Apresentação

AVISO

Neste período de quarentena, os cursos de especialização, MBA e extensão da PUC-SP estão sendo realizados remotamente com o uso de recursos digitais. Leia Mais

Este curso oferece aos participantes a possibilidade de, servindo-se da psicanálise, interrogarem e serem interrogados sobre a experiência humana tal como ela se apresenta por meio do cinema ou, mais especificamente, por meio de certas obras cinematográficas.

A potência que a sétima arte tem para nos afetar deriva do quanto ela também é afetada e se apropria da história, das tecnologias, dos valores, dos conflitos, dos fatos, dos sonhos, das sensações, dos sentimentos, das realidades e das ilusões que as sociedades produzem incessantemente. Nesse sentido, as histórias que o cinema conta são sempre bivalentes, isto é, criam perspectivas éticas, estéticas e políticas ao mesmo tempo em que explicitam perspectivas (reais e/ou imaginárias) das culturas e das sociedades sobre as quais se voltam. O cinema nos observa, os filmes nos leem a partir de questões e contextos tratados em cada uma das obras cinematográficas, oferecendo caminhos para perceber e pensar os modos pelos quais nos vemos e somos vistos pelo outro.

É justamente a partir da condição de observador e observado que a psicanálise oferece a chave analítica que nos interessa: operadores conceituais e caminhos interpretativos para pensar a nós mesmos (estudantes e professores) em relação às narrativas fílmicas e à questões contemporâneas que afligem as nossas vidas pessoais e coletivas.

A cada 2 aulas, um filme será discutido a partir da(s) temática(s) que ele permite ou convida a explorar. As temáticas contemporâneas a serem trabalhadas neste curso são: o “novo normal” e o imaginário social; entre o eu e o outro: a alteridade; relações de classe e subjetividade; memória e temporalidade; amor e solidão.


Objetivos

A partir daquilo que o cinema dá a ver, este curso de extensão tem como objetivo fazer trabalhar certas narrativas cinematográficas de modo que se tornem, no diálogo com a psicanálise, lugares de inteligibilidade da subjetividade humana na contemporaneidade.

Sobre o Curso
  • Categoria: Extensão, Curso Novo
  • Público-alvo:

    Profissionais de nível superior e estudantes universitários interessados.

  • Duração: 30h
  • Local: Online
  • INSCREVA-SE

Cursos relacionados com inscrições abertas

Extensão, Curso Online, Curso Novo
Extensão, Curso Novo
Extensão, Curso Online, Curso Novo
Extensão, Curso Novo
Extensão, Curso Online
Especialização, Curso Novo
Especialização
Especialização
Extensão, Curso Online
Menu
Educação
Continuada
J.PUC-SP
Sou PUC