Educação Continuada

Apresentação

AVISO

Neste período de quarentena, os cursos de especialização, MBA e extensão da PUC-SP estão sendo realizados remotamente com o uso de recursos digitais. Leia Mais

O curso visa discutir o que é hoje o maior problema da indústria de comunicação brasileira: a incapacidade de se conectar com mais de 50% dos brasileiros, o público negro.
No Brasil, 94% dos negros afirmam que não se sentem representados pela propaganda (Instituto Locomotiva, 2017). Enquanto isso, a branquitude fala de diversidade e marketing social. O que falta para que as marcas passem a encarar o público negro como seu maior target de comunicação e não apenas como “negros”? Isso é o que queremos discutir ao longo de 12 aulas.
As primeiras aulas situam os alunos: vamos falar sobre raça, racismo e branquitude e seu impacto nas áreas de marketing. Em seguida discutiremos os estereótipos construídos ao longo dos séculos no Brasil e tão reforçados pela comunicação. A partir daí iremos contrapor: negros contando suas histórias x brancos falando “com” negros, discutindo como o discurso da “diversidade” torna-se a maneira racista de inclusão de negros na propaganda e as diferenças entre “Black Casting” e “Black Narrative”, sempre através de cases reais veiculados no Brasil.
Um terceiro bloco é composto pela importância da pesquisa de mercado, ou seja, do conhecimento, para a construção de campanhas que de fato gerem conexão e identificação com a maioria do Brasil. Iremos utilizar o estudo “A Casa e seu Significado”, desenvolvido pelo Estúdio Nina em 2019, como base para que os alunos possam fazer um exercício de definição de produto e posicionamento de marca.


Objetivos

  • Desenvolver nos alunos a capacidade de enxergar cor dos consumidores brasileiros;
  • Iniciar o processo de letramento racial dos alunos, sem o qual as boas intenções de inclusão racial podem trazer resultados equivocados;
  • Capacitar os alunos a desenvolver pensamento crítico e estratégias para inclusão do público negro;
  • Desconstruir a visão de que ações de marketing voltadas ao público negro são de cunho social.
Sobre o Curso
  • Categoria: Extensão, Curso de Férias, Curso Novo, Remoto
  • Público-alvo:

    Profissionais e alunos de marketing e comunicação. Demais interessados sobre entender o papel do público negro na gestão das marcas.

  • Duração: 24h
  • Local: Vila Mariana
  • INSCREVA-SEna lista de interesse
Professor em Destaque

Carolina Campos

Fundadora do Estúdio Nina | Pesquisa e Ação. Profissional com mais de 20 anos de experiência na área de comunicação. Atuou na área de Marketing e, nos últimos 15 anos, na área de Planejamento / Estratégia de agências como Ogilvy, b ferraz e AKQA. Graduada em Administração de Empresas e atualmente estudante de Ciências Socias na USP.

Cursos relacionados com inscrições abertas

Extensão, Curso Novo
Extensão, Curso de Férias, Curso Online, Curso Novo
Extensão, Curso de Férias, Remoto
Extensão, Curso de Férias, Remoto
Especialização, Curso Novo
Extensão, Curso Novo
Extensão, Curso Novo
Extensão, Curso Novo
Extensão, Curso Novo
Extensão, Curso Online
Especialização, Curso Novo
Extensão, Curso Novo
Especialização
Aprimoramento
Especialização
Especialização
Especialização
Especialização
Especialização
Especialização
Extensão, Curso Online
Menu
Educação
Continuada
J.PUC-SP
Sou PUC