Educação Continuada

A proposta do curso está centrada no estudo da montagem como o elemento fundante do processo criativo de produtos audiovisuais. Tal aspecto é de extrema relevância uma vez que convoca o espectador a uma participação ativa sobre o procedimento utilizado pelo realizador de filmes e demais produtos audiovisuais.

O curso Montagem audiovisual: estética e potencial criativo apresenta uma síntese dos fundamentos das principais concepções teóricas relativas à montagem, discute o procedimento de montagem presente na filmografia selecionada para, então, propor exercícios de montagem com diversos materiais imagéticos (fotográficos e audiovisuais).

O diferencial do curso Montagem audiovisual: estética e potencial criativo consiste em seu caráter predominantemente prático com aulas em laboratório utilizando o software Adobe Premiere Pro. A concepção do curso tem como propósito qualificar o profissional que atua ou pretende atuar na área de produção audiovisual, assim como, aquele que pretende experienciar os procedimentos de montagem ampliando sua aplicação para áreas distintas do audiovisual.

Apresentar os procedimentos de montagem a partir de seus aspectos teóricos e práticos; refletir sobre a importância da montagem na realização do produto audiovisual; realizar exercícios práticos em laboratório a partir de material filmado e explorar o potencial criativo da técnica da montagem.

• Categoria: Extensão, Curso Novo

Estudantes de graduação e pós-graduação, profissionais das áreas de cinema, games, roteiro, vídeo e interessados em montagem audiovisual.

• Local: Campus Monte Alegre
  • INSCREVA-SEna lista de interesse

Profa. Dra. Elisabete Alfeld

Doutora em Comunicação e Semiótica pelo Programa de Estudos Pós-Graduados em Comunicação e Semiótica. Professora do Departamento de Arte, da Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes. Docente dos cursos de Letras, Comunicação e Multimeios e do Programa de Literatura e Crítica Literária.

Prof. Diego Arvate

Graduado em Comunicação e Multimeios pela PUC-SP, foi professor convidado do mesmo curso e da mesma instituição durante o ano de 2018. Em 2019, produziu o material para a divulgação internacional do filme Democracia em Vertigem, de Petra Costa, indicado ao Oscar de melhor documentário em 2020.
Atuou de 2014 e 2017 como montador, roteirista e fotógrafo para a TV Folha, produzindo mais de 200 videoreportagens para o site da Folha de São Paulo. Entre os anos de 2013 e 2014, trabalhou como kinoatuador no Teat(r)o Oficina Uzyna Uzona, fabricando imagens para as projeções ao vivo das peças e para as transmissões online no site da companhia. No teatro, também trabalhou nas peças O terceiro sinal (2018), com Bete Coelho e direção de Ricardo Bittencourt, e O Julgamento Secreto de Joana D’Arc (2018), dirigida por Fernando Nitsch. Em sua atividade profissional no universo do cinema, merece destaque seu trabalho como montador, realizando os longas O Olhar do Boto (2017, dir. Gregório Gananian e José Roberto Aguilar) e Botafogo 77, Eternos campeões (2017, dir. Igor Ramos) - prêmio de menção honrosa no 8o. CineFoot . Também fez a montagem de uma série de outros curta metragens, dentre eles Sob o Céu do Atlântico (2015, dir. Bruna Carvalho Almeida) e Buracos Negros (dir. Nana Maiolini), vencedor do troféu FILME LIVRE!), na Mostra do Filme Livre do mesmo ano. Além da Folha, produziu vídeo reportagens para a Revista Brasileiros e para a BBC Brasil. Como jornalista, recebeu o Prêmio Folha em 2017, na categoria edição. No campo acadêmico, escreveu em 2012 a iniciação científica Ivan Cardoso: Uma Experiência do Cinema (Bolsa: CAPES/CNPQ), prêmio do ano de melhor trabalho na área de Ciências Sociais Aplicadas - Comunicação. Foi preparador e revisor de textos na Editora Moderna, durante o ano de 2014.
Em seus filmes autorais, revela-se o desenvolvimento de uma pesquisa onde as fronteiras do documentário e da ficção não se distinguem, marca cravada do território experimental. Seus principais trabalhos são os curtametragens Acaso Osasco (2016) e Pravida Extrevista Zimmerman (2015).

Extensão, Curso Novo
Extensão, Curso Online, Curso Novo