Apresentação

A relação ilustração, texto e leitura descreve um sistema de mobilidades que se opõe à estaticidade do ensino da leitura de textos ilustrados em que a palavra é o dominante e a norma, o que nos leva a interrogar: Como exercitar uma modalidade de leitura multidisciplinar endereçada à ilustração do livro que possa ampliar interpretações puramente simbólicas? Este curso, visa, primeiramente, a atender às necessidades dos profissionais da área editorial, educacional, dos mediadores em geral, ao oferecer-lhes modos e meios para exercitar uma leitura perceptiva de imagens fundamentada na visualidade, e que lhes propicie uma didática de aproximação ao texto ilustrado do livro infantil sustentada também na representação imagética, rompendo os padrões do código verbal exercidos sobre o código da imagem. Para consolidar esta abordagem, trazemos uma tipologia de teóricos internacionais especializados da Literatura Infantil: Maria Nikolajeva e Carole Scott (2001), que antecipam novos paradigmas de aplicação de categorias à leitura de livros ilustrados, além do teórico britânico David Lewis (2001). Este autor oferece-nos uma chave metodológica que exercita a articulação da escritura de certos organismos presentes no livro ilustrado infantil tomado como todo.

Sobre o Curso
  • Categoria: Extensão
  • Público-alvo:

    Designers, ilustradores, escritores, psicólogos, contadores de histórias, professores de Educação Infantil e Fundamental, mediadores de leitura como bibliotecários e interessados em geral.

  • Duração: 30 horas
  • Local: Campus Consolação - Unidade COGEAE
  • INSCREVA-SE

Cursos relacionados com inscrições abertas

Especialização
Especialização
Extensão, Curso Online
Especialização
Especialização
Especialização
Especialização
Especialização
Extensão, Curso Online
Menu
Educação
Continuada
J.PUC-SP
Sou PUC