Com a presença das tecnologias digitais, cada vez mais acentuada, no cotidiano de professores e alunos, se faz necessário um novo desenho de práticas pedagógicas capazes de engajar estudantes para o aprendizado e desenvolver, para além dos conteúdos, o letramento digital visando a formação de cidadãos críticos e atuantes em um mundo contemporâneo em constante mudança.

Pesquisas enfatizam a importância de uma reelaboração da cultura escolar para que o uso das tecnologias digitais possa surtir efeito positivo no processo de aprendizagem (KENSKI, 2007; MIRANDA, 2007; COUTINHO, 2009; ARIEVITCH, 2010). Neste contexto, torna-se importante compreender e avaliar novas metodologias, centradas no estudante como protagonista do processo de aprendizagem, como o ensino híbrido, a instrução por pares, STEM (acrônimo, da língua inglesa, para ciências, tecnologia, engenharia e matemática), o design thinking e a aprendizagem baseada em projetos.

Para professores, um dos grandes desafios é criar experiências de aprendizagem significativas, onde as tecnologias digitais sejam usadas como um recurso em sinergia com as metodologias ativas. Para isso, é importante ofertar aos educadores a oportunidade de entrar em contato com experiências de aprendizagem que tornem significativo o uso de tecnologias digitais e que essas possam se configurar em importantes recursos de personalização da aprendizagem. Dessa forma, professores da Educação Básica e do Ensino Superior têm condições de integrar experiências significativas alinhadas às diretrizes curriculares de curso ou segmento, possibilitando o desenvolvimento, nos estudantes, de uma postura crítica, criativa, colaborativa e com foco na resolução de problemas.

• Categoria: Extensão

Professores, pesquisadores, universitários e profissionais interessados na experimentação e avaliação de metodologias ativas e recursos digitais para promover a aprendizagem.

• Local: Campus Consolação - Marquês de Paranaguá
  • INSCREVA-SE

Lilian Bacich

Doutora em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano (USP), Mestre em Educação: Psicologia da Educação (PUC/SP), Bióloga (Mackenzie) e Pedagoga (USP). Com ampla experiência na área de Educação, atuou por 28 anos na Educação Básica (professora e coordenadora), na graduação e na pós-graduação. Atua como assessora pedagógica dos planos de aula de Nova Escola. Revisora técnica da tradução do livro Blended: Using Disruptive Innovation to Improve Schools, de Michael Horn e Four dimensional education, de Charles Fadel. Organizadora dos livros: Psicopedagogia: teorias da aprendizagem; Ensino Híbrido: personalização e tecnologia na educação e Metodologias ativas para uma educação inovadora. Cofundadora da Tríade educacional e Coordenadora da Pós-graduação em Metodologias ativas do Instituto Singularidades.

Extensão, Curso de Férias
Extensão, Curso Novo