Educação Continuada
- Início
- Especialização e MBA
- O Marketing, a…

Apresentação
Neste período de quarentena, os cursos de especialização, MBA e extensão da PUC-SP estão sendo realizados remotamente com o uso de recursos digitais. Leia Mais
Neste período de quarentena, os cursos de
especialização, MBA e extensão da PUC-SP estão
sendo realizados remotamente com o uso de
recursos digitais.
Trata-se do mesmo curso presencial, mas com
atividades remotas síncronas. As aulas, em
tempo real, acontecem nos dias e horários
previstos por meio do uso de plataformas
digitais.
Os cursos foram planejados mantendo o mesmo
padrão de qualidade da PUC-SP. Não são cursos
na modalidade a distância (EAD). O professor
efetivamente ministra a aula, interagindo com
os alunos, o que significa que não são apenas
disponibilizados vídeos de aulas pré-gravadas
e de material padronizado.
Aproveite esse momento para desenvolver novas
competências num mundo em constante
transformação e cada vez mais digital.
A PUC-SP, em parceria com a Microsoft, oferece
todos os benefícios do pacote Office 365
Educacional sem nenhum custo adicional para
sua comunidade. O estudante interage direta e
continuamente com o professor e colegas de
turma.
Amplie seu networking e se prepare para o novo
futuro.
As empresas que consideram as megatendências em seus planejamentos estratégicos, desenvolvem vantagens competitivas em relação aos concorrentes. Avanços tecnológicos, mudanças climáticas, urbanização acelerada, diversidade, direitos humanos, dentre outras, exigem que as empresas ampliem sua atuação, atendendo a um mercado e um consumidor mais consciente e exigente.
Nesse contexto, adotar um propósito ou apoiar uma das causas citadas, torna-se um desafio para empresas que pretendem, de forma estruturada, gerar valor para si e para a sociedade por meio de projetos, campanhas de comunicação, programas de responsabilidade social, etc.
Para essa evolução no posicionamento e na gestão da empresa, o Marketing torna-se essencial para criar, comunicar, oferecer esse valor agregado para consumidores, clientes, parceiros, colaboradores e sociedade.
Esse curso busca integrar a contextualização das empresas em relação as principais tendências, com conceitos e práticas relativas à adoção de propósitos e causas. Como escolher um propósito e uma causa, como integrar à estratégia, quais ações são mais recomendadas e, como medir resultados? Em especial, vamos trazer a Diversidade como causa e propósito em diferentes frentes, analisando oportunidades, riscos e desafios da integração à estratégia empresarial.
Objetivos
- Ser capaz de identificar e avaliar propósitos, causas e geração de valor aos principais stakeholders
- Capacidade de integrar a gestão do propósito e causa à estratégia da empresa com foco em composto de marketing e ações de responsabilidade social.
- Categoria: Extensão
-
Público-alvo:
Estudantes e profissionais de administração, marketing, comunicação e áreas correlatas que trabalhem ou pretendam trabalha com organizações que possuam a responsabilidade social como componente estratégico.
- Duração: 24h
- Local: Vila Mariana
- INSCREVA-SEna lista de interesse

Profa. Ma. Cristine Naum
Executiva, professora e consultora nas áreas de Sustentabilidade, Responsabilidade Social e Diversidade, atuou em grandes empresas como Via Varejo, Grupo LATAM, Grupo Libra e Brasilprev. Possui Mestrado em Comportamento do Consumidor pela ESPM, MBA em Marketing pela ESPM e MBA Executivo em Administração e Negócios pelo IBMEC. Atualmente é Gerente de Sustentabilidade na CCR, além de participar da gestão do Instituto CCR.
Corpo Docente
Se você deseja obter informações sobre algum professor, clique no nome desejado para acessar seu Currículo.
Coordenação
Prof. Dr. Aimãn Ibrahim Mourad
Professores
Prof. Me. Aimãn Ibrahim Mourad
Dados sujeitos a alterações.
Estrutura Didática
Cenários e conceitos: Mega tendências: novas economias, inovação tecnológica, sustentabilidade, ativismo, direitos humanos, comportamento do consumidor e etc
Conceitos: responsabilidade social, stakeholders, propósitos, causas e investimento social. O papel do Marketing na sociedade
Construção da estratégia: missão, visão, valores e a escolha do propósito: Estratégias das empresas e geração de valor: empresas com causa, propósitos e ativistas. Integração com missão, visão, valores, estratégia de responsabilidade social
Composto de Marketing e Branding: Integração de causas e propósitos ao composto de marketing. Branding integrado às causas e propósitos. Escolha do propósito e causas. Desafios.
Comportamento do Consumidor: Segmentos de consumidores e as tendências do consumo
Avaliação de pesquisas de consumo e causas, versus o comportamento do consumidor
Marketing Social e relacionado à Causa: Socialwashing
Marketing Socioambiental: Greenwashing
Marketing e Diversidade: Gênero, etnia, LGBT, PCD, geracional etc
Diversitywashing*
Aprovação
Frequência mínima de 75% nas aulas ministradas e nota igual ou superior a 7.0.
Valores
Desconto
*Desconto não acumulativo.
Valor total do curso:
• Matrículas de 23/02 até 22/03/2021
Matrícula de R$ 655,00 + 1 mensalidade de R$ 655,00 (Abril)
Com o desconto de 20% até o dia 28/02/2021:
Matrícula de R$ 524,00 + 1 mensalidade de R$ 524,00 (Abril)
Turmas e Horários
Início: 04 de março de 2021
Término: 29 de abril de 2021
Horário: Quinta-feira, das 19h30 às 22h30
Inscrições
1. Procedimentos de Matrícula: após o preenchimento de sua inscrição será gerado automaticamente:
- Comprovante de Inscrição;
- Boleto bancário ou a opção por cartão de crédito para pagamento da matrícula.
2. Em caso do responsável financeiro não ser o próprio aluno deverá ser assinado o TERMO DE ADITAMENTO AO CONTRATO DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS EDUCACIONAIS pelo efetivo responsável, cujo documento deverá ser solicitado pelo seguinte e-mail: outrasreceitas@pucsp.br e entregue pessoalmente nesse mesmo setor.
3. Efetivação de matrícula: após o pagamento da primeira parcela do plano sua matrícula será efetivada.
Documentos
- Cópia do CPF, RG e comprovante de residência (com CEP)
- Cópia autenticada do Diploma de Graduação para graduados e cópia autenticada do Histórico Escolar para graduandos
- 1 foto 3x4 recente
Os documentos deverão ser anexados no ato da inscrição. O aluno responsabiliza-se pela absoluta exatidão e veracidade dos documentos anexados no Portal de Inscrições. (Você poderá verificar os documentos pendentes acessando a Central do Candidato)
Observações Especiais
A REALIZAÇÃO DO CURSO ESTÁ SUJEITA A NÚMERO MÍNIMO DE MATRICULADOS.
Caso o curso não se viabilize, você será avisado (a) com antecedência à data prevista para o início das atividades. Somente neste caso, os valores pagos serão devolvidos.
Em caso de dúvidas entre em contato pelo e-mail: inscricaocogeae@pucsp.br
- Categoria: Extensão
-
Público-alvo:
Estudantes e profissionais de administração, marketing, comunicação e áreas correlatas que trabalhem ou pretendam trabalha com organizações que possuam a responsabilidade social como componente estratégico.
- Duração: 24h
- Local: Vila Mariana
- INSCREVA-SEna lista de interesse