Educação Continuada

O avanço da tecnologia e o crescente volume de dados deu origem aos sistemas gerenciadores de banco de dados (SGBD). Junto com estes, foram criados processos de gestão e processamento visando a melhoria contínua do desempenho e qualidade no que se refere ao armazenamento e disponibilidade de dados. Um destes processos é o ETL (Extract, Transform and load). Neste processo temos a aquisição de dados, o ajustes para torná-los legíveis pelo sistema e o processo de carga para os bancos de dados ou outros repositórios.

Em geral, o ETL é um processo que demanda muito tempo para executar em termos de arquitetura, desenvolvimento, operação do processo e medidas de desempenho. Estudos apontam que este processo pode ocupar até 80% do total de tempo disponível em projetos de dados.  Buscando diminuir o tempo de ETL e tornar o analista livre das operações repetitivas, surgiram ferramentas como o Pentaho PDI, que possui processos de integração de dados, ferramentas para as transformações de dados, carga de dados e execução de Jobs. Com o Pentaho PDI podemos automatizar todo o processo ETL, liberando o analista para novas tarefas de análise, agregando valor e confiança ao fluxo dados e posterior etapa de análise.

Capacitar os participantes para atuação com o Pentaho PDI, gerando trabalhos típicos da engenharia de dados, Big Data e análise de dados.

• Categoria: Extensão

Professores, pesquisadores, universitários e profissionais interessados no desenvolvimento de projetos relacionados à ciência de dados e Big Data.

• Local: Campus Consolação - Marquês de Paranaguá, Vila Mariana
  • INSCREVA-SE

Prof. Esp. Leonardo Cunha dos Santos

Mestrando em Sistemas de informação pela USP, dedica-se principalmente à pesquisa sobre Inteligência Artificial e Machine Learning. Concluiu MBA em Marketing na Business School São Paulo e graduou-se em Matemática pela PUC-SP. Integrou um projeto de iniciação científica sobre Simetria na área de Física Teórica e fez parte do corpo docente do projeto FOCO, uma parceria entre Unesco e PUC-SP. Também realizou trabalho voluntário como professor e coordenador de cursos pré-vestibulares nas áreas de Física e Matemática. Além das atividades acadêmicas, atuou também em empresas multinacionais como Equifax, Laureate e Nextel. Nelas desenvolveu projetos relacionados a produtos de crédito, planejamento estratégico e análise da concorrência, bancos de dados, estatística, desenvolvimento de software, Big Data, entre outros.

Extensão, Curso Novo
Aprimoramento