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Apresentação
Neste período de quarentena, os cursos de especialização, MBA e extensão da PUC-SP estão sendo realizados remotamente com o uso de recursos digitais. Leia Mais
Neste período de quarentena, os cursos de
especialização, MBA e extensão da PUC-SP estão
sendo realizados remotamente com o uso de
recursos digitais.
Trata-se do mesmo curso presencial, mas com
atividades remotas síncronas. As aulas, em
tempo real, acontecem nos dias e horários
previstos por meio do uso de plataformas
digitais.
Os cursos foram planejados mantendo o mesmo
padrão de qualidade da PUC-SP. Não são cursos
na modalidade a distância (EAD). O professor
efetivamente ministra a aula, interagindo com
os alunos, o que significa que não são apenas
disponibilizados vídeos de aulas pré-gravadas
e de material padronizado.
Aproveite esse momento para desenvolver novas
competências num mundo em constante
transformação e cada vez mais digital.
A PUC-SP, em parceria com a Microsoft, oferece
todos os benefícios do pacote Office 365
Educacional sem nenhum custo adicional para
sua comunidade. O estudante interage direta e
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turma.
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futuro.
O curso em questão tem como foco prioritário trabalhar competências de liderança de alta performance por meio de estratégias de gamification, na perspectiva dos Serious Games. Utilizará a gamificação por ser esta uma forma rápida e eficaz para trabalhar hard skills e soft skills que fazem parte da liderança de alta performance. O curso será vivencial, ou seja, os alunos irão participar das atividades para desenvolverem as competências em si mesmos ao mesmo tempo em que estudam a teoria e o embasamento para replicarem em suas equipes. Trabalhará competências como: pensamento estratégico, negociação e gestão de conflitos, relacionamento interpessoal, atuação em cenários de crise e tomada de risco.
O ambiente de negócios vem utilizando abordagens de jogos há mais tempo, conforme Well (1990), os simuladores de negócios computacionais teve início na década de 50 a partir do uso deste tipo de ferramentas em jogos para treinamentos de guerras pelos militares. Essa abordagem foi logo adotada no campo das estratégias de negócios. Os populares Jogos de Empresas, comuns nos anos noventa, permanecem ativos nas escolas de Administração até os dias atuais.
Na área de Recursos Humanos, a gamificação encontrou terreno fértil no e-recruitment e, especialmente, em ações de seleção de candidatos. De acordo com Gama Filho (2012), simulações e jogos online buscam identificar o comportamento do candidato por meio de atitudes mensuráveis nas tomadas de decisões durante o jogo.
Entende-se ser eficaz o uso de estratégias de gamificação para treinamento de competências sofisticadas para liderança de alta performance, tendo em vista que os treinos convencionais não conseguem dar conta de cobrir a amplo espectro da parte cognitiva, emocional e comportamental/atitudinal que perfazem este processo de aquisição dessas competências. Assim, percebeu-se a importância das vivências e jogos que promovem a aquisição de tais competências de forma mais rápida e eficaz, tendo em vista que o curso será gamificado e vivencial do início ao fim e, suportado por teorias e metodologias que irão embasar a parte prática. Ademais, percebe-se que o mercado carece de cursos de extensão que atuam nessa direção, ofertando espaço para este tipo de treinamento.
Objetivos
Proporcionar a vivência de tomada de decisão na gestão de uma empresa em um ambiente simulado usando um game de Gestão Empresarial.
- Categoria: Extensão, Curso Novo
-
Público-alvo:
Curso voltado para profissionais de mercado que queiram desenvolver competências de liderança de alta performance. Donos de empresa e executivos do nível estratégico responsáveis por liderar equipes. Empreendedores inovadores que estão à frente de Startups de tecnologia e empresas inovadoras. Estudantes que buscam desenvolver tais competências. Profissionais da área de Treinamento e Desenvolvimento que buscam conhecer metodologias para aplicação de estratégias de gamificação.
- Duração: 32 horas
- Local: Campus Monte Alegre
- INSCREVA-SE

Profa. Dra. Myrt Thânia de Souza Cruz
Psicóloga graduada pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Mestrado em Psicologia Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e Doutora em Ciências Sociais: Antropologia pela PUC/SP. Pesquisa e atua nas temáticas ligadas ao mundo do trabalho: saúde do trabalhador, burnout, qualidade de vida no trabalho, psicodinâmica do trabalho, gestão de pessoas. Pesquisa temáticas ligadas às questões raciais, em especial: racismo antinegro e anti indígena no Brasil; impactos do racismo na saúde mental e racismo epistêmico na Psicologia. Atua em serviço de atendimento psicológico voltado para população negra e indígena no âmbito da Clínica Psicológica da PUC/SP. Autora de livros e artigos na área.
Corpo Docente
Se você deseja obter informações sobre algum professor, clique no nome desejado para acessar seu Currículo Lattes.
Coordenação
Profa. Dra. Myrt Thânia de Souza Cruz
Professores
Profa. Dra. Myrt Thânia de Souza Cruz
Prof. Me. Fernando Correa Grisi
Dados sujeitos a alterações.
Estrutura Didática
O curso será vivencial e gamificado, o que irá requerer do estudante visão e postura pro ativa para participar de todas as etapas propostas.
Flora (2014) argumenta que gamification se tornou uma prática emergente em diferentes segmentos de negócios, pois cria o ambiente de aprendizagem adequado, permitindo que se erre sem consequências reais ou desastrosas. Assim, espera-se utilizar tais estratégias para desenvolver competências que potencializam a liderança de cada participante.
Temas
- O futuro do Trabalho e as competências que serão exigidas para a liderança
- A nova gestão empresarial
- Soft Skills e a liderança do século XXI
- Teoria dos Jogos e Bases Epistemológicas para a Gamificação
- Game de Negócios - Fase 1
- Game de Negócios - Fase 2
- Gestão do Aprendizado e perfil de liderança
- Apresentação Final - Banca de “investidores”
Aprovação
Frequência mínima de 75% nas aulas ministradas e nota igual ou superior a 7.0.
Valores
Valor total do curso:
• Matrículas de 23/02 até 22/03/2021
Matrícula de R$ 439,00 + 3 mensalidades de R$ 439,00 (Abril a Junho)
Turmas e Horários
Início: 17 de abril de 2021
Término: 19 de junho de 2021
Horário: Sábado, das 9h às 13h
Inscrições
- Procedimentos de Matrícula:: após o preenchimento de sua inscrição será gerado automaticamente:
- Comprovante de Inscrição;
- Boleto bancário ou a opção por cartão de crédito para pagamento da matrícula;
- Em caso do responsável financeiro não ser o próprio aluno deverá ser assinado o TERMO DE ADITAMENTO AO CONTRATO DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS EDUCACIONAIS pelo efetivo responsável, cujo documento deverá ser solicitado pelo seguinte e-mail: outrasreceitas@pucsp.br e entregue pessoalmente nesse mesmo setor.
- Efetivação de matrícula: após o pagamento da primeira parcela do plano sua matrícula será efetivada.
Campus Monte Alegre
Documentos
- Cópia do CPF, RG e comprovante de residência (com CEP)
- Cópia autenticada do Diploma de Graduação para graduados e cópia autenticada do Histórico Escolar para graduandos
- 1 foto 3x4 recente
Os documentos deverão ser anexados no ato da inscrição. O aluno responsabiliza-se pela absoluta exatidão e veracidade dos documentos anexados no Portal de Inscrições. (Você poderá verificar os documentos pendentes acessando a Central do Candidato)
Observações Especiais
A REALIZAÇÃO DO CURSO ESTÁ SUJEITA A NÚMERO MÍNIMO DE MATRICULADOS.
Caso o curso não se viabilize, você será avisado (a) com antecedência à data prevista para o início das atividades. Somente neste caso, os valores pagos serão devolvidos.
Em caso de dúvidas entre em contato pelo e-mail: inscricaocogeae@pucsp.br
Matricule-se
- Categoria: Extensão, Curso Novo
-
Público-alvo:
Curso voltado para profissionais de mercado que queiram desenvolver competências de liderança de alta performance. Donos de empresa e executivos do nível estratégico responsáveis por liderar equipes. Empreendedores inovadores que estão à frente de Startups de tecnologia e empresas inovadoras. Estudantes que buscam desenvolver tais competências. Profissionais da área de Treinamento e Desenvolvimento que buscam conhecer metodologias para aplicação de estratégias de gamificação.
- Duração: 32 horas
- Local: Campus Monte Alegre
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