Os indicadores sociais colocam o suicídio como um evento com crescente incidência, em camadas amplas da população. O luto resultante de uma perda por suicídio reúne características que o colocam como fator de risco para luto complicado. O suicídio, por sua vez, pode ser uma direção tomada pelo enlutado diante de uma perda que sobrepasse sua capacidade de enfrentamento ou revele a não existência de rede de apoio. De acordo com o pensamento sistêmico, temos, então, suicídio e luto em uma rede de significados sem que se estabeleça uma relação linear de causa e efeito e sim, que pedem uma compreensão de fatores de risco e de proteção para um e outro. O envelhecimento populacional, o isolamento social, valores contemporâneos associados ao sucesso e prazer, ausência de relações afetivas suportivas, são alguns desses fatores que, em diversas conjugações, expõem o indivíduo a um sofrimento psíquico que vai além de suas possibilidades de enfrentamento. Desta forma, o curso se propõe a apresentar conhecimentos acerta dos temas pivotais de luto e suicídio e suas possibilidades de prevenção e posvenção, no que têm de especifico.

Transmitir conhecimentos sobre comportamento suicida e sobre o luto, em suas raízes e expressões, levando-se em conta o indivíduo, a família e a sociedade; transmitir conhecimentos sobre estratégias de prevenção do comportamento suicida e seu suicídio sentido amplo, dos atos de autoagressão aos atos letais; transmitir conhecimentos sobre luto complicado, seus fatores de risco e de proteção; dar subsídios para a elaboração de ações de prevenção do suicídio e de posvenção em casos de luto complicado por suicídio.

• Categoria: Extensão

É especialmente indicado para profissionais das áreas de saúde e da educação, bem como estudantes de último ano de Psicologia, Medicina, Enfermagem e de outros cursos de graduação nas áreas da saúde e da educação. Outros profissionais das áreas de comunicação, planejamento em saúde, recursos humanos e de forças de segurança interessados em prevenção, posvenção e luto relacionado ao suicídio também poderão ser aceitos.

• Local: Campus Monte Alegre
  • INSCREVA-SE

Prof. Dr. Neury José Botega

Graduação em Medicina (1981), Residência Médica em Psiquiatria (1983) e Doutorado em Saúde Mental (1989) pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Pós-doutorado na Universidade de Londres (1991); Livre-Docência (1996) e Professor Titular (2003) na Unicamp. Livros publicados: A tristeza transforma, a depressão paralisa; Prática Psiquiátrica no Hospital Geral: Interconsulta e Emergência; Saúde Mental no Hospital Geral: Espaço para o Psíquico; Serviços de Saúde Mental no Hospital Geral; Crise suicida: avaliação e manejo; Telefonemas na Crise: Percursos e Desafios na Prevenção do Suicídio; Comportamento Suicida; Membro fundador e atual diretor da Associação Brasileira de Estudos e Prevenção do Suicídio. Lecionou na Unicamp de 1986 a 2019. Atualmente trabalha em consultório e continua a dar cursos e palestras nas áreas especificadas.

Profa. Dra. Maria Helena Pereira Franco

Psicóloga, mestre e doutora em Psicologia Clinica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUCSP. Pós-doutorado na London School of Hygiene and Tropical Medicine (Universidade de Londres) em 1995 e na University College London, na Inglaterra, em 1994. Professora Titular da PUCSP, no Programa de Estudos Pós-graduados em Psicologia Clinica, onde orienta pesquisas de Mestrado e Doutorado. Fundadora (1996) e coordenadora do Laboratório de Estudos e Intervenções sobre o Luto – LELu, da PUCSP. Psicoterapeuta de pessoas, famílias e comunidades enlutadas, na sua pratica clinica particular. Membro desde 1997 da IWG – International Work Group on Death, Dying and Bereavement (Grupo Internacional de Trabalho sobre Morte, Morrer e Luto.  Autora de livros, capítulos e artigos científicos sobre morte e luto, crises e emergências, adoecimento.

Extensão, Curso Novo