Educação Continuada

Apresentação

Lista de Aprovados

Este aprimoramento busca responder à demanda dos fonoaudiólogos que pretendem uma formação profissional na área clínica visando ao trabalho nas áreas de motricidade orofacial e voz, e também procura contemplar as necessidades da população que procura o Serviço de Motricidade Orofacial e Voz da Derdic, oferecendo um atendimento de qualidade. O Curso de Aprimoramento em Motricidade Orofacial e Voz proporciona formação em serviço, por meio de prática terapêutica supervisionada, na qual o aluno coloca em ação os conceitos teóricos adquiridos em sua formação. A reabilitação em motricidade orofacial tornou-se, nas últimas duas décadas, um serviço de necessidade ímpar em hospitais e ambulatórios de saúde privados e públicos. Recém-nascidos pré-termo, pacientes com malformações diagnosticadas logo ao nascimento, encefalopatias crônicas não evolutivas, acidentes vasculares encefálicos, sequelas de traumas crânio-encefálicos ou de face, sequelas de cirurgias para ressecção de tumores de cabeça, pescoço e cerebrais, além de cirurgias cardíacas de toda ordem, evoluem com disfunções oromiofuncionais e de voz, que por vezes impossibilitam o indivíduo de se alimentar por via oral ou mesmo de se comunicar. Estes pacientes terão necessidade, em algum momento do desenvolvimento ou do processo de recuperação, de auxílio para alimentar-se e comunicar-se, o que inclui a intervenção fonoaudiológica na lista de procedimentos que colaborarão para acelerar a alta hospitalar, contribuindo para que o período de internação diminua e o custo das despesas médico-hospitalares seja significativamente reduzido, causando impacto positivo especialmente para o sistema público de saúde e para as empresas privadas que comercializam planos de saúde.

Com relação à área de voz, o objetivo do curso de aprimoramento é oferecer formação especializada para o atendimento clínico, contemplando as questões de prevenção, aperfeiçoamento da voz e da comunicação oral, e reabilitação dos distúrbios vocais. A comunicação é valorizada em diversos segmentos profissionais, sendo, para muitos, instrumento fundamental na sua função laboral. A disfonia, determinada pela alteração da qualidade vocal, pode causar um impacto negativo na vida pessoal e profissional.

O atendimento clínico oferecido na Derdic, voltado à reabilitação em motricidade orofacial e voz, tem colaborado para que os pacientes diminuam o tempo de afastamento do trabalho e retomem, da melhor forma possível, a autonomia para a realização das mais diversas atividades cotidianas, minimizando o impacto da desvantagem na sua rotina. Este curso de aprimoramento visa apresentar ao fonoaudiólogo os conceitos teóricos e a prática clínica com crianças, jovens, adultos e idosos na área de motricidade orofacial e voz, com o objetivo de prevenir, habilitar, reabilitar, bem como aprimorar as funções de respiração, fonação, sucção, mastigação e deglutição, além de adequar a mobilidade, tonicidade e postura do sistema estomatognático. Na área de voz, são abordados aspectos da avaliação vocal, por meio de análise perceptivo-auditiva e acústica, além da aplicação de instrumentos de autoavaliação e protocolos de avaliação do impacto do distúrbio vocal para o sujeito. O trabalho conjunto da equipe interdisciplinar – fonoaudiólogos, médicos e psicólogos – promove discussão de casos com o objetivo de compartilhar o conhecimento específico de cada especialidade, constituindo um diálogo entre os saberes das diferentes áreas.


Objetivos

O objetivo deste curso é propiciar a formação em serviço do fonoaudiólogo que tem interesse e o desejo de discutir a prática fonoaudiológica e capacitá-lo para atuar em diferentes níveis de atenção: da orientação ao tratamento propriamente dito; da execução de triagens, orientações e ações voltadas para a saúde pública; do aprimoramento das habilidades do ponto de vista estético e profissional; da identificação, avaliação e tratamento dos distúrbios ou disfunções oromiofuncionais e vocais que possam estar presentes no quadro clínico do paciente admitido no Serviço de Motricidade Orofacial e Voz da Derdic, associadas ou não à patologia primária.

 

Sobre o Curso
Professor em Destaque

Maria Cristina Borrego

Graduada em Fonoaudiologia pela UNIFESP. Mestre e Doutora em Ciências pela UNIFESP. Especialista em Voz pelo CFFa. Fonoaudióloga e coordenadora de estágio e aprimoramento em Motricidade Orofacial e Voz da Derdic/PUC-SP.

Professor em Destaque

Patricia Piccin Bertelli Zuleta

Graduada em Fonoaudiologia pela PUC-Campinas. Mestre em Distúrbios da Comunicação pela PUC-SP. Especialista em Motricidade Orofacial pelo CFFa. Fonoaudióloga e coordenadora de estágio e aprimoramento em Motricidade Orofacial e Voz da Derdic/PUC-SP.

Cursos relacionados com inscrições abertas

Extensão, Curso de Férias
Extensão, Curso Novo
Extensão, Curso Online
Especialização
Especialização
Especialização
Especialização
Extensão, Curso Online
Menu
Educação
Continuada
J.PUC-SP
Sou PUC