AVISO

Neste período de quarentena, os cursos de especialização, MBA e extensão da PUC-SP estão sendo realizados remotamente com o uso de recursos digitais. Leia Mais

A questão do Patrimônio Cultural é cada vez mais relevante para se pensar a construção da cidadania, pois por meio do conhecimento das práticas, fazeres e bens culturais de uma sociedade, que podemos melhor conhecê-la e propor soluções. Em virtude disso, nas últimas décadas, o profissional especializado em tal área está cada vez requisitado no mercado, situação não acompanhada pela oferta de mão de obra que contenha tal conhecimento especializado. Em virtude desse panorama é que buscamos propor o curso de extensão: “Patrimônio Cultural: gestão, políticas públicas e memória

Apresentar discussões epistemológicas inovadoras acerca do Patrimônio Cultural, práticas culturais, lugares da memória, gestão e políticas públicas. Preparar o profissional que trabalha ou quer trabalhar na área a partir de tais premissas para, assim, ter uma maior inserção no mercado. Discutir conceitos como patrimônio documental, material, imaterial, ambiental, arqueológico e memória a partir de novas perspectivas.  Desenvolver nos alunos a consciência crítica a respeito da preservação, divulgação e ensino do Patrimônio Cultural como caminho para a construção da cidadania. Apresentar aos alunos as experiências de políticas públicas e gestão de preservação do Patrimônio Cultural ao longo da história e como estão sendo utilizadas na prática.

• Categoria: Extensão

Pesquisadores, Professores e Estudantes de Graduação e pós-graduação nas áreas de História, Jornalismo, Artes, Geografia, Ciências Sociais, Economia, Serviço Social, Relações Internacionais, Professores do Ensino Médio, Profissionais da área da Gestão Cultural e Público em geral interessado na área.

• Local: Campus Monte Alegre - Educação Continuada
  • INSCREVA-SEna lista de interesse

Alberto Luiz Schneider

é professor do Departamento de História da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP), onde atua na graduação e no Programa de Pós-Graduação em História. Também é professor do Mestrado Profissional em Práticas Docentes no Ensino Fundamental da Universidade Metropolitana de Santos (UNIMES). Realizou pós-doutorado no Departamento de História da USP (2011-2012) e na King's College London (2008). Foi Visiting Associate Professor no Departamento de Estudos Luso-Brasileiros da Tokyo University of Foreign Studies (2004-2007). É Doutor em História pela UNICAMP (2005), com Mestrado em História Social pela PUC-SP (2000) e possui graduação em História pela UFPR (1997). Áreas de atuação: História do Brasil, história intelectual e historiografia, com ênfase em História do Brasil do século XIX e do período colonial. É autor de livros como "Capítulos de História Intelectual: racismos, identidades e alteridades na reflexão sobre o Brasil" (Alameda, 2019) e "Silvio Romero hermeneuta do Brasil" (Annablume, 2005), além de vários artigos no Brasil e no exterior.

Extensão, Curso de Férias, Curso Online, Curso Novo
Extensão, Curso de Férias, Remoto