AVISO

Neste período de quarentena, os cursos de especialização, MBA e extensão da PUC-SP estão sendo realizados remotamente com o uso de recursos digitais. Leia Mais

O curso em questão tem como foco prioritário trabalhar competências de liderança de alta performance por meio de estratégias de gamification, na perspectiva dos Serious Games. Utilizará a gamificação por ser esta uma forma rápida e eficaz para trabalhar hard skills e soft skills que fazem parte da liderança de alta performance. O curso será vivencial, ou seja, os alunos irão participar das atividades para desenvolverem as competências em si mesmos ao mesmo tempo em que estudam a teoria e o embasamento para replicarem em suas equipes. Trabalhará competências como: pensamento estratégico, negociação e gestão de conflitos, relacionamento interpessoal, atuação em cenários de crise e tomada de risco.
O ambiente de negócios vem utilizando abordagens de jogos há mais tempo, conforme  Well (1990), os simuladores de negócios computacionais teve início na década de 50 a partir do uso deste tipo de ferramentas em jogos para treinamentos de guerras pelos militares. Essa abordagem foi logo adotada no campo das estratégias de negócios. Os populares Jogos de Empresas, comuns nos anos noventa, permanecem ativos nas escolas de Administração até os dias atuais.

Na área de Recursos Humanos, a gamificação encontrou terreno fértil no e-recruitment e, especialmente, em ações de seleção de candidatos. De acordo com Gama Filho (2012), simulações e jogos online buscam identificar o comportamento do candidato por meio de atitudes mensuráveis nas tomadas de decisões durante o jogo.

Entende-se ser eficaz o uso de estratégias de gamificação para treinamento de competências sofisticadas para liderança de alta performance, tendo em vista que os treinos convencionais não conseguem dar conta de cobrir a amplo espectro da parte cognitiva, emocional e comportamental/atitudinal que perfazem este processo de aquisição dessas competências. Assim, percebeu-se a importância das vivências e jogos que promovem a aquisição de tais competências de forma mais rápida e eficaz, tendo em vista que o curso será gamificado e vivencial do início ao fim e, suportado por teorias e metodologias que irão embasar a parte prática. Ademais, percebe-se que o mercado carece de cursos de extensão que atuam nessa direção, ofertando espaço para este tipo de treinamento.

Proporcionar a vivência de tomada de decisão na gestão de uma empresa em um ambiente simulado usando um game de Gestão Empresarial.

• Categoria: Extensão, Curso Novo

Curso voltado para profissionais de mercado que queiram desenvolver competências de liderança de alta performance. Donos de empresa e executivos do nível estratégico responsáveis por liderar equipes. Empreendedores inovadores que estão à frente de Startups de tecnologia e empresas inovadoras. Estudantes que buscam desenvolver tais competências. Profissionais da área de Treinamento e Desenvolvimento que buscam conhecer metodologias para aplicação de estratégias de gamificação.

• Local: Campus Monte Alegre
  • INSCREVA-SE

Profa. Dra. Myrt Thânia de Souza Cruz

Psicóloga graduada pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Mestrado em Psicologia Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e Doutora em Ciências Sociais: Antropologia pela PUC/SP. Pesquisa e atua nas temáticas ligadas ao mundo do trabalho: saúde do trabalhador, burnout, qualidade de vida no trabalho, psicodinâmica do trabalho, gestão de pessoas. Pesquisa temáticas ligadas às questões raciais, em especial: racismo antinegro e anti indígena no Brasil; impactos do racismo na saúde mental e racismo epistêmico na Psicologia. Atua em serviço de atendimento psicológico voltado para população negra e indígena no âmbito da Clínica Psicológica da PUC/SP. Autora de livros e artigos na área.

Extensão, Curso de Férias, Curso Online, Curso Novo
Extensão, Curso de Férias, Remoto