AVISO

Neste período de quarentena, os cursos de especialização, MBA e extensão da PUC-SP estão sendo realizados remotamente com o uso de recursos digitais. Leia Mais

O contemporâneo é um tempo de difícil compreensão, parte pela proximidade do observador, parte pelas inúmeras crises ou cisões que o compõem: Estado vs Religião, Igreja Católica vs Igrejas Protestantes, tradição vs autonomia do indivíduo, fé vs razão, ciência vs moral etc. Mesmo com estas cisões que marcam a sociedade contemporânea, a religião, contradizendo muitos iluministas, ainda continua a ter um espaço relevante na odisseia humana sobre a Terra. Diante disso, caberia levantar uma questão: por que ainda estudar religião no mundo contemporâneo, se o mundo está desencantado, como preconizou Weber, e se Deus está morto, como afirmou Nietzsche? O curso é uma tentativa de dar uma resposta a esta intrincada questão que ainda é fruto de muita controvérsia.

logo LABô

1. Avaliar a relevância do tema da Religião no contemporâneo.

2. Entender o modo como as mais variadas áreas do saber se relacionam com o tema Religião.

Prof. Dr. Andrei Venturini Martins

ANDREI VENTURINI MARTINS é doutor em Filosofia (2011) pela PUC-SP. Atualmente é professor no Instituto Federal de São Paulo (IFSP), palestrante na Casa do Saber e pesquisador do Laboratório de Política, Comportamento e Mídia (Fundasp- PUC/SP – LABÔ), onde coordena o Núcleo de Estudos Agostinianos. É autor do comentário e tradução da obra Discurso da Reforma do Homem Interior, de Cornelius Jansenius (Ed. Filocalia, 2016) e dos seguintes livros: Do Reino Nefasto do Amor Próprio: a origem do mal em Blaise Pascal (Filocalia, 2018); A verdade é insuportável: ensaios sobre a hipocrisia (Filocalia, 2019); Joaquim Nabuco: um abolicionista liberal do Brasil (Ed. Filocalia - prelo).

Email: dreivm@hotmail.com
Instagram: @andreiventurinimartins