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Museu e memória no ambiente digital
Apresentação
O curso Museu e memória no ambiente digital acompanha o movimento de expansão da cultura digital e das necessidades das instituições culturais e de memória instituírem-se na rede, ampliando suas possibilidades de diálogo com diferentes tipos de público e potencializando a circulação das informações sobre seus acervos.
O curso nasce da necessidade de suprir uma das demandas atuais do mercado de trabalho nas instituições de memória, instituições culturais e museus: a formação de profissionais aptos a gerenciar a informação sobre os acervos digitais dessas instituições objetivando construir a presença das instituições culturais e de memória na Internet.
O curso propõe o exercício interdisciplinar entre instituições de memória, narrativas sociais e cultura digital e propõe o estudo e o desenvolvimento das possibilidades práticas de existência institucional, dialógica, educativa e cultural na rede. O curso versa sobre formas de coleta e tratamento da informação sobre os acervos das instituições culturais e de memória, organização e gerenciamento de acervos digitais, interação e diálogo dessas instituições com os diversos tipos de públicos, práticas de musealização de acervos digitais e preservação da memória, criação de ambientes digitais, construção de narrativas contemporâneas sobre o patrimônio material e imaterial, institucionalizado e comunitário, e o conhecimento sobre os direitos autorais do uso de imagem.
Objetivos
- Conhecer conceitos e práticas da cultura digital;
- Apropriar-se das relações entre patrimônio, memória, arte e vida;
- Aprender a criar um ambiente digital na Plataforma Tainacan;
- Trabalhar tendências contemporâneas de musealização em ambientes digitais;
- Exercitar processos de digitalização da memória e da cultura;
- Conhecer práticas contemporâneas da cultura digital em instituições de memória e museus;
- Conhecer estratégias de difusão, conservação, compartilhamento e de interação educacional a partir dos acervos digitais;
- Produzir conteúdos e ações digitais que favoreçam a interação entre os museus e a sociedade e a efetivação da missão social dessas instituições.
Diferenciais do curso:
O curso desenvolve:
- Capacidade criativa para propor soluções digitais no que diz respeito à gestão dos processos de preservação da memória e compartilhamento de acervos, estratégias de mediação cultural e educativa não presenciais e ações comunicativas digitais entre museu e público;
- Capacidade para o uso de ferramentas de mapeamento, gestão, normalização e comunicação de acervos digitais culturais;
- Conhecimento das relações entre instituições de memória, museu e comunidade;
- Domínio dos processos de planejamento, gestão e organização de práticas da cultura digital em museus e instituições culturais.
- Digitalização de acervos; Museus e coleções na Internet; Plataforma Tainacan; Patrimônio material e imaterial; narrativas sociais e classificação de objetos e imagens.
- Categoria: Extensão, On-line Síncrono, Curso Novo
-
Público-alvo:
Pesquisadores, professores e graduados e pós-graduados nas áreas de Educação, História, Jornalismo, Museologia, Artes, Geografia, Ciências Sociais, Economia, Administração, Serviço Social, Relações Internacionais, professores do Ensino Médio, profissionais da área de patrimônio, cultura, instituições de memória, museus, gestão e produção cultural e público graduado em geral interessado na área e no tema.
- Duração: 20h
- Local: Online
- INSCREVA-SEna lista de interesse

Profa. Dra. Luciana Conrado Martins
Coordenadora de pesquisa do Projeto Tainacan junto ao Laboratório de Inteligência de Redes (FCI) da Universidade de Brasília. Doutora e mestre em Educação pela Universidade de São Paulo. Master em Museologia pela Universidad de Valladolid, Espanha. Especialista em Museologia pelo CEMMAE – USP. Professora no curso de Especialização em Museologia, Cultura e Educação na PUC-SP e no Programa de Pós-Graduação em Artes, Patrimônio e Museologia na Universidade Federal do Piauí. Coordenadora da seção brasileira do Comitê de Educação e Ação Cultural do ICOM (CECA-BR).
Saiba Mais
Prof. Dra. Luciana Pasqualucci
Luciana Pasqualucci é pesquisadora de Pós-Doutorado no Departamento de Museologia da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologia (ULHT), Portugal, Lisboa, com investigação na área de reformas educacionais e culturais pautadas nas relações entre universidade, museu e comunidade. É Doutora e mestre em Educação, na área de Currículo, pela PUC-SP. Professora e coordenadora do curso de Especialização em Museologia, Cultura e Educação da mesma instituição. Pesquisadora associada à Cátedra UNESCO Educação, Cidadania e Diversidade Cultural (ULHT). Coordenadora do Grupo de Estudos Sociomuseologia, Interculturalidade, Universidade (UNESCO/ULHT). Membro e cofundadora do projeto PUC MUSEUS - PUC-SP. Membra do The International Council of Museum (ICOM) / Committee for Education and Cultural Action (CECA). Possui experiência em gestão museológica, atuando principalmente nos seguintes temas: desenvolvimento de projetos, estruturação de parcerias com órgãos públicos e privados, gestão orçamentária e coordenação de equipe. Desenvolve pesquisas sobre Currículo, Narrativas Patrimoniais e Espaços de Poder; Relações entre Universidade e Museu/Educação e Cultura e Formação Cultural. Possui, ainda, experiência em análise educacional e editorial, projetos pautados em metodologias ativas e gestão de parcerias interinstitucionais
Corpo Docente
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Coordenação
Profa. Dra. Luciana Pasqualucci
Professores
Profa. Dra. Luciana Conrado Martins
Dados sujeitos a alterações.
Estrutura Didática
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Conceitos básicos sobre tecnologia da informação e Internet
-
Ecologia da informação livre: o acesso aos acervos digitais culturais na internet
-
Arte, patrimônio e construção de narrativas no ambiente digital
-
Repositórios digitais e os princípios básicos de documentação (montar planilha de catalogação)
-
Organização de itens no ambiente digital
-
Organização de acervos digitais: criação de coleções
-
Organização de acervos digitais: criação de taxonomias
-
Construindo narrativas sobre os acervos digitais I
-
Construindo narrativas sobre os acervos digitais II
-
Apresentação das narrativas digitais
Aprovação
Frequência mínima de 75% nas aulas ministradas e nota igual ou superior a 7.0.
Inscrições
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Procedimentos de Matrícula: após o preenchimento de sua inscrição será gerado automaticamente:
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Comprovante de Inscrição;
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Boleto bancário ou a opção por cartão de crédito para pagamento da matrícula.
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Em caso do responsável financeiro não ser o próprio aluno deverá ser assinado o TERMO DE ADITAMENTO AO CONTRATO DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS EDUCACIONAIS pelo efetivo responsável, cujo documento deverá ser solicitado pelo seguinte e-mail: outrasreceitas@fundasp.org.br
e entregue pessoalmente nesse mesmo setor. -
Efetivação de matrícula: após o pagamento da primeira parcela do plano sua matrícula será efetivada.
Documentos
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Cópia do CPF, RG e comprovante de residência (com CEP)
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Cópia autenticada do Diploma de Graduação para graduados e cópia autenticada do Histórico Escolar para graduandos
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1 foto 3x4 recente
Os documentos deverão ser anexados no ato da inscrição. O aluno responsabiliza-se pela absoluta exatidão e veracidade dos documentos anexados no Portal de Inscrições. (Você poderá verificar os documentos pendentes acessando a Central do Candidato). Regras para entrega de Diplomas de outros países: Os diplomas de Graduação obtidos no exterior, obrigatoriamente, serão aceitos somente após revalidação/reconhecimento no Brasil, seguindo a legislação vigente.
Observações Especiais
A REALIZAÇÃO DO CURSO ESTÁ SUJEITA A NÚMERO MÍNIMO DE MATRICULADOS.
Caso o curso não se viabilize, você será avisado (a) com antecedência à data prevista para o início das atividades. Somente neste caso, os valores pagos serão devolvidos.
Em caso de dúvidas entre em contato pelo e-mail: inscricaosaecontinuada@pucsp.br
- Categoria: Extensão, On-line Síncrono, Curso Novo
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Público-alvo:
Pesquisadores, professores e graduados e pós-graduados nas áreas de Educação, História, Jornalismo, Museologia, Artes, Geografia, Ciências Sociais, Economia, Administração, Serviço Social, Relações Internacionais, professores do Ensino Médio, profissionais da área de patrimônio, cultura, instituições de memória, museus, gestão e produção cultural e público graduado em geral interessado na área e no tema.
- Duração: 20h
- Local: Online
- INSCREVA-SEna lista de interesse