O curso em questão tem como foco prioritário trabalhar competências de liderança de alta performance por meio de estratégias de gamification, na perspectiva dos Serious Games. Utilizará a gamificação por ser esta uma forma rápida e eficaz para trabalhar hard skills e soft skills que fazem parte da liderança de alta performance. O curso será vivencial, ou seja, os alunos irão participar das atividades para desenvolverem as competências em si mesmos ao mesmo tempo em que estudam a teoria e o embasamento para replicarem em suas equipes. Trabalhará competências como: pensamento estratégico, negociação e gestão de conflitos, relacionamento interpessoal, atuação em cenários de crise e tomada de risco.
O ambiente de negócios vem utilizando abordagens de jogos há mais tempo, conforme  Well (1990), os simuladores de negócios computacionais teve início na década de 50 a partir do uso deste tipo de ferramentas em jogos para treinamentos de guerras pelos militares. Essa abordagem foi logo adotada no campo das estratégias de negócios. Os populares Jogos de Empresas, comuns nos anos noventa, permanecem ativos nas escolas de Administração até os dias atuais.

Na área de Recursos Humanos, a gamificação encontrou terreno fértil no e-recruitment e, especialmente, em ações de seleção de candidatos. De acordo com Gama Filho (2012), simulações e jogos online buscam identificar o comportamento do candidato por meio de atitudes mensuráveis nas tomadas de decisões durante o jogo.

Entende-se ser eficaz o uso de estratégias de gamificação para treinamento de competências sofisticadas para liderança de alta performance, tendo em vista que os treinos convencionais não conseguem dar conta de cobrir a amplo espectro da parte cognitiva, emocional e comportamental/atitudinal que perfazem este processo de aquisição dessas competências. Assim, percebeu-se a importância das vivências e jogos que promovem a aquisição de tais competências de forma mais rápida e eficaz, tendo em vista que o curso será gamificado e vivencial do início ao fim e, suportado por teorias e metodologias que irão embasar a parte prática. Ademais, percebe-se que o mercado carece de cursos de extensão que atuam nessa direção, ofertando espaço para este tipo de treinamento.

Proporcionar a vivência de tomada de decisão na gestão de uma empresa em um ambiente simulado usando um game de Gestão Empresarial.

• Categoria: Extensão, Curso Novo

Curso voltado para profissionais de mercado que queiram desenvolver competências de liderança de alta performance. Donos de empresa e executivos do nível estratégico responsáveis por liderar equipes. Empreendedores inovadores que estão à frente de Startups de tecnologia e empresas inovadoras. Estudantes que buscam desenvolver tais competências. Profissionais da área de Treinamento e Desenvolvimento que buscam conhecer metodologias para aplicação de estratégias de gamificação.

• Local: Campus Monte Alegre
  • INSCREVA-SE

Profa. Dra. Myrt Thânia de Souza Cruz

Coordenadora do curso de Administração da PUC/SP. Psicóloga pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1998), Mestrado em Psicologia Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2001) e Doutorado em Ciências Sociais: Antropologia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2006). Atualmente é Professora Assistente Doutora do Departamento de Administração da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Ministra aulas para a graduação em Psicologia e Administração na mesma instituição. Atua como supervisora na Clínica Psicológica Ana Maria Poppovic.  Psicóloga Clínica com cerca de 20 anos de experiência. Possui clínica particular na região de Pinheiros, SP. Coordenou durante 8 anos o Serviço de Atendimento e Orientação Psicopadagógicos da FEA- PUC/SP, atendendo alunos, professores e funcionários da instituição, nas questões psicopadagógicas e clínicas.   Pesquisa e atua nas temáticas ligadas ao trabalho, como: saúde do trabalhador, qualidade de vida no trabalho, psicodinâmica do trabalho, gestão de pessoas, orientação profissional e de carreira. Atuou como Vice Coordenadora e, posteriormente, como Coordenadora do Curso de Administração da PUC/SP em diversas ocasiões. Atuou também como Vice Coordenadora do Curso Superior de Tecnologia em Gestão Ambiental da mesma instituição. Avaliadora da ANPAD, SEMEAD e ENAPEGS. Parecerista do Conselho de Ensino e Pesquisa da PUC/SP. Atuou como coordenadora da Área Epistemológica de Gestão de Pessoas do Departamento de Administração da PUC/SP. Atuou ainda como Coordenadora Geral dos Estágios da PUC/SP. Teve assento nos seguintes Conselhos Superiores da PUC/SP: Conselho de Ensino e Pesquisa, Câmara de Educação Continuada e Câmara de Graduação. Integrou o Comitê Assessor de novas tecnologias usadas na educação. Foi coordenadora acadêmica da Coordenadoria de Vestibulares e Concursos da PUC/SP. Atualmente exerce as seguintes funções: representante do Departamento de Administração no Comitê Interno de Pesquisa - PIBIC. Vice Coordenadora do Curso de Administração da PUC/SP. Docente de cursos de extensão em Gestão de Pessoas: Recrutamento e Seleção por Competências, Treinamento e Desenvolvimento, Gestão da Diversidade, Gestão de Conflitos e Negociação, Dinâmica de Grupo, dentre outros; Docente do Pós Graduação – Especialização em Gestão Social (PUC/SP) e do curso de Gestão de Negócios da Moda – SENAC. Tem experiência em docência nas disciplinas: Psicologia Aplicada à Administração, Gestão de Pessoas I, II e III; Evolução e Modelos de Gestão de Pessoas; Gestão de Pessoas para o curso de Ciências Contábeis; orienta Trabalho de Conclusão de Curso e Iniciação Científica em temáticas na Área de Recursos Humanos. Possui livros e artigos publicados na Área de Recursos Humanos e Psicologia Organizacional. Experiência em gestão e liderança.

Extensão, Curso Novo
Extensão, Curso Online, Curso Novo