A proposta do curso está centrada no estudo da montagem como o elemento fundante do processo criativo de produtos audiovisuais. Tal aspecto é de extrema relevância uma vez que convoca o espectador a uma participação ativa sobre o procedimento utilizado pelo realizador de filmes e demais produtos audiovisuais.

O curso Montagem audiovisual: estética e potencial criativo apresenta uma síntese dos fundamentos das principais concepções teóricas relativas à montagem, discute o procedimento de montagem presente na filmografia selecionada para, então, propor exercícios de montagem com diversos materiais imagéticos (fotográficos e audiovisuais).

O diferencial do curso Montagem audiovisual: estética e potencial criativo consiste em seu caráter predominantemente prático com aulas em laboratório utilizando o software Adobe Premiere Pro. A concepção do curso tem como propósito qualificar o profissional que atua ou pretende atuar na área de produção audiovisual, assim como, aquele que pretende experienciar os procedimentos de montagem ampliando sua aplicação para áreas distintas do audiovisual.

Apresentar os procedimentos de montagem a partir de seus aspectos teóricos e práticos; refletir sobre a importância da montagem na realização do produto audiovisual; realizar exercícios práticos em laboratório a partir de material filmado e explorar o potencial criativo da técnica da montagem.

• Categoria: Extensão

Estudantes de graduação e pós-graduação, profissionais das áreas de cinema, games, roteiro, vídeo e interessados em montagem audiovisual.

• Local: Campus Monte Alegre
  • INSCREVA-SE

Profa. Renata Felisatti

Formada em Filosofia pela Universidade Mackenzie, cursa o Mestrado em Psicologia Clínica, no Núcleo de Subjetividades sob a orientação de Suely Rolnik na PUC SP. Passou pelas produtoras de cinema: 02 Filmes e Conspiração Filmes e pela emissora MTV Brasil. Iniciou sua carreira em 1993 na O2 Filmes na produção, set de filmagem, pós-produção e edição. Em 1996, foi convidada a trabalhar na MTV Brasil, onde trabalhou no Promo, departamento de vinhetas da MTV e, também, dirigiu o programa Rock Gol MTV. Em 2000 foi trabalhar na Conspiração Filmes como designer sênior e chefe do departamento de motion graphics, onde criou e produziu aberturas de longas-metragens, documentários e gráficos para videoclipes. Realizou a abertura dos longas-metragens Bufo Spalanzani, O Homem do Ano, Viva São João, Sons da Bahia e Amyr Klink, Mar sem Fim. Atualmente, é educadora na área de montagem; sua filmografia de montagem abrange filmes de curta e média metragem documentais e curta-metragem de ficção.

Profa. Dra. Elisabete Alfeld

Doutora em Comunicação e Semiótica pelo Programa de Estudos Pós-Graduados em Comunicação e Semiótica. Professora do Departamento de Arte, da Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes. Docente dos cursos de Letras, Comunicação e Multimeios e do Programa de Literatura e Crítica Literária.

Extensão, Curso Novo
Aprimoramento