Educação Continuada

Narração de Histórias - On-line Síncrono

Extensão, On-line Síncrono

Atualmente, a narração de histórias ganha cada vez mais espaço, pois mesmo com a escrita e o livro, o narrador e os contos de tradição oral inauguram a roda, o pertencimento e o encontro. Numa sociedade marcada pela solidão das telas de celulares e computadores, sentir-se pertencendo a um grupo torna-se imprescindível até para maiores mobilizações coletivas. Além do mais, a narração de histórias encaminha o ouvinte ao livro, pois como narradores contemporâneos, a fonte para encontrar os contos não é mais a geração anterior e sim, os livros compilados por pesquisadores do conto, no mundo todo. A narração de histórias, por isso mesmo, tem sido muito procurada por educadores e estudantes de pedagogia e áreas afins. O conto tradicional, a base com a qual trabalha um narrador de história, também tem uma face terapêutica, pois a linguagem simbólica que permeia essas histórias é a mesma do inconsciente e acaba levando, a um encontro com a psique, ainda que de maneira sutil e poética, transformando-se numa ferramenta de cuidado de si e autoconhecimento, o que atrai o público em geral e de áreas da saúde também, como estudantes de psicologia, fonoaudiologia e afins. Ser iniciado no ofício de narrar, também provoca o contato com a história de vida de cada um, valorizando a memória e humanizando as relações. A potência da narração de histórias para humanizar relações de trabalho parte da força de olhar o outro pela sua história, o que pode modificar as relações.

Fundamentar teoricamente e poeticamente a arte da narração de histórias, no encontro com os contos de diversas tradições do mundo, consolidando ao mesmo tempo, a figura do narrador no tempo e o narrador interno de cada participante, acordado pelo reconhecimento de sua história de vida.
Acompanhar o caminho das histórias de tradição oral pelo mundo e as muitas compilações de contos e as histórias destes pesquisadores, para compor o seu acervo pessoal de histórias.
Construir um repertório de histórias de tradição oral das mais diversas.

Diferenciais do curso

Tornar-se narrador à partir de sua história de vida e do contato artistico e poético com os contos de tradição oral de diversas culturas; mergulhar no conto de tradição oral por meio de um estudo poético e artístico, visando um contato íntimo e profundo consigo mesmo e a performance artística, escutar histórias narradas artisticamente em todas as aulas, ter acesso à uma extensa bibliografia para formar um repertório base de um narrador contemporâneo, dialogar com as tradições do mundo e com a contemporaneidade.

• Categoria: Extensão, On-line Síncrono

Profissionais da Educação - docentes das diferentes áreas e gestores -, e áreas afins, como Psicologia, Fonoaudiologia, Serviço Social, Filosofia, entre outras, em formação ou graduados.

• Duração: 30h
  • Local: On-line Síncrono
  • INSCREVA-SEna lista de interesse

Elaine Dauzcuk

Professora Elaine Dauzcuk., narradora de histórias desde 2010. Pesquisou, sob orientação da professora Doutora Nancy Casagrande, a motivação pela leitura por meio da narração de histórias. Integrou o Programa de Educação Tutorial - PET, do curso de Pedagogia da PUC-SP, sob a orientação da professora Doutora Maria Ângela Barbato Carneiro, ministrando oficinas para educadores da rede pública. Ministrou a oficina "Os contos como passaporte para o imaginário" no Encontro Internacional Íbero-Americano de Educação da Unesp de Araraquara. Apresentou-se artisticamente com a intervenção "Jogam-se Histórias: Escolha uma carta e eu te conto uma história de amor" no Sesc Santo Amaro, Vila Itororó e Festival de Inverno de Ouro Preto.

Extensão, Curso Novo, Presencial
Extensão, On-line Síncrono