A revolução trazida pela informática não foi a de se escrever para a tela do computador, mas, de se escrever num ambiente de hiperinformação, em que todos são autores – a linguagem da citação (cópia) é central para a poética do século 21.

Para pesquisar as mudanças e transformações rápidas, que demandam modelos novos e inventivos de criação e transmissão de conhecimento, o curso tem como objetivo trocar e aproximar procedimentos e metodologias de criação entre o campo literário e as artes visuais. A literatura hoje não se restringe ao sistema linguístico convencional da escrita, mas permite agregar a produção de imagens e objetos (literatura expandida), com as articulações do texto literário em reinvenções ficcionais ou documentais.

O curso estrutura-se em aulas teóricas e práticas voltadas ao estudo das formas de escrita artística e ao desenvolvimento de textos no campo da arte. A partir da leitura de textos indicados e do estudo da obra de artistas, os encontros terão uma parte expositiva, seguida por conversas sobre textos indicados e as práticas analisadas em torno da “cultura da citação” na literatura e do conceito de arquivo nas artes visuais.

O Curso de Extensão Literatura expandida na arte contemporânea busca aproximar o participante aos processos de criação na arte contemporânea, tendo como objetivo criar um ambiente de experimentação e reflexão sobre novos modos de escrita e novos modelos de autoria a partir da análise de práticas artísticas contemporâneas que têm o conceito de arquivo como material de trabalho. O diálogo entre as artes visuais e a literatura será abordado a partir do método literário de Enrique Vila-Matas.

Para ampliar as ferramentas críticas e investigativas dos participantes, as aulas terão um formato de grupo de estudo, no qual, enfocaremos a prática de ateliê e o acompanhamento de projetos, por meio de leituras coletivas de textos produzidos pelos participantes. A proposição é que os participantes tomem contato com as noções tratadas (conceito de arquivo e a "cultura da citação") e experimentem escrever texto(s) a partir das estratégias e das discussões abordadas

• Categoria: Extensão

Estudantes de graduação e pós-graduação das áreas de Humanas, com foco para as Artes, Letras e Comunicação; artistas, escritores, editores, pesquisadores de arte e profissionais e público em geral, interessado em desenvolver reflexão sobre arte contemporânea e suas práticas.

• Duração:
  • Local: Campus Consolação - Unidade COGEAE
  • INSCREVA-SEna lista de interesse

Profa. Dra. Ana Pato

Ana Pato é curadora, pesquisadora e professora. Doutora pela FAU/USP e mestra em Artes Visuais pela Faculdade Santa Marcelina. Foi curadora das exposições 20º Festival de Arte Contemporânea SESC_Videobrasil (2017), Quanto Pesa uma Nuvem?, de Gisellle Beiguelman (2016) e curadora-chefe da 3ª Bienal da Bahia (2014). Foi pesquisadora-associada do Museu de Arte Moderna da Bahia (2015) e diretora da Associação Cultural Videobrasil, onde trabalhou entre 2000 e 2012. Ministra disciplina em Arte e Novas Mídias, na pós-graduação em História da Arte, no Centro Universitário Belas Artes. É autora do livro Literatura Expandida: arquivo e citação na obra de Dominique Gonzalez-Foerster (2012). Em suas pesquisas, dedica-se às relações entre arte contemporânea, arquivo e memória.