Os registros de enfermagem são essenciais para oferecer informações sobre o usuário dos serviços de saúde aos demais membros da equipe multiprofissional. É também ferramenta essencial para avaliação da qualidade dessa assistência e destes serviços. Cerca de 50% das informações inerentes aos cuidados são obtidas por meio dos registros da equipe de enfermagem.

O exame clínico de enfermagem prescinde de atenção especial do profissional a fim de que esta avaliação por escrito, sob a forma de anotações no prontuário do paciente, responda as exigências atuais não devendo ser alvo de equívocos frequentes entre as funções do enfermeiro e dos profissionais médicos. Podem certamente facilitar a visão integral da pessoa com necessidades de atendimento em saúde, bem como ampliar as informações para os demais profissionais que irão atendê-las.

Aplicar os conhecimentos da anatomia e fisiologia para realizar entrevista e exame físico em enfermagem; descrever os aspectos de normalidade e/anormalidades encontradas utilizando-se de terminologia específica; discutir a importância do levantamento de dados para a implementação da sistematização da assistência de enfermagem; realizar registros de enfermagem a partir do exame clinico especifico de forma consistente, cientifica, ética e legal.

• Categoria: Extensão

Enfermeiros e acadêmicos do curso de graduação de enfermagem

• Local: Campus Sorocaba
  • INSCREVA-SEna lista de interesse

Profa. Dra. Leni Boghossiam Lanza

Graduação em Licenciatura Plena em Filosofia pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Sorocaba, graduação em Enfermagem pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, mestrado em Educação (Currículo) e doutorado em Psicologia Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Tem experiência na área de Enfermagem, com ênfase em Fundamentos e História da Enfermagem. Participou da elaboração de projeto e foi tutora do PET-SAÚDE. Atualmente é tutora no curso de graduação de Enfermagem, na área de Atenção Básica em Saúde e, docente no Mestrado Profissional em Educação nas Profissões da Saúde da mesma instituição.