Apresentação

AVISO

Neste período de quarentena, os cursos de especialização, MBA e extensão da PUC-SP estão sendo realizados remotamente com o uso de recursos digitais. Leia Mais

A questão do Patrimônio Cultural é cada vez mais relevante para se pensar a construção da cidadania, pois por meio do conhecimento das práticas, fazeres e bens culturais de uma sociedade, que podemos melhor conhecê-la e propor soluções. Em virtude disso, nas últimas décadas, o profissional especializado em tal área está cada vez requisitado no mercado, situação não acompanhada pela oferta de mão de obra que contenha tal conhecimento especializado. Em virtude desse panorama é que buscamos propor o curso de extensão: “Patrimônio Cultural: gestão, políticas públicas e memória


Objetivos

Apresentar discussões epistemológicas inovadoras acerca do Patrimônio Cultural, práticas culturais, lugares da memória, gestão e políticas públicas. Preparar o profissional que trabalha ou quer trabalhar na área a partir de tais premissas para, assim, ter uma maior inserção no mercado. Discutir conceitos como patrimônio documental, material, imaterial, ambiental, arqueológico e memória a partir de novas perspectivas.  Desenvolver nos alunos a consciência crítica a respeito da preservação, divulgação e ensino do Patrimônio Cultural como caminho para a construção da cidadania. Apresentar aos alunos as experiências de políticas públicas e gestão de preservação do Patrimônio Cultural ao longo da história e como estão sendo utilizadas na prática.

Sobre o Curso
  • Categoria: Extensão
  • Público-alvo:

    Pesquisadores, Professores e Estudantes de Graduação e pós-graduação nas áreas de História, Jornalismo, Artes, Geografia, Ciências Sociais, Economia, Serviço Social, Relações Internacionais, Professores do Ensino Médio, Profissionais da área da Gestão Cultural e Público em geral interessado na área.

  • Duração: 40 horas
  • Local: Campus Monte Alegre - Educação Continuada
  • INSCREVA-SEna lista de interesse
Professor em Destaque

Alberto Luiz Schneider

é professor do Departamento de História da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP), onde atua na graduação e no Programa de Pós-Graduação em História. Também é professor do Mestrado Profissional em Práticas Docentes no Ensino Fundamental da Universidade Metropolitana de Santos (UNIMES). Realizou pós-doutorado no Departamento de História da USP (2011-2012) e na King's College London (2008). Foi Visiting Associate Professor no Departamento de Estudos Luso-Brasileiros da Tokyo University of Foreign Studies (2004-2007). É Doutor em História pela UNICAMP (2005), com Mestrado em História Social pela PUC-SP (2000) e possui graduação em História pela UFPR (1997). Áreas de atuação: História do Brasil, história intelectual e historiografia, com ênfase em História do Brasil do século XIX e do período colonial. É autor de livros como "Capítulos de História Intelectual: racismos, identidades e alteridades na reflexão sobre o Brasil" (Alameda, 2019) e "Silvio Romero hermeneuta do Brasil" (Annablume, 2005), além de vários artigos no Brasil e no exterior.

Cursos relacionados com inscrições abertas

Extensão, Curso Novo
Extensão, Curso de Férias, Curso Online, Curso Novo
Extensão, Curso de Férias, Remoto
Extensão, Curso de Férias, Remoto
Extensão, Curso de Férias, Remoto
Extensão, Curso de Férias, Curso Novo, Remoto
Especialização, Curso Novo
Extensão, Curso Novo
Extensão, Curso Novo
Extensão, Curso Novo
Extensão, Curso Novo
Especialização, Curso Novo
Extensão, Curso Novo
Especialização
Especialização
Especialização
Especialização
Especialização
Especialização
Especialização
Extensão, Curso Online
Menu
Educação
Continuada
J.PUC-SP
Sou PUC