O curso de extensão Museologia e formação cultural: conceitos, práticas e pesquisas interdisciplinares associa estudo das recentes políticas públicas na área da museologia, conceitos da arte, aspectos epistemológicos da interdisciplinaridade e práticas desenvolvidas na universidade e nas várias instituições museológicas parceiras na PUC-SP, visando a trazer à consideração crítica os desafios da formação cultural, possibilitando análise dos processos sociais e interpretação dos contornos ideológicos que envolvem as estratégias relativas à preservação da cultura e da arte, especialmente nos museus, como instrumento de expressão política e social de indivíduos e de comunidades.

• Categoria: Extensão, Curso Novo

Pesquisadores, professores e estudantes de graduação e pós-graduação nas áreas de Educação, História, Jornalismo, Artes, Geografia, Ciências Sociais, Economia, Administração, Serviço Social, Relações Internacionais, professores do Ensino Médio, profissionais da área de museus, da gestão e produção cultural e público em geral interessado na área e no tema.

• Local: Campus Monte Alegre
  • INSCREVA-SE

Prof. Dra. Luciana Pasqualucci

Doutora e Mestre em Educação pela PUC-SP. Co-fundadora do Projeto PUC MUSEUS. Pesquisadora do grupo Políticas de Educação/Currículos no Brasil – PUC/CNPq. Membro do ICOM: The Internacional Council os Museum / CECA: Committee for Education and Cultural Action. Possui vinte anos de atuação na área educacional e museológica como docente, autora, palestrante e gestora, atuando principalmente nos seguintes temas: educação e gestão museológica, desenvolvimento de projetos, arte contemporânea e interdisciplinaridade. Desenvolve pesquisas sobre Formação Cultural, Museologia, Estética, Fenomenologia e Interdisciplinaridade. Possui experiência em análise educacional e editorial, projetos pautados em metodologias ativas e gestão de parcerias.

Extensão, Curso Novo
Extensão, Curso Online, Curso Novo