Apresentação

Com a presença das tecnologias digitais, cada vez mais acentuada, no cotidiano de professores e alunos, se faz necessário um novo desenho de práticas pedagógicas capazes de engajar estudantes para o aprendizado e desenvolver, para além dos conteúdos, o letramento digital visando a formação de cidadãos críticos e atuantes em um mundo contemporâneo em constante mudança.

Pesquisas enfatizam a importância de uma reelaboração da cultura escolar para que o uso das tecnologias digitais possa surtir efeito positivo no processo de aprendizagem (KENSKI, 2007; MIRANDA, 2007; COUTINHO, 2009; ARIEVITCH, 2010). Neste contexto, torna-se importante compreender e avaliar novas metodologias, centradas no estudante como protagonista do processo de aprendizagem, como o ensino híbrido, a instrução por pares, STEM (acrônimo, da língua inglesa, para ciências, tecnologia, engenharia e matemática), o design thinking e a aprendizagem baseada em projetos.

Para professores, um dos grandes desafios é criar experiências de aprendizagem significativas, onde as tecnologias digitais sejam usadas como um recurso em sinergia com as metodologias ativas. Para isso, é importante ofertar aos educadores a oportunidade de entrar em contato com experiências de aprendizagem que tornem significativo o uso de tecnologias digitais e que essas possam se configurar em importantes recursos de personalização da aprendizagem. Dessa forma, professores da Educação Básica e do Ensino Superior têm condições de integrar experiências significativas alinhadas às diretrizes curriculares de curso ou segmento, possibilitando o desenvolvimento, nos estudantes, de uma postura crítica, criativa, colaborativa e com foco na resolução de problemas.

Sobre o Curso
  • Categoria: Extensão
  • Público-alvo:

    Professores, pesquisadores, universitários e profissionais interessados na experimentação e avaliação de metodologias ativas e recursos digitais para promover a aprendizagem.

  • Duração: 30 horas
  • Local: Campus Consolação - Marquês de Paranaguá
  • INSCREVA-SE
Professor em Destaque

Lilian Bacich

Doutora em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano (USP), Mestre em Educação: Psicologia da Educação (PUC/SP), Bióloga (Mackenzie) e Pedagoga (USP). Com ampla experiência na área de Educação, atuou por 28 anos na Educação Básica (professora e coordenadora), na graduação e na pós-graduação. Atua como assessora pedagógica dos planos de aula de Nova Escola. Revisora técnica da tradução do livro Blended: Using Disruptive Innovation to Improve Schools, de Michael Horn e Four dimensional education, de Charles Fadel. Organizadora dos livros: Psicopedagogia: teorias da aprendizagem; Ensino Híbrido: personalização e tecnologia na educação e Metodologias ativas para uma educação inovadora. Cofundadora da Tríade educacional e Coordenadora da Pós-graduação em Metodologias ativas do Instituto Singularidades.

Cursos relacionados com inscrições abertas

Extensão, Curso de Férias
Extensão, Curso Novo
Extensão, Curso Online
Especialização
Especialização
Especialização
Especialização
Extensão, Curso Online
Menu
Educação
Continuada
J.PUC-SP
Sou PUC