AVISO

Neste período de quarentena, os cursos de especialização, MBA e extensão da PUC-SP estão sendo realizados remotamente com o uso de recursos digitais. Leia Mais

O curso examina sob o ponto de vista crítico a persuasão implícita e sua ocorrência em publicidades multimodais que circulam pela mídia, tendo como foco a relação entre metonímia e metáfora. A persuasão tende a ser altamente implícita, evitando a linguagem avaliativa associada ao significado interpessoal, dependendo, assim, de noções como o frame, e a intertextualidade, que permitem ao endereçado inferir o conteúdo oculto da mensagem. Esse é o fenômeno que caracteriza a metonímia, um tropo que, sendo indicial, informa somente parte da realidade, e depende do receptor para a complementação da informação a partir das escolhas lexicogramaticais feitas pelo autor. Nesse contexto, tem sido aceito que as metáforas conceituais podem ser casos especiais da interação conceitual com a metonímia, a qual propicia a contiguidade entre o texto e o frame do leitor. Em um mundo em que o centro de gravidade de preocupações linguísticas se move para as preocupações da semiótica; em um mundo em que a informação persuasiva pode ser comunicada via textos de diminuta extensão como memes e charges, muitas disciplinas que se interessam em questionar o novo conceito de “texto” e de “significado”, poderiam tirar proveito do conteúdo do curso. A pesquisa tem o apoio da Gramática Visual Sociossemiótica e da Linguística Sistêmico-Funcional, bem como de teorias que tratam da persuasão e da implicitude.

O objetivo do curso é questionar os recursos e princípios necessários para a produção de coesão e coerência em textos baseados na composição modular e que são multimodais em caráter – e o que deles resulta em termos de coerência tanto social quanto semiótico.

• Categoria: Extensão, Curso Online

Estudantes, professores ou pessoa interessada nos estudos linguísticos.

• Local: Online
  • INSCREVA-SEna lista de interesse

Dra. Sumiko Nishitani Ikeda

A dra. Sumiko Nishitani Ikeda possui graduação em Letras Anglo-Germânicas pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUCSP) (1961), mestrado em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1977) e doutorado em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1986). Atualmente é professora titular no curso de pós graduação em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem (LAEL) da PUCSP. De 1992 a 1998, exerceu, na qualidade de professora titular, magistério e pesquisa na Osaka University of Foreign Studies, Kyoto University of Foreign Studies e na Kakuritsu Kokugo Kenkyujoo de Tokyo. Tem experiência na área de Linguística, com ênfase na interface Discurso e Gramática, atuando na linha de pesquisa Linguagem, Trabalho e Educação, principalmente nos seguintes temas: Linguística Crítica – Cognitivismo – Avaliatividade (Appraisal) - Português para Estrangeiros - sob o enfoque em especial da Linguística Sistêmico-Funcional.

Extensão, Curso Online, Curso Novo