Educação Continuada

O Brasil tem sido alvo de atenção de muitos estrangeiros, seja por estar entre um dos países emergentes nas áreas político-econômica e tecnológica, seja pela sua produção artístico-cultural e participação esportiva/desportiva. Nesse contexto, São Paulo, como a maior metrópole do país, devido a sua infra-estrutura industrial, comercial, acadêmica, financeira, artística, etc. tem atraído muitos estrangeiros para aqui atuarem de formas diversificadas, como profissionais liberais ou não, estagiários e/ou intercambistas. Esses estrangeiros, por conseguinte, têm necessidade de aprender o português brasileiro.

Sabe-se que há duas posições para a aquisição de uma língua-alvo: a primeira acredita que o estrangeiro adquire a língua-alvo por imersão e, a segunda, por ensino formal. O curso proposto defende o ensino formal do português brasileiro e busca atender, extensionalmente, falantes estrangeiros que precisam aprender o português brasileiro para se “desestrangeirizarem”, no que se refere, por exemplo, à pronúncia, a explicitação de implícitos culturais, de modo a favorecer sua interaçao em situaçoes comunicativas do cotidiano. São oferecids três níveis, a saber: nível básico, nível intermediário e nível avançado. Todos os níveis são ministrados com enfoque interculturalista, ou seja, propicia que o aluno aprenda a língua portuguesa com uma nova cultura, de forma a tomar consciência da cultura implícita no uso efetivo de sua língua materna, a fim de ter bom desempenho para aquisição e o desenvolvimento do falar/ouvir e escrever/ler.

Básico: capacitar o aluno a utilizar o português brasileiro para interagir, com fluência mínima, em situações comunicativas; ser capaz de apresentar-se, cumprimentar, despedir-se, agradecer; pedir informações, situar-se no espaço; fazer compras, pedidos em restaurante; situar-se no tempo.
Intermediário: capacitar o aluno a utilizar o português brasileiro para interagir, com fluência e consistência nas seguintes funções comunicativas: relatar fatos no presente e passado; expressar-se de acordo com a norma urbana culta paulista, em nível de registro formal distenso.
Avançado: capacitar o aluno a utilizar o português brasileiro para interagir, com ótima fluência e consistência nas seguintes funções comunicativas: manter e progredir uma conversação com brasileiro nativo; emitir opinião e justificá-la por argumentos; ter conhecimentos sobre música, teatro e cinema brasileiros, e de literatura brasileira; ter conhecimentos de História, Geografia e Cultura brasileiras.

• Categoria: Extensão

O curso é oferecido a estrangeiros em geral, de diferentes origens, com interesses diversificados, nos níveis básico, intermediário e avançado.

• Duração: 60 horas o nível
  • Local: Campus Perdizes - Cogeae
  • INSCREVA-SEna lista de interesse

Profa. Dra. Regina Célia Pagliuchi da Silveira