Apresentação

AVISO

Neste período de quarentena, os cursos de especialização, MBA e extensão da PUC-SP estão sendo realizados remotamente com o uso de recursos digitais. Leia Mais

O curso examina sob o ponto de vista crítico a persuasão implícita e sua ocorrência em publicidades multimodais que circulam pela mídia, tendo como foco a relação entre metonímia e metáfora. A persuasão tende a ser altamente implícita, evitando a linguagem avaliativa associada ao significado interpessoal, dependendo, assim, de noções como o frame, e a intertextualidade, que permitem ao endereçado inferir o conteúdo oculto da mensagem. Esse é o fenômeno que caracteriza a metonímia, um tropo que, sendo indicial, informa somente parte da realidade, e depende do receptor para a complementação da informação a partir das escolhas lexicogramaticais feitas pelo autor. Nesse contexto, tem sido aceito que as metáforas conceituais podem ser casos especiais da interação conceitual com a metonímia, a qual propicia a contiguidade entre o texto e o frame do leitor. Em um mundo em que o centro de gravidade de preocupações linguísticas se move para as preocupações da semiótica; em um mundo em que a informação persuasiva pode ser comunicada via textos de diminuta extensão como memes e charges, muitas disciplinas que se interessam em questionar o novo conceito de “texto” e de “significado”, poderiam tirar proveito do conteúdo do curso. A pesquisa tem o apoio da Gramática Visual Sociossemiótica e da Linguística Sistêmico-Funcional, bem como de teorias que tratam da persuasão e da implicitude.


Objetivos

O objetivo do curso é questionar os recursos e princípios necessários para a produção de coesão e coerência em textos baseados na composição modular e que são multimodais em caráter – e o que deles resulta em termos de coerência tanto social quanto semiótico.

Sobre o Curso
  • Categoria: Extensão, Curso Online
  • Público-alvo:

    Estudantes, professores ou pessoa interessada nos estudos linguísticos.

  • Duração: 30 horas
  • Local: Online
  • INSCREVA-SEna lista de interesse
Professor em Destaque

Dra. Sumiko Nishitani Ikeda

A dra. Sumiko Nishitani Ikeda possui graduação em Letras Anglo-Germânicas pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUCSP) (1961), mestrado em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1977) e doutorado em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1986). Atualmente é professora titular no curso de pós graduação em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem (LAEL) da PUCSP. De 1992 a 1998, exerceu, na qualidade de professora titular, magistério e pesquisa na Osaka University of Foreign Studies, Kyoto University of Foreign Studies e na Kakuritsu Kokugo Kenkyujoo de Tokyo. Tem experiência na área de Linguística, com ênfase na interface Discurso e Gramática, atuando na linha de pesquisa Linguagem, Trabalho e Educação, principalmente nos seguintes temas: Linguística Crítica – Cognitivismo – Avaliatividade (Appraisal) - Português para Estrangeiros - sob o enfoque em especial da Linguística Sistêmico-Funcional.

Cursos relacionados com inscrições abertas

Especialização, Curso Novo
Extensão, Curso Novo
Especialização, Curso Novo
Extensão, Curso Novo
Extensão, Curso Novo
Extensão, Curso Novo
Extensão, Curso Novo
Extensão, Curso Online
Especialização, Curso Novo
Extensão, Curso Novo
Extensão, Curso Online, Curso Novo
Especialização
Especialização
Especialização
Especialização
Especialização
Especialização
Especialização
Extensão, Curso Online
Menu
Educação
Continuada
J.PUC-SP
Sou PUC