Educação Continuada
- Início
- Especialização e MBA
- Marketing para…

Apresentação
Neste período de quarentena, os cursos de especialização, MBA e extensão da PUC-SP estão sendo realizados remotamente com o uso de recursos digitais. Leia Mais
Neste período de quarentena, os cursos de
especialização, MBA e extensão da PUC-SP estão
sendo realizados remotamente com o uso de
recursos digitais.
Trata-se do mesmo curso presencial, mas com
atividades remotas síncronas. As aulas, em
tempo real, acontecem nos dias e horários
previstos por meio do uso de plataformas
digitais.
Os cursos foram planejados mantendo o mesmo
padrão de qualidade da PUC-SP. Não são cursos
na modalidade a distância (EAD). O professor
efetivamente ministra a aula, interagindo com
os alunos, o que significa que não são apenas
disponibilizados vídeos de aulas pré-gravadas
e de material padronizado.
Aproveite esse momento para desenvolver novas
competências num mundo em constante
transformação e cada vez mais digital.
A PUC-SP, em parceria com a Microsoft, oferece
todos os benefícios do pacote Office 365
Educacional sem nenhum custo adicional para
sua comunidade. O estudante interage direta e
continuamente com o professor e colegas de
turma.
Amplie seu networking e se prepare para o novo
futuro.
O curso visa discutir o que é hoje o maior problema da indústria de comunicação brasileira: a incapacidade de se conectar com mais de 50% dos brasileiros, o público negro.
No Brasil, 94% dos negros afirmam que não se sentem representados pela propaganda (Instituto Locomotiva, 2017). Enquanto isso, a branquitude fala de diversidade e marketing social. O que falta para que as marcas passem a encarar o público negro como seu maior target de comunicação e não apenas como “negros”? Isso é o que queremos discutir ao longo de 12 aulas.
As primeiras aulas situam os alunos: vamos falar sobre raça, racismo e branquitude e seu impacto nas áreas de marketing. Em seguida discutiremos os estereótipos construídos ao longo dos séculos no Brasil e tão reforçados pela comunicação. A partir daí iremos contrapor: negros contando suas histórias x brancos falando “com” negros, discutindo como o discurso da “diversidade” torna-se a maneira racista de inclusão de negros na propaganda e as diferenças entre “Black Casting” e “Black Narrative”, sempre através de cases reais veiculados no Brasil.
Um terceiro bloco é composto pela importância da pesquisa de mercado, ou seja, do conhecimento, para a construção de campanhas que de fato gerem conexão e identificação com a maioria do Brasil. Iremos utilizar o estudo “A Casa e seu Significado”, desenvolvido pelo Estúdio Nina em 2019, como base para que os alunos possam fazer um exercício de definição de produto e posicionamento de marca.
Objetivos
- Desenvolver nos alunos a capacidade de enxergar cor dos consumidores brasileiros;
- Iniciar o processo de letramento racial dos alunos, sem o qual as boas intenções de inclusão racial podem trazer resultados equivocados;
- Capacitar os alunos a desenvolver pensamento crítico e estratégias para inclusão do público negro;
- Desconstruir a visão de que ações de marketing voltadas ao público negro são de cunho social.
- Categoria: Extensão, Curso de Férias, Curso Novo, Remoto
-
Público-alvo:
Profissionais e alunos de marketing e comunicação. Demais interessados sobre entender o papel do público negro na gestão das marcas.
- Duração: 24h
- Local: Vila Mariana
- INSCREVA-SEna lista de interesse

Carolina Campos
Fundadora do Estúdio Nina | Pesquisa e Ação. Profissional com mais de 20 anos de experiência na área de comunicação. Atuou na área de Marketing e, nos últimos 15 anos, na área de Planejamento / Estratégia de agências como Ogilvy, b ferraz e AKQA. Graduada em Administração de Empresas e atualmente estudante de Ciências Socias na USP.
Corpo Docente
Coordenador:
Prof. Dr. Aimãn Ibrahim Mourad
Profa. Ana Carla Carneiro
LinkedIn
Profa. Carolina Campos
LinkedIn
Estrutura Didática
Introdução ao Curso
Brasil, o 2º país em população negra
Raça e Racismo no Brasil
O Racismo na Comunicação: Racismo Mercadológico e Daltonismo Racial.
Branquitude e “Falar com negros não é caridade”
Ganhos sociais e ganhos para as marcas ao falar com negros.
Estereótipos: entendendo os estereótipos dentro e fora da comunicação
Presença de estereótipos racistas nas narrativas: Monteiro Lobato, novelas e propaganda.
Narrativas Pretas
Diversidade. A forma racista de se incluir negros na comunicação.
Black Casting x Black Narrative
A pesquisa de mercado como vetor da inclusão racial
Pesquisa de mercado, racismo Metodológico e o papel da pesquisa de mercado
Aspectos centrais para realizar pesquisas com o público negro (critérios de seleção, o mito do entrevistador negro, a análise)
Usando o conhecimento para alavancar o negócio
Definição de Insight a partir das informações.
Chester Perdigão e Natal Coca-Cola
Um estudo de caso comparativo.
Encerramento do curso
OBS.: As aulas serão remotas, síncronas e não serão gravadas.
Valores
Desconto
*Desconto não acumulativo.
Valor total do curso:
• Matrículas de 23/12 até 22/01/2021
Matrícula de R$ 1.296,00
Com o desconto de 20% até o dia 20/01/2021:
Matrícula de R$ 1.036,80
Turmas e Horários
Início: 18 de janeiro de 2021
Término: 29 de janeiro de 2021
Horário: Segunda à sexta-feira, das 19:30 às 22:30
Datas das aulas: 18, 19, 20, 21, 26, 27, 28 e 29 de janeiro.
Inscrições
- Procedimentos de Matrícula:: após o preenchimento de sua inscrição será gerado automaticamente:
- Comprovante de Inscrição;
- Boleto bancário ou a opção por cartão de crédito para pagamento da matrícula;
- Em caso do responsável financeiro não ser o próprio aluno deverá ser assinado o TERMO DE ADITAMENTO AO CONTRATO DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS EDUCACIONAIS pelo efetivo responsável, cujo documento deverá ser solicitado pelo seguinte e-mail: outrasreceitas@pucsp.br e entregue pessoalmente nesse mesmo setor.
- Efetivação de matrícula: após o pagamento da primeira parcela do plano sua matrícula será efetivada.
Documentos
- Cópia do CPF, RG e comprovante de residência (com CEP)
- Cópia autenticada do Diploma de Graduação para graduados e cópia autenticada do Histórico Escolar para graduandos
- 1 foto 3x4 recente
Os documentos deverão ser anexados no ato da inscrição. O aluno responsabiliza-se pela absoluta exatidão e veracidade dos documentos anexados no Portal de Inscrições. (Você poderá verificar os documentos pendentes acessando a Central do Candidato)
Observações Especiais
A REALIZAÇÃO DO CURSO ESTÁ SUJEITA A NÚMERO MÍNIMO DE MATRICULADOS.
Caso o curso não se viabilize, você será avisado(a) com antecedência à data prevista para o início das atividades. Somente neste caso, os valores pagos serão devolvidos.
Em caso de dúvidas entre em contato pelo e-mail: inscricaocogeae@pucsp.br
- Categoria: Extensão, Curso de Férias, Curso Novo, Remoto
-
Público-alvo:
Profissionais e alunos de marketing e comunicação. Demais interessados sobre entender o papel do público negro na gestão das marcas.
- Duração: 24h
- Local: Vila Mariana
- INSCREVA-SEna lista de interesse