Educação Continuada

AVISO

Neste período de quarentena, os cursos de especialização, MBA e extensão da PUC-SP estão sendo realizados remotamente com o uso de recursos digitais. Leia Mais

O curso visa discutir o que é hoje o maior problema da indústria de comunicação brasileira: a incapacidade de se conectar com mais de 50% dos brasileiros, o público negro.
No Brasil, 94% dos negros afirmam que não se sentem representados pela propaganda (Instituto Locomotiva, 2017). Enquanto isso, a branquitude fala de diversidade e marketing social. O que falta para que as marcas passem a encarar o público negro como seu maior target de comunicação e não apenas como “negros”? Isso é o que queremos discutir ao longo de 12 aulas.
As primeiras aulas situam os alunos: vamos falar sobre raça, racismo e branquitude e seu impacto nas áreas de marketing. Em seguida discutiremos os estereótipos construídos ao longo dos séculos no Brasil e tão reforçados pela comunicação. A partir daí iremos contrapor: negros contando suas histórias x brancos falando “com” negros, discutindo como o discurso da “diversidade” torna-se a maneira racista de inclusão de negros na propaganda e as diferenças entre “Black Casting” e “Black Narrative”, sempre através de cases reais veiculados no Brasil.
Um terceiro bloco é composto pela importância da pesquisa de mercado, ou seja, do conhecimento, para a construção de campanhas que de fato gerem conexão e identificação com a maioria do Brasil. Iremos utilizar o estudo “A Casa e seu Significado”, desenvolvido pelo Estúdio Nina em 2019, como base para que os alunos possam fazer um exercício de definição de produto e posicionamento de marca.

• Desenvolver nos alunos a capacidade de enxergar cor dos consumidores brasileiros;
  • Iniciar o processo de letramento racial dos alunos, sem o qual as boas intenções de inclusão racial podem trazer resultados equivocados;
  • Capacitar os alunos a desenvolver pensamento crítico e estratégias para inclusão do público negro;
  • Desconstruir a visão de que ações de marketing voltadas ao público negro são de cunho social.
  • Categoria: Extensão, Curso de Férias, Curso Novo, Remoto

Profissionais e alunos de marketing e comunicação. Demais interessados sobre entender o papel do público negro na gestão das marcas.

• Duração: 24h
  • Local: Vila Mariana
  • INSCREVA-SEna lista de interesse

Carolina Campos

Fundadora do Estúdio Nina | Pesquisa e Ação. Profissional com mais de 20 anos de experiência na área de comunicação. Atuou na área de Marketing e, nos últimos 15 anos, na área de Planejamento / Estratégia de agências como Ogilvy, b ferraz e AKQA. Graduada em Administração de Empresas e atualmente estudante de Ciências Socias na USP.

Extensão, Curso de Férias, Curso Online, Curso Novo
Extensão, Curso de Férias, Remoto