AVISO

Neste período de quarentena, os cursos de especialização, MBA e extensão da PUC-SP estão sendo realizados remotamente com o uso de recursos digitais. Leia Mais

Este curso oferece aos participantes a possibilidade de, servindo-se da psicanálise, interrogarem e serem interrogados sobre a experiência humana tal como ela se apresenta por meio do cinema ou, mais especificamente, por meio de certas obras cinematográficas.

A potência que a sétima arte tem para nos afetar deriva do quanto ela também é afetada e se apropria da história, das tecnologias, dos valores, dos conflitos, dos fatos, dos sonhos, das sensações, dos sentimentos, das realidades e das ilusões que as sociedades produzem incessantemente. Nesse sentido, as histórias que o cinema conta são sempre bivalentes, isto é, criam perspectivas éticas, estéticas e políticas ao mesmo tempo em que explicitam perspectivas (reais e/ou imaginárias) das culturas e das sociedades sobre as quais se voltam. O cinema nos observa, os filmes nos leem a partir de questões e contextos tratados em cada uma das obras cinematográficas, oferecendo caminhos para perceber e pensar os modos pelos quais nos vemos e somos vistos pelo outro.

É justamente a partir da condição de observador e observado que a psicanálise oferece a chave analítica que nos interessa: operadores conceituais e caminhos interpretativos para pensar a nós mesmos (estudantes e professores) em relação às narrativas fílmicas e à questões contemporâneas que afligem as nossas vidas pessoais e coletivas.

A cada 2 aulas, um filme será discutido a partir da(s) temática(s) que ele permite ou convida a explorar. As temáticas contemporâneas a serem trabalhadas neste curso são: o “novo normal” e o imaginário social; entre o eu e o outro: a alteridade; relações de classe e subjetividade; memória e temporalidade; amor e solidão.

A partir daquilo que o cinema dá a ver, este curso de extensão tem como objetivo fazer trabalhar certas narrativas cinematográficas de modo que se tornem, no diálogo com a psicanálise, lugares de inteligibilidade da subjetividade humana na contemporaneidade.

• Categoria: Extensão, Curso Novo

Profissionais de nível superior e estudantes universitários interessados.

• Duração: 30h
  • Local: Online