No Brasil, a língua espanhola tem sido fomentada desde a última década dos anos 90 por razões comerciais e, sobretudo, educacionais, posto que se considera a relevância do ensino e aprendizagem do idioma na formação cidadã, no desenvolvimento de pesquisas e na compreensão do mundo em seus aspectos sociais, comerciais, trabalhistas, culturais e artísticos. Além disso, a crescente internacionalização das instituições de nível superior e de educação básica, que incrementam cada vez mais seus mecanismos de intercâmbios e de valorização da dupla diplomação, tem motivado cada vez mais a aprendizagem do espanhol.

Nessa perspectiva, a PUC-SP oferece as Oficinas de Conversação em Língua Espanhola, um espaço de prática oral ao público em geral que tenha algum conhecimento do idioma e que deseje aprofundar ou aperfeiçoar sua competência comunicativa para o trabalho, para a participação em eventos nacionais ou internacionais, para intercâmbios culturais ou acadêmicos ou, simplesmente, para o seu próprio desenvolvimento humano e social e interação em diversas mídias com falantes que se comunicam nesse idioma. Visa também conscientizar a todos da necessidade de se aprender bem o idioma para que possam ser reconhecidos como falantes proficientes, posto que o espanhol é uma língua bem diferente da língua portuguesa e requer prática constante para que, como qualquer outro idioma, não haja mescla das duas línguas no momento de sua realização oral. O curso será oferecido em um único nível e, sob a perspectiva social, cultural e histórica da língua, se desenvolverá mediante oficinas em que as temáticas serão escolhidas de acordo com as necessidades, realidade e vivência dos alunos nele inseridos. O aluno poderá praticar o idioma através de discussões, seminários, entrevistas, apresentações orais e/ou debates. Essa abordagem permite que o aluno imerja no idioma de forma natural e espontânea e com o prazer da participação em diferentes situações do cotidiano e contextos de uso da língua. Além disso, permite que as oficinas estejam em constante atualização de acordo com o interesse do grupo. Desta forma, o aluno poderá matricular-se sempre que quiser ou tiver disponibilidade, pois a cada semestre o curso se renova em suas temáticas e na prática efetiva do uso da língua.

Capacitar o aluno a comunicar-se oralmente em variadas situações do cotidiano que favoreçam a descrição, a narração, a troca de informações, a comparação, a associação, a avaliação e a expressão de sentimentos, opiniões e conhecimento acerca de si e do outro no mundo, de modo a torná-lo competente como falante do idioma espanhol em diferentes situações e contextos da língua, assim como favorecer a prática constante e a comunicação fluente em língua espanhola e a reflexão sobre os desafios e questões das sociedades contemporâneas.

• Categoria: Extensão

A oferta deste curso se baseia na possibilidade de se oferecer um espaço de prática oral aos que têm algum conhecimento do espanhol (ainda que não seja um conhecimento formal), especialmente aos alunos de ensino médio, graduação e pós-graduação que intencionam realizar intercâmbios estudantis ou de pesquisa; bem como a graduandos, pós-graduandos e profissionais em geral que queiram desenvolver sua competência comunicativa para participação em eventos nacionais ou internacionais ou que necessitam da competência oral para o trabalho.

• Local: Campus Perdizes - Cogeae
  • INSCREVA-SEna lista de interesse