Educação Continuada

Literatura e Medicina: o literário como modelo de compreensão do encontro clínico

Extensão
30h

Apresentação

AVISO

Neste período de quarentena, os cursos de especialização, MBA e extensão da PUC-SP estão sendo realizados remotamente com o uso de recursos digitais. Leia Mais

Os estudos interdisciplinares, estudos de fronteiras, são sempre desafiadores. Com a Literatura e a Medicina não seria diferente – embora o campo intitulado Humanidades Médicas ganhe força e fôlego com os anos. A partir da linguagem e da literatura, jogaremos luz sobre os aspectos estéticos e literários que compõem a intriga do encontro clínico para descortinar novos desfechos, não como verdades absolutas, mas como possibilidades outras de olhar e analisar a experiência da clínica.


Objetivos

A relação humana é repleta de camadas a serem desveladas. Uma das mais complexas é a linguagem, seja ela encontrada na fala, na escrita, no silêncio, no riso ou na falta desses elementos. É com o objetivo de propor novas formas de pensar a Literatura e a Medicina, suas construções intersubjetivas, ficcionais e não-ficcionais, e a relação com outras formas de conhecimento que esta disciplina se estrutura.

 

Diferenciais do Curso

O habitar a fronteira entre Humanidades e Saúde. Partiremos da reflexão crítica de textos teóricos e literários sobre saúde e doença como modelos de compreensão dos textos concretos (não-ficcionais) de pacientes e médicos em sua relação no encontro clínico. O literário será a nossa porta de entrada para compreensão de mundos, um modo de conhecimento do real, propondo uma melhor compreensão das relações estabelecidas enquanto processos linguísticos de construção de significado(s).

Sobre o Curso
  • Categoria: Extensão
  • Público-alvo:

    Profissionais e estudantes das áreas da saúde e da literatura.

  • Duração: 30h
  • Local: Online
  • INSCREVA-SE
Professor em Destaque

Profa. Andrea Funchal Lens

É graduada em Letras com bacharelado e licenciatura em Português e Espanhol pela Universidade de São Paulo - USP Plataforma Lattes. Integrante do Grupo de Pesquisa em Literatura, Narrativa e Medicina da Universidade de São Paulo – GENAM-USP desde 2011, tendo realizado a Iniciação Científica, "Anatomia da Clínica: um estudo teórico-literário das narrativas médicas", e mestrado, "Comunicação em saúde: o encontro clínico e suas narrativas de saúde, doença e cura", sob orientação da Profª Drª Fabiana Buitor Carelli. Atualmente, após promoção para Doutorado Direto, está em processo de finalização da tese “Poética da Clínica”. Seus projetos mais recentes são de curadoria do Ciclo de Seminários em Humanidades Médicas, do Book Club GENAM e do podcast Ciência Poética.

Saiba Mais

Cursos relacionados com inscrições abertas

Extensão, Curso Online, Curso Novo
Extensão, Curso Online, Curso Novo
Especialização, Curso Novo
Extensão, Curso Novo
Especialização, Curso Novo
Extensão, Curso Online, Curso Novo
Extensão, Curso Novo
Especialização, Curso Novo
Extensão, Curso Online, Curso Novo
Especialização
Especialização
Especialização
Especialização
Especialização
Extensão, Curso Online
Menu
Educação
Continuada
J.PUC-SP
Sou PUC