Educação Continuada

O mal está entre nós? (LABÔ)

O mal continua a ser um enigma que causa espanto à humanidade. Trata-se de uma sensação de desagregação que subtrai todo o sentido da existência, mergulhando o homem na dúvida. O mal se apresenta nas narrativas religiosas, na fragilidade da razão humana, nas construções políticas e nos distúrbios psíquicos vislumbrados pela psicanálise. Além disso, o mal foi objeto de investigação de pensadores importantes, tais como Santo Agostinho e Blaise Pascal. O curso, além apresentar como esses filósofos conceberam o mal, pretende mostrar como o mal impacta nosso cotidiano.

Diferenciais do Curso

Curso organizado e ministrado por pesquisadores do Labô, com tema absolutamente necessário para entendermos o mundo contemporâneo.

I. Apresentar a importância da reflexão sobre o mal no pensamento ocidental.

II. Refletir sobre as possíveis formas de manifestação do mal: religião, conhecimento, política e psicanálise.

III. Entender como Santo Agostinho e Pascal conceberam o mal em suas respectivas obras.

• Categoria: Extensão, Curso Online

Todos os interessados no tema, sem pré-requisitos.

• Duração: 6h
  • Local: Online
  • INSCREVA-SEna lista de interesse

Prof. Dr. Andrei Venturini Martins

ANDREI VENTURINI MARTINS é doutor em Filosofia (2011) pela PUC-SP. Atualmente é professor no Instituto Federal de São Paulo (IFSP), palestrante na Casa do Saber e pesquisador do Laboratório de Política, Comportamento e Mídia (Fundasp- PUC/SP – LABÔ), onde coordena o Núcleo de Estudos Agostinianos. É autor do comentário e tradução da obra Discurso da Reforma do Homem Interior, de Cornelius Jansenius (Ed. Filocalia, 2016) e dos seguintes livros: Do Reino Nefasto do Amor Próprio: a origem do mal em Blaise Pascal (Filocalia, 2018); A verdade é insuportável: ensaios sobre a hipocrisia (Filocalia, 2019); Joaquim Nabuco: um abolicionista liberal do Brasil (Ed. Filocalia - prelo).

Email: dreivm@hotmail.com
Instagram: @andreiventurinimartins

Prof. Cauê Ribeiro Fogaça

Bacharel em Filosofia pela Faculdade de São Bento de São Paulo (2017) e em Teologia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo/PUC-SP (2021). É pesquisador do Laboratório de Política, Comportamento e Mídia da Fundação São Paulo/PUC-SP – LABÔ. Está entre os organizadores e tradutores da obra Santo Agostinho: o pensador da graça, de Anthony Dupont (É Realizações, prelo). Tem particular interesse na grande área de antropologia filosófica e teológica e seus desdobramentos.

Prof. Dr. Ricardo Mantovani

Possui bacharelado em Filosofia pela Universidade de São Paulo (2009), Licenciatura em Filosofia pela Universidade de São Paulo (2009), Mestrado em Filosofia pela Universidade de São Paulo (2014) e Doutorado em Filosofia pela Universidade de São Paulo (2019). Atualmente é pós-doutorando em Filosofia pelo LABÔ/FUNDASP. É autor de Limites da apologia cristã (São Paulo: Garimpo Acadêmico, 2016) e 10 lições sobre Pascal (Petrópolis: Vozes, 2017), além de capítulos de livros e artigos científicos. Suas pesquisas concentram-se sobre: cristianismo; apologética; ceticismo; filosofia política; século XVII. Atua como docente na graduação e na pós-graduação da Faculdade de Filosofia e Teologia Paulo VI, onde coordena o curso de Pós-graduação em Ética e Filosofia Política, além de ser coordenador do Núcleo de Ateísmo e Apologética e pesquisador do Núcleo de Estudos Agostinianos, ambos da Fundação São Paulo/PUC-SP – LABÔ