão de diversos mecanismos moleculares e importantes avanços científicos. Um novo método vem ganhando destaque nas pesquisas científicas e métodos alternativos: a cultura de células em 3D. A cultura de células em 3D deriva-se inicialmente da cultura de células em monocamada (2D). Entretanto, o diferencial da cultura 3D é permitir que as células explorem as 3 dimensões do espaço, aumentando, assim, as interações entre o ambiente e as células. Além do cultivo celular em 3D por meio de esferoides, também utilizamos a bioimpressão de tecidos como ferramenta tecnológica para estudos tridimensionais de modelos biológicos.
Hoje em dia, o processo de bioimpressão 3D pode ser adaptado para produzir tecidos em uma variedade de formatos e complexidades estruturais, além de obter propriedades físicas, químicas, biomecânicas e biológicas, visando a criação de biomodelos que mimetizem tecidos próximos dos reais. A interdisciplinaridade presente nessa área tem o potencial de desenvolver uma série de habilidades, e muitas dessas, são necessárias para um próspero e emergente mercado de trabalho. O conhecimento interdisciplinar traz uma diversidade significativa ao conhecimento científico, e geralmente insere criatividade e inovação na forma como o problema é identificado. Indubitavelmente, tecnologias exponenciais, como a impressão 3D, e consequentemente a bioimpressão, serão protagonistas da revolução 4.0 na indústria e na saúde, sendo imprescindível a capacitação de novos profissionais.

Novas tecnologias como a bioimpressão abrem espaço para modelos de ensino disruptivos, que possibilitam uma aprendizagem mais aberta, imersiva, integrativa e colaborativa, além de potencializar o impacto desta tecnologia no desenvolvimento de novos mercados de trabalhos. As disciplinas e habilidades necessárias no cultivo 3D e bioimpressão de tecidos podem e devem estar presente em diversos nichos educacionais, capacitando alunos e profissionais a atuarem em setores tecnológicos de grande potencial na saúde 4.0.

• Categoria: Extensão, Curso Novo

Alunos, professores, pesquisadores, universitários e profissionais interessados na concepção, desenvolvimento, gestão e avaliação de projetos de bioimpressão de tecidos e órgãos.

• Local: Campus Consolação - Unidade COGEAE
  • INSCREVA-SE

Prof. Dra. Janaina de Andréa Dernowsek

Pesquisadora colaboradora do Centro de Tecnologia da Informação Renato Archer e USP, além de trabalhar como CEO na startup BioEdTech, focada na capacitação e no desenvolvimento em bioimpressão de tecidos. Tem experiência de 5 anos em projetos de bioengenharia e bioimpressão de tecidos e 8 anos em projetos e ensino de genética, biologia celular e molecular, atuando nos setores público e privado, em instituições de médio e pequeno porte. Graduada em Ciências Biológicas pela UNESP (2006) e com diversas atividades extracurriculares sempre busquei agregar novos conhecimentos, aprimorar habilidades técnicas e de relacionamento interpessoal. Possuo Mestrado e Doutorado pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (USP). Durante a minha pós graduação e pós-doc fui premiada em congressos com o melhor trabalho (2008, 2014, 2017 e 2018). Iniciei uma segunda graduação em Engenharia de Controle e Automação buscando interdisciplinaridade para atuar com mais afinco na área de bioimpressão de tecidos. Concluiu o pós-doutoramento no Centro de Tecnologia da Informação Renato Acher na área de Biofabricação e Bioimpressão 3D de tecidos e órgãos. Desenvolvedora do website, blog, e mídias digitais relacionados à biofabricação de tecidos desde 2016 - http://www.biofabricacao.com - Fundadora da BioEdTech - centro de capacitação e desenvolvimento em bioimpressão - Cofundadora da startup Bio.Inn.

Extensão, Curso Novo
Extensão, Curso Online, Curso Novo