Educação Continuada

Apresentação

O avanço da tecnologia e o crescente volume de dados deu origem aos sistemas gerenciadores de banco de dados (SGBD). Junto com estes, foram criados processos de gestão e processamento visando a melhoria contínua do desempenho e qualidade no que se refere ao armazenamento e disponibilidade de dados. Um destes processos é o ETL (Extract, Transform and load). Neste processo temos a aquisição de dados, o ajustes para torná-los legíveis pelo sistema e o processo de carga para os bancos de dados ou outros repositórios.

Em geral, o ETL é um processo que demanda muito tempo para executar em termos de arquitetura, desenvolvimento, operação do processo e medidas de desempenho. Estudos apontam que este processo pode ocupar até 80% do total de tempo disponível em projetos de dados.  Buscando diminuir o tempo de ETL e tornar o analista livre das operações repetitivas, surgiram ferramentas como o Pentaho PDI, que possui processos de integração de dados, ferramentas para as transformações de dados, carga de dados e execução de Jobs. Com o Pentaho PDI podemos automatizar todo o processo ETL, liberando o analista para novas tarefas de análise, agregando valor e confiança ao fluxo dados e posterior etapa de análise.


Objetivos

Capacitar os participantes para atuação com o Pentaho PDI, gerando trabalhos típicos da engenharia de dados, Big Data e análise de dados.

Sobre o Curso
  • Categoria: Extensão
  • Público-alvo:

    Professores, pesquisadores, universitários e profissionais interessados no desenvolvimento de projetos relacionados à ciência de dados e Big Data.

  • Duração: 15 horas
  • Local: Campus Consolação - Marquês de Paranaguá, Vila Mariana
  • INSCREVA-SE
Professor em Destaque

Prof. Esp. Leonardo Cunha dos Santos

Mestrando em Sistemas de informação pela USP, dedica-se principalmente à pesquisa sobre Inteligência Artificial e Machine Learning. Concluiu MBA em Marketing na Business School São Paulo e graduou-se em Matemática pela PUC-SP. Integrou um projeto de iniciação científica sobre Simetria na área de Física Teórica e fez parte do corpo docente do projeto FOCO, uma parceria entre Unesco e PUC-SP. Também realizou trabalho voluntário como professor e coordenador de cursos pré-vestibulares nas áreas de Física e Matemática. Além das atividades acadêmicas, atuou também em empresas multinacionais como Equifax, Laureate e Nextel. Nelas desenvolveu projetos relacionados a produtos de crédito, planejamento estratégico e análise da concorrência, bancos de dados, estatística, desenvolvimento de software, Big Data, entre outros.

Cursos relacionados com inscrições abertas

Extensão, Curso Online
Especialização
Extensão, Curso Novo
Especialização
Aprimoramento
Aprimoramento
Especialização
Extensão, Curso Online
Especialização
Especialização
Especialização
Especialização
Especialização
Extensão, Curso Online
Menu
Educação
Continuada
J.PUC-SP
Sou PUC