Apresentação

AVISO

Neste período de quarentena, os cursos de especialização, MBA e extensão da PUC-SP estão sendo realizados remotamente com o uso de recursos digitais. Leia Mais

O curso tem o objetivo de apresentar as quatro ontologias (estruturas de mundos) e axiologias (sistemas de valores) que orientam o pensamento crítico da modernidade: as ontologias da carência, as ontologias da potência, as ontologias relacionais e as ontologias disruptivas. Baseia-se em uma vertente do pensamento contemporâneo chamada ontologias comparadas. 

Inspirada no filósofo Peter Sloterdijk, a passagem da carência à potência seria um arco que descreve a passagem do pensamento crítico do século XIX ao pensamento crítico  do século XX. Em meados do século XX, a universalização do capitalismo representa a falência do pensamento crítico. Essa falência global da crítica tem um nome: cinismo. 

As outras duas ontologias-axiologias, relacionais e disruptivas, são uma criação minha ara este curso e para esta reflexão. As ontologias relacionais, o pensamento sistêmico e as teorias da complexidade surgem como uma alternativa ao beco sem saída do cinismo. Entretanto, o século XXI representa um novo desafio: as ontologias disruptivas. Os processos disruptivos decorrem das novas tecnologias da informação. 

Os processos disruptivos se baseiam em uma incapacidade de fundar valores comuns (axiologias). Sem valores comuns, o sapiens não consegue sobrevier. Sem um fundamento valorativo contra ou a favor dos quais os humanos possam se posicionar, o pensamento crítico não pode existir.
 


Objetivos

O movimento do curso seria então dividido em quatro pontos cardeais: 1. A passagem das criticologias-ideologias representacionais às ontologias da potência e à crise da representação. 2. A passagem do eclipse do pensamento crítico à ascensão de um “cinismo universal difuso” (Sloterdijk). 3. A superação do cinismo e da afasia da crítica por meio das teorias complexas-sistêmicas. 4. Um novo abalo das teorias sistêmicas-complexas promovido pelas novas tecnologias, em direção às criptologias-criptofanias dos algoritmos e à dissolução do humano

Sobre o Curso
  • Categoria: Extensão
  • Público-alvo:

    Todos os interessados no tema.

  • Duração: 10h
  • Local: Online
  • INSCREVA-SE
Professor em Destaque

Prof. Dr. Rodrigo Petronio

Rodrigo Petronio nasceu em 1975, em São Paulo. Escritor e filósofo, atua na fronteira entre literatura, comunicação, narratividade e filosofia. Autor, organizador e editor de diversas obras. Professor Titular da Faculdade de Comunicação da Fundação Armando Álvares Penteado [FAAP | 2011-]. Pesquisador associado do Programa de Pós-Graduação em Tecnologias da Inteligência e Design Digital [TIDD|PUC-SP | 2017-]. Sob a supervisão de Lucia Santaella desenvolveu uma pesquisa de pós-doutorado sobre a obra de Alfred North Whitehead e as ontologias e cosmologias contemporâneas [2018-2020].

Saiba Mais

Cursos relacionados com inscrições abertas

Extensão, Curso Novo
Extensão, Curso de Férias, Curso Online, Curso Novo
Extensão, Curso de Férias, Remoto
Extensão, Curso de Férias, Remoto
Especialização, Curso Novo
Extensão, Curso Novo
Extensão, Curso Novo
Extensão, Curso Novo
Extensão, Curso Novo
Extensão, Curso Online
Especialização, Curso Novo
Extensão, Curso Novo
Especialização
Aprimoramento
Especialização
Especialização
Especialização
Especialização
Especialização
Especialização
Extensão, Curso Online
Menu
Educação
Continuada
J.PUC-SP
Sou PUC