Educação Continuada
- Início
- Especialização e MBA
- Masculinidades…

Apresentação
Neste período de quarentena, os cursos de especialização, MBA e extensão da PUC-SP estão sendo realizados remotamente com o uso de recursos digitais. Leia Mais
Neste período de quarentena, os cursos de
especialização, MBA e extensão da PUC-SP estão
sendo realizados remotamente com o uso de
recursos digitais.
Trata-se do mesmo curso presencial, mas com
atividades remotas síncronas. As aulas, em
tempo real, acontecem nos dias e horários
previstos por meio do uso de plataformas
digitais.
Os cursos foram planejados mantendo o mesmo
padrão de qualidade da PUC-SP. Não são cursos
na modalidade a distância (EAD). O professor
efetivamente ministra a aula, interagindo com
os alunos, o que significa que não são apenas
disponibilizados vídeos de aulas pré-gravadas
e de material padronizado.
Aproveite esse momento para desenvolver novas
competências num mundo em constante
transformação e cada vez mais digital.
A PUC-SP, em parceria com a Microsoft, oferece
todos os benefícios do pacote Office 365
Educacional sem nenhum custo adicional para
sua comunidade. O estudante interage direta e
continuamente com o professor e colegas de
turma.
Amplie seu networking e se prepare para o novo
futuro.
O debate sobre as masculinidades hegemônicas tem ocupado cada dia mais espaço no cenário acadêmico ocidental. Embora o genérico universal masculino “homem” tenha sido considerado um termo neutro para designar a humanidade, os estudos de gênero têm demonstrado já há muitos anos que “ não se nasce homem, torna-se homem”, ou seja, que o padrão masculino se conforma segundo as construções sócio culturais. Desde os anos 70 as Ciências Sociais vêm desenvolvendo estudos sobre a condição masculina que colocam em questão tal modelo. Mas apesar disso, a masculinidade ainda carece de uma crítica social mais ampla que a analise como uma construção cultural profundamente injusta, repressiva e nociva para as mulheres e paradoxalmente também para os homens. Questões tão preocupantes como o aumento da violência contra as mulheres evidenciam a necessidade de mostrar e repensar a configuração patriarcal da masculinidade como requisito indispensável para alcançar a plena igualdade entre homens e mulheres. Para muitos autores, se o feminismo foi a grande revolução do século vinte, o fim da masculinidade toxica e hegemônica pode ser a revolução social mais importante do século vinte e um.
Temas como o que significa ser homem na sociedade ocidental, os impactos produzidos pelas mudanças nas relações de gênero tanto no espaço público quanto no privado, as novas paternidades, o amor entre os homens, a nova ênfase na estética do corpo masculino etc.. Serão objetos de reflexão deste curso que pretende efetuar uma crítica a masculinidade tradicional, bem como refletir sobre estratégias para a construção de novas masculinidades mais livres, ricas e plurais.
Objetivos
Elucidar, a partir do prisma histórico-conceitual, a sistematização do pensamento preconizado pelas várias correntes de estudo sobre a masculinidade a partir de 4 eixos de discussão fundamentais quais sejam: a- O corpo: verificar a relação entre o corpo e a masculinidade como encruzilhada afetiva, gestual, estética e política; b- A construção das representações sociais da masculinidade: a conformidade da identidade na infância, o decisivo passo da adolescência e as estratégias trans-intersexo em contextos juvenis; c- As novas formas violência de gênero: o aumento da violência contra as mulheres e as novas formas que adquire na sociedade contemporânea; a relação entre violência e masculinidade: o Feminicídio; d- Heterodoxias masculinas: as novas práticas de gênero e de masculinidades. Possibilidades e limitações de transformação nas subjetividades masculinas, no exercício das sexualidades e da igualdade de gênero.
- Categoria: Extensão
-
Público-alvo:
Estudantes dos cursos de Serviço Social, Psicologia, Direito, Ciências Sociais, História e Filosofia; Educadores sociais; Pesquisadores em geral; ONGs e demais interessados graduados e graduandos.
- Duração: 12 horas
- Local: Campus Monte Alegre - Educação Continuada
- INSCREVA-SE

Profª. Drª. Carla Cristina Garcia
Possui graduação em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1988), mestrado em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1991) e doutorado em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2000). Fez Pós-Doutorado junto ao Instituto Jose Maria Mora- Mexico-DF (2004) como bolsista da FAPESP. Atualmente é professor assistente doutor da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e professor titular da Universidade Municipal de São Caetano do Sul. Tem experiência na área de Sociologia de Gênero, Estudos Feministas e Lazer Urbano, atuando principalmente nos seguintes temas: gênero, mulheres, condição social, relações sociais e políticas sociais. Coordenadora do Inanna. Núcleo transdisciplinar de investigações de sexualidades, gênero e diferenças da PUCSP. É autora de dos livros Ovelhas na Névoa um estudo sobre mulheres e a loucura (Ed.Rosa dos Tempos/Record); Produzindo Monografia (Ed. Limiar); As Outras Vozes: memórias femininas em São Caetano do Sul (Ed.Hucitec);Hambre del Alma as escritoras e o banquete das palavras( Ed. Limiar) e Sociologia da Acessibilidade( IESD). Breve História do Feminismo (Nova Alexandria); O rosa, o azul e as mil cores do arco-íris (Annablume)
Corpo Docente
Se você deseja obter informações sobre algum professor, clique no nome desejado para acessar seu Currículo Lattes.
COORDENADORA
Profa. Dra. Carla Cristina Garcia
PROFESSORES
Prof. Dr. Fabio Mariano da Silva
Prof. Dr. Marcelo Hailer Sanchez
Dados sujeitos a alterações.
Estrutura Didática
Conteúdo programático do curso:
I – Corpos de homens
II – A Infância dos meninos: escola, papéis e relações de gênero na escola
III – Os gêneros da violência: relações dependências, possessões
IV – Heterodoxias masculinas
Aprovação
Frequência mínima de 75% nas aulas ministradas e nota igual ou superior a 7,0.
Valores
Valor total do curso:
• Matrículas de 23/03 até 22/04/2021
Matrícula de R$ 252,50 + 1 mensalidade de R$ 252,50 (Junho)
Turmas e Horários
Início: 19 de junho de 2021
Término: 10 de julho de 2021
Horário: Sábado das 9h às 12h
Inscrições
- Procedimentos de Matrícula: após o preenchimento de sua inscrição será gerado automaticamente:
- Comprovante de Inscrição;
- Boleto bancário ou a opção por cartão de crédito para pagamento da matrícula.
- Em caso do responsável financeiro não ser o próprio aluno deverá ser assinado o TERMO DE ADITAMENTO AO CONTRATO DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS EDUCACIONAIS pelo efetivo responsável, cujo documento deverá ser solicitado pelo seguinte e-mail: outrasreceitas@pucsp.br e entregue pessoalmente nesse mesmo setor.
- Efetivação de matrícula: após o pagamento da primeira parcela do plano sua matrícula será efetivada.
Campus Monte Alegre
Documentos
- Cópia do CPF, RG e comprovante de residência (com CEP)
- Cópia autenticada do Diploma de Graduação para graduados e cópia autenticada do Histórico Escolar para graduandos
- 1 foto 3x4 recente
Os documentos deverão ser anexados através do menu "Enviar Documentos" no Portal de Inscrições, no ato da inscrição. O aluno responsabiliza-se pela absoluta exatidão e veracidade dos documentos anexados no Portal de Inscrições.(Você poderá verificar os documentos pendentes acessando a Central do Candidato)
Observações Especiais
A REALIZAÇÃO DO CURSO ESTÁ SUJEITA A NÚMERO MÍNIMO DE MATRICULADOS.
Caso o curso não se viabilize, você será avisado(a) com antecedência à data prevista para o início das atividades. Somente neste caso, os valores pagos serão devolvidos.
Em caso de dúvidas entre em contato pelo e-mail: inscricaocogeae@pucsp.br
Matricule-se
- Categoria: Extensão
-
Público-alvo:
Estudantes dos cursos de Serviço Social, Psicologia, Direito, Ciências Sociais, História e Filosofia; Educadores sociais; Pesquisadores em geral; ONGs e demais interessados graduados e graduandos.
- Duração: 12 horas
- Local: Campus Monte Alegre - Educação Continuada
- INSCREVA-SE