A questão do Patrimônio Cultural é cada vez mais relevante para se pensar a construção da cidadania, pois por meio do conhecimento das práticas, fazeres e bens culturais de uma sociedade, que podemos melhor conhecê-la e propor soluções. Em virtude disso, nas últimas décadas, o profissional especializado em tal área está cada vez requisitado no mercado, situação não acompanhada pela oferta de mão de obra que contenha tal conhecimento especializado. Em virtude desse panorama é que buscamos propor o curso de extensão: “Patrimônio Cultural: gestão, políticas públicas e memória

Apresentar discussões epistemológicas inovadoras acerca do Patrimônio Cultural, práticas culturais, lugares da memória, gestão e políticas públicas. Preparar o profissional que trabalha ou quer trabalhar na área a partir de tais premissas para, assim, ter uma maior inserção no mercado. Discutir conceitos como patrimônio documental, material, imaterial, ambiental, arqueológico e memória a partir de novas perspectivas.  Desenvolver nos alunos a consciência crítica a respeito da preservação, divulgação e ensino do Patrimônio Cultural como caminho para a construção da cidadania. Apresentar aos alunos as experiências de políticas públicas e gestão de preservação do Patrimônio Cultural ao longo da história e como estão sendo utilizadas na prática.

• Categoria: Extensão

Pesquisadores, Professores e Estudantes de Graduação e pós-graduação nas áreas de História, Jornalismo, Artes, Geografia, Ciências Sociais, Economia, Serviço Social, Relações Internacionais, Professores do Ensino Médio, Profissionais da área da Gestão Cultural e Público em geral interessado na área.

• Local: Campus Perdizes - Cogeae
  • INSCREVA-SE

Prof. Dr. Carlos Gustavo Nóbrega de Jesus

Professor do Departamento de História da PUC-SP, Superintendente da Fundação Pró-Memória, Doutor em História Cultural pela UNESP-ASSIS, Pós-Doutor em Patrimônio e Arte pela UNICAMP-IFCH, Professor Colaborador na área de Patrimônio Cultural do Departamento de História da UNICAMP-IFCH, Coordenador do Projeto de Extensão “Escola do Patrimônio” do Departamento de História da UNICAMP-IFCH e Fundação Pró-Memória.