Educação Continuada

Apresentação

O Brasil tem sido alvo de atenção de muitos estrangeiros, seja por estar entre um dos países emergentes nas áreas político-econômica e tecnológica, seja pela sua produção artístico-cultural e participação esportiva/desportiva. Nesse contexto, São Paulo, como a maior metrópole do país, devido a sua infra-estrutura industrial, comercial, acadêmica, financeira, artística, etc. tem atraído muitos estrangeiros para aqui atuarem de formas diversificadas, como profissionais liberais ou não, estagiários e/ou intercambistas. Esses estrangeiros, por conseguinte, têm necessidade de aprender o português brasileiro.

Sabe-se que há duas posições para a aquisição de uma língua-alvo: a primeira acredita que o estrangeiro adquire a língua-alvo por imersão e, a segunda, por ensino formal. O curso proposto defende o ensino formal do português brasileiro e busca atender, extensionalmente, falantes estrangeiros que precisam aprender o português brasileiro para se “desestrangeirizarem”, no que se refere, por exemplo, à pronúncia, a explicitação de implícitos culturais, de modo a favorecer sua interaçao em situaçoes comunicativas do cotidiano. São oferecids três níveis, a saber: nível básico, nível intermediário e nível avançado. Todos os níveis são ministrados com enfoque interculturalista, ou seja, propicia que o aluno aprenda a língua portuguesa com uma nova cultura, de forma a tomar consciência da cultura implícita no uso efetivo de sua língua materna, a fim de ter bom desempenho para aquisição e o desenvolvimento do falar/ouvir e escrever/ler.


Objetivos

Básico: capacitar o aluno a utilizar o português brasileiro para interagir, com fluência mínima, em situações comunicativas; ser capaz de apresentar-se, cumprimentar, despedir-se, agradecer; pedir informações, situar-se no espaço; fazer compras, pedidos em restaurante; situar-se no tempo.
Intermediário: capacitar o aluno a utilizar o português brasileiro para interagir, com fluência e consistência nas seguintes funções comunicativas: relatar fatos no presente e passado; expressar-se de acordo com a norma urbana culta paulista, em nível de registro formal distenso.
Avançado: capacitar o aluno a utilizar o português brasileiro para interagir, com ótima fluência e consistência nas seguintes funções comunicativas: manter e progredir uma conversação com brasileiro nativo; emitir opinião e justificá-la por argumentos; ter conhecimentos sobre música, teatro e cinema brasileiros, e de literatura brasileira; ter conhecimentos de História, Geografia e Cultura brasileiras.

Sobre o Curso
  • Categoria: Extensão
  • Público-alvo:

    O curso é oferecido a estrangeiros em geral, de diferentes origens, com interesses diversificados, nos níveis básico, intermediário e avançado.

  • Duração: 60 horas o nível
  • Local: Campus Perdizes - Cogeae
  • INSCREVA-SEna lista de interesse
Professor em Destaque

Profa. Dra. Regina Célia Pagliuchi da Silveira

licenciada em Letras Neo-Latinas pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras "Sedes Sapientiae" da PUC/SP (1963), bacharelado em Letras Neo-Latinas pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras "Sedes Sapientiae" - PUC/SP (1962), mestre em Lingüística pela Universidade de São Paulo (1970) e doutora em Letras pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1974). Atualmente é professor titular do Departamento de Português da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Membro docente do Programa de Estudos Pós-Graduados em Língua Portuguesa da PUC/SP desde 1974, orientando dissertações de Mestrado e teses de Doutorado e Pós-doutorado. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Língua Portuguesa, publicando principalmente sobre fonética e fonologia, implícitos culturais, discurso-sociedade-cognição, análise crítica do discurso, memória social, língua portuguesa e português brasileiro para falantes de outras línguas. (Texto informado pelo autor)

Saiba Mais
Professor em Destaque

Profa. Dra. Aparecida Regina Sellan

Possui graduação em Letras pela Universidade Braz Cubas (1985), mestrado em Língua Portuguesa pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1995) e doutorado em Língua Portuguesa pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2001). Pós-Doutoramento realizado na Universidade Federal Fluminense, na área do ensino de português língua estrangeira - PBLE. Atualmente é vice-coordenadora do curso de LETRAS- Português, da PUC-SP. Foi viice-coordenadora do curso secretario executivo da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. É coordenadora da disciplina Redação e Linguagem Jurídica (PUC/SP) e coordenadora pedagógica do Curso de Extensão Português Brasileiro: lingua e cultura - IP-PUCSP/COGEAE. É vice-líder do grupo de pesquisa NUPPLE - Núcleo de Pesquisa Português Língua Estrangeira do Instituto de Pesquisas (PUC/SP) e professora Assistente-Doutor da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Língua Portuguesa, atuando principalmente nos seguintes temas: texto narrativo (leitura, ficção, intriga); ensino de língua portuguesa para estrangeiros com enfoque interculturalista; fonética e fonologia, morfologia e sintaxe; linguística, produção textual, análise do discurso; discurso literário e jurídico. (Texto informado pelo autor)

Saiba Mais

Cursos relacionados com inscrições abertas

Menu
Educação
Continuada
J.PUC-SP
Sou PUC