A proposta do aprimoramento é instrumentalizar a prática clínica através de ateliê terapêutico como uma forma de intervenção em contextos de atenção à saúde.

A arte e a Psicologia, juntas, propõem novas possibilidades de abarcar, compreender e configurar o complexo universo das manifestações e relações e comunicação humanas: de um lado, a transformação que o processo de criação, reflexão e produção em arte acarreta no ser humano ao dar configurações visíveis às questões existenciais, conflitos emocionais, traumas, uma vez que o conflito pode se expressar em diferentes linguagens artísticas autônomas (desenho, escultura, pintura, gravura, performance, música, teatro, dança, etc.); facilitando sua conscientização e resolução.

Ampliar o campo de trabalho dos alunos para clínica. O objetivo é fornecer bases teóricas para a compreensão e procedimentos da Psicologia em interface com a Arte e os processos criativos.  O aprimoramento tem por objetivo capacitar os alunos a compreender a expressão simbólica dos pacientes, e trabalhar com a arte no sentido da amplificação da consciência na Clínica.  A arte pode ser usada como um dos instrumentos para o autoconhecimento e como intervenção social.

Irene Pereira Gaeta

Graduada em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC/SP (1989), mestre em Gerontologia pela PUC/SP (2003) e doutora em Psicologia (Psicologia Clínica) pela PUC/SP (2009). Professora do curso de Psicologia da Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde da PUC-SP, dando Supervisão de estágios em clinica no núcleo de Psicoterapia segundo o enfoque da Psicologia Analítica integrada às técnicas de Abordagem Corporal. É Analista Junguiana, IJUSP/AJB, membro da International Association for Analytical Psychology (IAAP). Atua na área clinica desde 1990 atendendo adolescentes e adultos.

Extensão, Curso Novo