Educação Continuada

AVISO

Neste período de quarentena, os cursos de especialização, MBA e extensão da PUC-SP estão sendo realizados remotamente com o uso de recursos digitais. Leia Mais

Cidades inteligentes são aglomerações urbanas que, por meio da tecnologia, colhem dados ambientais e sociais para melhorar a eficiência do emprego de recursos, promovendo o desenvolvimento sustentável e aperfeiçoando a qualidade de vida dos seus cidadãos.
Sistemas de gestão para esse fim devem apoiar processos de planejamento, fortalecer comunidades e apresentar recursos de compartilhamento de benefícios mútuos, subsidiando a implementação de acordos e objetivos compartilhados, sem eximir cada um de suas responsabilidades. Para que isso seja possível, é necessário que a população esteja envolvida por meio de participação e engajamento com agentes receptores de informação situados na ponta, i.e., no ambiente cotidiano, sejam eles humanos ou máquinas. Essa rede de captação de informação, denominada participartory sensor network (PSN), faz parte do que se chama computação ubíqua, paradigma tecnológico em que elementos cotidianos são dotados de capacidade de captação e provimento de comunicação a serviços de processamento de sistemas de gestão e provisão a usuários.
Diferentes modalidades de engajamento e participação – involuntária voluntária e agenciada, voluntária ou involuntária – tanto individual como coletiva travam constante diálogo com uma pletora de contextos sociais, políticos e organizacionais. No presente curso investigaremos modelos conceituais e aplicações práticas subjacentes aos temas abordados.

O presente curso tem como objetivo introduzir os alunos ao debate crítico das cidades inteligentes com linguagem clara e acessível, e exemplos práticos de aplicação. Espera-se que ao fim dessa jornada, o aluno esteja atualizado acerca de modelos conceituais e aplicações práticas subjacentes a esse debate.

• Categoria: Extensão, Curso Novo

Estudantes universitários (quarto ano em diante), profissionais, das mais diversas áreas do conhecimento e gestores e profissionais interessados em adquirir, reforçar e ou aprimorar os conhecimentos desenvolvimento local e urbano contemporâneo.

• Local: Campus Consolação - Unidade Educação Continuada
  • INSCREVA-SE

Prof. Me. André Leirner

Arquiteto formado pela USP (1996), tem mestrado em projeto pela Architectural Association de Londres (1999 - distinção) e em Administração Pública e Governo pela Fundação Getúlio Vargas de São Paulo (2006).

Extensão, Curso de Férias, Curso Online, Curso Novo
Extensão, Curso de Férias, Remoto