Educação Continuada

A Nova Física do Ensino Médio com o Ferramental da Robótica Educacional e da Computação

Extensão, Curso Online, Curso Novo
20h

Apresentação

Com a expansão da adoção da Robótica Educacional no currículo da Educação Básica, em não raros casos, haverá a necessidade de o professor de Física contribuir para construir modelos capazes de fazer previsões diante de um entrelaçado de fenômenos diferentes e seus ruídos, típicos de se estabelecer uma análise do comportamento de um agente físico concreto no mundo real. Casos estes em que o professor haverá de implementar o emprego de plataformas computacionais adequadas para responder às aspirações de seus alunos.

É importante ressaltar que as atividades orientadas por aprendizagem baseada em projetos e problemas, ao transformar o aluno em protagonista, não relega o professor ao segundo plano, pelo contrário, solicita dele todo o ferramental possível para orientar, com didática, atividades exploratórias frutíferas com os estudantes.

Torna-se inegável avaliar que, nos próximos anos, a robótica e a IA prevalecerão como fatores produtivos de maior significância e que um aluno que toma contato com a Física aos 14 anos, se não for tocado por uma nova proposta, inspirada no seu cotidiano e em outros projetos da escola como a robótica educacional e o aprendizado de programação, ficará defasado como aqueles que, por infelicidade, tiveram suprimida a oportunidade de frequentar uma escola.

Diferenciais do Curso

O curso mostra a natural intersecção da aplicação dos fundamentos de Física e da aplicação da Computação à prática da Robótica Educacional.

Este curso evidencia de maneira única como realizar a integração dos saberes escolares à prática da Robótica Educacional e, de igual maneira, como fazer, através da Robótica Pedagógica e do seu ferramental conceitual, os percursos formativos capazes de beneficiar a aprendizagem significativa dos conceitos de Física.


Objetivos

O curso visa à atualização de professores de maneira a contribuir para a criação de planos pedagógicos com a integração de conteúdos curriculares que sejam capazes de contemplar novos itinerários formativos, sob as condições didáticas das novas metodologias e novas tecnologias, revitalizando a Física como disciplina com a qual o aluno possa aprender a resolver os problemas atuais do mundo real.

 

Sobre o Curso
  • Categoria: Extensão, Curso Online, Curso Novo
  • Público-alvo:

    Professores interessados em conhecer e elaborar projetos de Robótica Educacional para especial benefício da disciplina de Física nas escolas de Educação Básica

  • Duração: 20h
  • Local: Online
  • INSCREVA-SE
Professor em Destaque

Prof. Me. Luís Rogério da Silva

Doutorando em Educação pela Universidade de São Paulo, na área de Formação, Currículo e Práticas Pedagógicas, mestre em Linguística Informática pelo Departamento de Linguística e Semiótica da FFLCH/USP, bacharel e licenciado em Física pelo IFUSP. É especialista em Tecnologias Interativas Aplicadas à Educação pela PUCSP e possui MBA em Gerenciamento de Projetos pela FGV/Universidade de Irvine-California. Possui larga experiência em ensino de computação e robótica na Educação Básica, tendo sido, inclusive, Deputy Leader da delegação brasileira a representar o Brasil na International Olimpiad of Informatics em 2004 e mentor de projetos de robótica para a educação básica ganhadores de prêmios na Robocup. É diretor da Robótica Brasil; fundador e coordenador geral do TJR ? Torneio Juvenil de Robótica, do ITR ? International Tournament of Robots e da RoboLeague ? International League of Robots

Saiba Mais

Cursos relacionados com inscrições abertas

Extensão, Curso Online, Curso Novo
Extensão, Curso Online, Curso Novo
Especialização, Curso Novo
Extensão, Curso Novo
Especialização, Curso Novo
Extensão, Curso Online, Curso Novo
Extensão, Curso Novo
Especialização, Curso Novo
Extensão, Curso Online, Curso Novo
Especialização
Especialização
Especialização
Especialização
Especialização
Extensão, Curso Online
Menu
Educação
Continuada
J.PUC-SP
Sou PUC