Educação Continuada

Museu e memória no ambiente digital

Extensão, Curso Online, Curso Novo
20h

Apresentação

O curso Museu e memória no ambiente digital acompanha o movimento de expansão da cultura digital e das necessidades das instituições culturais e de memória instituírem-se na rede, ampliando suas possibilidades de diálogo com diferentes tipos de público e potencializando a circulação das informações sobre seus acervos.

O curso nasce da necessidade de suprir uma das demandas atuais do mercado de trabalho nas instituições de memória, instituições culturais e museus: a formação de profissionais aptos a gerenciar a informação sobre os acervos digitais dessas instituições objetivando construir a presença das instituições culturais e de memória na Internet.

O curso propõe o exercício interdisciplinar entre instituições de memória, narrativas sociais e cultura digital e propõe o estudo e o desenvolvimento das possibilidades práticas de existência institucional, dialógica, educativa e cultural na rede. O curso versa sobre formas de coleta e tratamento da informação sobre os acervos das instituições culturais e de memória, organização e gerenciamento de acervos digitais, interação e diálogo dessas instituições com os diversos tipos de públicos, práticas de musealização de acervos digitais e preservação da memória, criação de ambientes digitais, construção de narrativas contemporâneas sobre o patrimônio material e imaterial, institucionalizado e comunitário, e o conhecimento sobre os direitos autorais do uso de imagem.


Objetivos

  • Conhecer conceitos e práticas da cultura digital;
  • Apropriar-se das relações entre patrimônio, memória, arte e vida;
  • Aprender a criar um ambiente digital na Plataforma Tainacan;
  • Trabalhar tendências contemporâneas de musealização em ambientes digitais;
  • Exercitar processos de digitalização da memória e da cultura;
  • Conhecer práticas contemporâneas da cultura digital em instituições de memória e museus;
  • Conhecer estratégias de difusão, conservação, compartilhamento e de interação educacional a partir dos acervos digitais;
  • Produzir conteúdos e ações digitais que favoreçam a interação entre os museus e a sociedade e a efetivação da missão social dessas instituições.

Diferenciais do curso:

O curso desenvolve:

  • Capacidade criativa para propor soluções digitais no que diz respeito à gestão dos processos de preservação da memória e compartilhamento de acervos, estratégias de mediação cultural e educativa não presenciais e ações comunicativas digitais entre museu e público;
  • Capacidade para o uso de ferramentas de mapeamento, gestão, normalização e comunicação de acervos digitais culturais;
  • Conhecimento das relações entre instituições de memória, museu e comunidade;
  • Domínio dos processos de planejamento, gestão e organização de práticas da cultura digital em museus e instituições culturais.
  • Digitalização de acervos; Museus e coleções na Internet; Plataforma Tainacan; Patrimônio material e imaterial; narrativas sociais e classificação de objetos e imagens.
Sobre o Curso
  • Categoria: Extensão, Curso Online, Curso Novo
  • Público-alvo:

    Pesquisadores, professores e graduados e pós-graduados nas áreas de Educação, História, Jornalismo, Museologia, Artes, Geografia, Ciências Sociais, Economia, Administração, Serviço Social, Relações Internacionais, professores do Ensino Médio, profissionais da área de patrimônio, cultura, instituições de memória, museus, gestão e produção cultural e público graduado em geral interessado na área e no tema.

  • Duração: 20h
  • Local: Online
  • INSCREVA-SE
Professor em Destaque

Profa. Dra. Luciana Conrado Martins

Coordenadora de pesquisa do Projeto Tainacan junto ao Laboratório de Inteligência de Redes (FCI) da Universidade de Brasília. Doutora e mestre em Educação pela Universidade de São Paulo. Master em Museologia pela Universidad de Valladolid, Espanha. Especialista em Museologia pelo CEMMAE – USP. Professora no curso de Especialização em Museologia, Cultura e Educação na PUC-SP e no Programa de Pós-Graduação em Artes, Patrimônio e Museologia na Universidade Federal do Piauí. Coordenadora da seção brasileira do Comitê de Educação e Ação Cultural do ICOM (CECA-BR).

Saiba Mais
Professor em Destaque

Prof. Dra. Luciana Pasqualucci

Pós-Doutorado em Museologia pela Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologia – ULHT, Lisboa. Doutora e mestre em Educação: Currículo, pela PUC-SP. Professora e coordenadora do curso de Especialização em Museologia, Cultura e Educação da mesma instituição. Pesquisadora do grupo Políticas de Educação/Currículo no Brasil -CNPq/PUC-SP. Membra cofundadora do projeto PUC MUSEUS - PUC-SP. Coordenadora do Grupo Sociomuseologia, Interculturalidade, Universidade, vinculado à Cátedra UNESCO Educação, Cidadania e Diversidade Cultural- ULHT.

Cursos relacionados com inscrições abertas

Extensão, Curso Online
Extensão, Curso Online, Curso Novo
Extensão, Curso Online, Curso Novo
Especialização, Curso Novo
Extensão, Curso Novo
Extensão, Curso Online, Curso Novo
Extensão, Curso Novo
Especialização, Curso Novo, EAD
Extensão, Curso Online, Curso Novo
Especialização
Especialização, EAD
Aprimoramento
Especialização, EAD
Especialização, EAD
Especialização
Especialização, EAD
Especialização, EAD
Especialização, EAD
Especialização
Especialização
Especialização, EAD
Extensão, Curso Online
Menu
Educação
Continuada
J.PUC-SP
Sou PUC