Este curso visa instrumentalizar estudantes e pesquisadores para o reconhecimento e prevenção da ocorrência de plágio intencional e acidental em relatórios de pesquisa, ao mesmo tempo em que capacita para o desenvolvimento da escrita científica e a criação de objetos de aprendizagem virtual.

Para alcançar este objetivo, serão abordados temas relacionados à taxonomia do plágio, como: níveis de ocorrência, categorias de envolvimento, tipologia de manifestação, recursos de detecção, procedimentos de prevenção, aplicação de sanções e penalidades e medidas de educação. Em relação à escrita científica, serão apresentadas as diretrizes e exigências para a elaboração de um relatório científicos, os recursos tecnológicos disponíveis e os padrões de normalização.

A culminância do curso será por meio de atividades teóricas e práticas para possibilitar que os alunos estejam aptos a produzirem relatórios de pesquisa pautados pela integridade científica e de acordo com as exigências da normalização científica mundial, bem como, apresentem como produto da aprendizagem um objeto de aprendizagem virtual que permita a divulgação das informações e conhecimentos relacionados ao plágio e à escrita científica.

Portanto, o curso aborda aspectos científicos e técnicos, especialmente os recursos tecnológicos que otimizam o processo da escrita científica, assim como contextualiza a abordagem que vem sendo dada ao plágio acadêmico nas principais instituições de ensino mundiais. O embasamento teórico conceitual do curso consiste na bibliografia nacional e internacional consolidada e reconhecida no meio acadêmico, bem como resultados de pesquisas recentes relacionadas às temáticas tratadas.

Instrumentalizar os participantes para reconhecerem e atuarem na prevenção do plágio acadêmico por meio do desenvolvimento de objetos de aprendizagem virtuais tendo conhecimento teórico e prático sobre os aspectos relacionados ao plágio e a escrita científica.

• Categoria: Extensão

Estudantes, professores, pesquisadores e profissionais interessados na prevenção do plágio acadêmico e no desenvolvimento da autoria científica.

• Duração: 30 horas - 10 encontros
  • Local: Campus Consolação - Marquês de Paranaguá
  • INSCREVA-SEna lista de interesse

Prof. Dr. Marcelo Krokoscz

Pós-doutorando no Departamento de Ciência da Informação e Cultura da Escola de Comunicação e Artes (USP), doutor e mestre em Educação (USP) possui licenciatura em Filosofia e Pedagogia e bacharelado em Teologia. Autor dos livros "Autoria e Plágio: um guia para estudantes, professores, pesquisadores e editores" (ATLAS, 2012) e "Outras palavras sobre autoria e plágio" (ATLAS, 2015). Criador e editor do website www.plagio.net.br. No meio acadêmico desenvolve pesquisas e apresenta conferências sobre autoria e plágio no processo de redação e publicação científica. No ensino superior é professor de Metodologia Científica na Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (FECAP). Na Educação Básica é diretor do Colégio FECAP, escola de Ensino Médio, Técnico e Bilíngue.