Educação Continuada

Narração de Histórias - On-line Síncrono

Extensão, On-line Síncrono

Atualmente, a narração de histórias ganha cada vez mais espaço, pois mesmo com a escrita e o livro, o narrador e os contos de tradição oral inauguram a roda, o pertencimento e o encontro. Numa sociedade marcada pela solidão das telas de celulares e computadores, sentir-se pertencendo a um grupo torna-se imprescindível até para maiores mobilizações coletivas. Além do mais, a narração de histórias encaminha o ouvinte ao livro, pois como narradores contemporâneos, a fonte para encontrar os contos não é mais a geração anterior e sim, os livros compilados por pesquisadores do conto, no mundo todo. A narração de histórias, por isso mesmo, tem sido muito procurada por educadores e estudantes de pedagogia e áreas afins. O conto tradicional, a base com a qual trabalha um narrador de história, também tem uma face terapêutica, pois a linguagem simbólica que permeia essas histórias é a mesma do inconsciente e acaba levando, a um encontro com a psique, ainda que de maneira sutil e poética, transformando-se numa ferramenta de cuidado de si e autoconhecimento, o que atrai o público em geral e de áreas da saúde também, como estudantes de psicologia, fonoaudiologia e afins. Ser iniciado no ofício de narrar, também provoca o contato com a história de vida de cada um, valorizando a memória e humanizando as relações. A potência da narração de histórias para humanizar relações de trabalho parte da força de olhar o outro pela sua história, o que pode modificar as relações.

Fundamentar teoricamente e poeticamente a arte da narração de histórias, no encontro com os contos de diversas tradições do mundo, consolidando ao mesmo tempo, a figura do narrador no tempo e o narrador interno de cada participante, acordado pelo reconhecimento de sua história de vida.
Acompanhar o caminho das histórias de tradição oral pelo mundo e as muitas compilações de contos e as histórias destes pesquisadores, para compor o seu acervo pessoal de histórias.
Construir um repertório de histórias de tradição oral das mais diversas.

Diferenciais do curso

O ofício de narrar histórias acompanha a humanidade desde o aparecimento da linguagem. Culturas e povos foram guardados e mantidos por meio dessa arte, praticada e ensinada, de geração em geração, pelos narradores de histórias, em todos as partes do mundo. Foi por meio dessa arte que tantas histórias, mitos, contos, lendas nos chegaram pelo registro de pesquisadores, que conseguiram encontrar narradores em todas as culturas, ainda atuantes, e, representando verdadeiras bibliotecas vivas, de suas culturas ancestrais.

• Categoria: Extensão, On-line Síncrono

Profissionais da Educação - docentes das diferentes áreas e gestores -, e áreas afins, como Psicologia, Fonoaudiologia, Serviço Social, Filosofia, entre outras, em formação ou graduados.

• Duração: 30h
  • Local: On-line Síncrono
  • INSCREVA-SE

Elaine Dauzcuk

Professora Elaine Dauzcuk., narradora de histórias desde 2010. Pesquisou, sob orientação da professora Doutora Nancy Casagrande, a motivação pela leitura por meio da narração de histórias. Integrou o Programa de Educação Tutorial - PET, do curso de Pedagogia da PUC-SP, sob a orientação da professora e pesquisadora do brincar, Doutora Maria Ângela Barbato Carneiro, de 2012 a 2014, ministrando oficinas para educadores da rede pública. Foi professora orientadora do curso “Histórias que contam Histórias” promovido pela Associação Arte Despertar em parceria com o Proac, em espaços culturais e públicos, da cidade de São Paulo, como, Casa das Rosas, Instituto Tomie Otake, Biblioteca Mário de Andrade, Biblioteca São Paulo, de 2016 a 2022.

Extensão, On-line Síncrono, Curso Novo
Especialização, On-line Síncrono, Curso Novo