AVISO

Neste período de quarentena, os cursos de especialização, MBA e extensão da PUC-SP estão sendo realizados remotamente com o uso de recursos digitais. Leia Mais

Se serviços são distintos de produtos, por que tratá-los da mesma forma? Por que aplicar as mesmas estratégias? O curso de Marketing de Serviços ajuda a esclarecer estas e outras questões referentes ao Serviço.

A complexidade dos Serviços já é notada logo de início, na sua definição, e características distintas. Por isso é importante entender suas particularidades e como aplicá-las na prática. Serviço pode ser compreendido em duas perspectivas básicas: como um setor da economia ou como um processo de troca (prestação de serviços), na qual a participação do cliente é fundamental.

O setor de serviços é um dos principais fornecedores de insumos para a inovação, na indústria, no comércio, até mesmo para outros serviços, revelando sua importante contribuição para o crescimento da economia e geração de emprego em diversos segmentos e mercado. Outra peculiaridade do setor de serviços refere-se à diversidade de organizações, desde pequenas empresas locais (por exemplo: restaurantes, bares, óticas, assistências técnicas etc.) até grandes organizações (redes de hotéis, bancos, seguradores, operadoras de telecomunicações, transportadoras, companhias aéreas etc.).

Na Prestação de Serviços o consumidor anseia que suas expectativas sejam atendidas, ou mesmo superadas, gerando satisfação e influenciando na percepção de qualidade do serviço. Caso as expectativas não sejam atendidas, criam o efeito (negativo) da insatisfação, gerando os denominados GAPs de Serviços. Outro fator que exerce forte influência para a prestação de serviços é o contexto no qual ocorre a ação, denominado de Ambiente de Serviços.

Desta forma, o Curso de Marketing de Serviços e Criação de Valor para o Cliente, estruturado em aulas práticas, vai auxiliar o participante na compreensão das características distintas, na aplicação prática de conceitos e análise de ambientes específicos de serviços. O curso também proporcionará ao aluno, a base para o desenvolvimento de estratégias eficientes e eficazes, considerando a diversidade das organizações de serviços e os desafios do setor.

Este curso é oferecido em formato híbrido: a primeira e a última aula acontecerão de forma presencial (caso seja autorizado o retorno das aulas pelas autoridades competentes) e as demais aulas acontecerão remotamente, ou seja, os alunos estarão em contato com o professor no dia e horário da aula através de uma plataforma, para que a aula ocorra em tempo real.

Capacitar o aluno na compreensão das singularidades do Serviço, com aplicação prática e ilustrativa de conceitos e análise do contexto do Marketing de Serviços. Ao final do curso o aluno estará apto a desenvolver estratégias e ações voltadas à melhoria da qualidade dos serviços e à plena satisfação de seus clientes.

• Categoria: Extensão, Curso Novo

Destina-se aos graduandos, graduados e estudantes de pós-graduação focados em uma carreira em administração, com ênfase na gestão de serviços. Profissionais atuantes na área de Administração, Marketing, Turismo e afins que buscam aprofundamento de seus conhecimentos em Marketing de Serviços. E demais gestores que possuem interesse em desenvolver habilidades profissionais relacionadas à prestação de serviços.

• Duração: 30h
  • Local: Vila Mariana
  • INSCREVA-SE

Profa. Ana Lúcia Borella Guido

Doutorado e mestrado em Administração na PUC/SP (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo), pós-graduação em Comunicação na FIA (Fundação Instituto de Administração USP), graduação em Marketing na ESPM (Escola Superior de Propaganda e Marketing) e curso de especialização em Gestão de Negócios na BSP (São Paulo Business School). Em complementação ao perfil acadêmico, atuou como professora assistente na PUC/SP, sendo responsável pela preparação e execução de aulas nas disciplina de Pesquisa, Sustentabilidade e Governança Corporativa. É bolsista CAPES. Conhecimento teórico e prático em pesquisa, marketing, e comercial. 33 anos de experiência profissional em empresas dos segmentos de TI e Gráfico. Visão estratégica, didática, facilidade de comunicação interpessoal e gerenciamento de conflitos completam o perfil profissional.