Educação Continuada

Políticas públicas, produção do cuidado e processos de subjetivação

AVISO

Neste período de quarentena, os cursos de especialização, MBA e extensão da PUC-SP estão sendo realizados remotamente com o uso de recursos digitais. Leia Mais

O campo das políticas públicas pode ser definido como campo de negociação e pactuação dos modos de cuidar do bem coletivo. As políticas públicas respondem, assim, às necessidades de ampliar os direitos da população por meio da construção de vínculos e conexões sociais em favor da reapropriação da vida.

Neste curso, desenvolveremos uma análise crítica das Políticas Públicas no Brasil, com foco nas políticas de saúde mental. Colocando em diálogo interesses, concepções, perspectivas e culturas institucionais variadas, o curso irá promover a reflexão crítica sobre as relações entre clínica e política, produção de saúde, produção de subjetividade e direitos humanos.

Diferenciais do Curso

O curso é dinâmico e utiliza metodologias de ensino que permitem a permanente articulação entre teoria e prática. Serão apresentados e discutidos modelos de gestão e de cuidado em bases territoriais definidas, sempre pensados a partir da escuta das necessidades dos indivíduos e grupos sociais envolvidos. Trata-se de uma formação que amplia as possibilidades do aluno, em sua atividade profissional, transitar entre o plano clínico e o plano institucional.

• Conhecer os diferentes Sistemas de Proteção Social, em suas relações com o enfrentamento das desigualdades e com a promoção dos direitos humanos;
  • Desenvolver uma análise crítica das Políticas Públicas no Brasil, em suas relações com a promoção de direitos, expansão da cidadania e combate à exclusão;
  • Fornecer subsídios para reflexão crítica sobre clínica e política, produção de saúde, produção de subjetividade e direitos humanos.
  • Categoria: Extensão, Curso Online

Estudantes de graduação ou profissionais de diversas áreas (Saúde, Assistência Social, Educação, Cultura, Segurança Pública, dentre outras) que atuam com políticas públicas, bem como estudiosos e demais interessados nesta temática.

• Duração: 30h
  • Local: Online
  • INSCREVA-SE

Profa. Dra. Vera Mendes

Doutora em Psicologia Clínica e Mestre em Distúrbios da Comunicação pela PUC-SP. Professora Assistente Doutora da Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde da PUC-SP, e coordenadora do PET Saúde-Interprofissionalidade, também da PUC-SP. Pesquisadora no campo da saúde coletiva e políticas públicas; supervisora institucional e membro do Grupo de Pesquisa do CNPq “Distúrbios de Linguagem, corpo e psiquismo” e do LInC - Laboratório de Inteligência Coletiva. Realiza consultoria para setor público e privado e foi Coordenadora da Saúde da Pessoa com Deficiência do Departamento de Ações Estratégicas em Saúde/Secretaria de Atenção à Saúde/Ministério da Saúde, onde participou da formulação e da implementação da Política Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência – Viver Sem Limites (2011 a 2016). Entre outras publicações, é autora do livro “Uma Clínica no Coletivo: experimentações no Programa de Saúde da Família (Ed. Hucitec) e organizadora e autora do livro “Diálogo (bio)político: sobre alguns desafios da construção da Rede de Cuidados à Saúde da Pessoa com Deficiência”.

Extensão, Curso Novo
Extensão, Curso Novo