Apresentação

A relação ilustração, texto e leitura descreve um sistema de mobilidades que se opõe à estaticidade do ensino da leitura de textos ilustrados em que a palavra é o dominante e a norma, o que nos leva a interrogar: Como exercitar uma modalidade de leitura multidisciplinar endereçada à ilustração do livro que possa ampliar interpretações puramente simbólicas? Este curso, visa, primeiramente, a atender às necessidades dos profissionais da área editorial, educacional, dos mediadores em geral, ao oferecer-lhes modos e meios para exercitar uma leitura perceptiva de imagens fundamentada na visualidade, e que lhes propicie uma didática de aproximação ao texto ilustrado do livro infantil sustentada também na representação imagética, rompendo os padrões do código verbal exercidos sobre o código da imagem. Para consolidar esta abordagem, trazemos uma tipologia de teóricos internacionais especializados da Literatura Infantil: Maria Nikolajeva e Carole Scott (2001), que antecipam novos paradigmas de aplicação de categorias à leitura de livros ilustrados, além do teórico britânico David Lewis (2001). Este autor oferece-nos uma chave metodológica que exercita a articulação da escritura de certos organismos presentes no livro ilustrado infantil tomado como todo.

Sobre o Curso
  • Categoria: Extensão
  • Público-alvo:

    Designers, ilustradores, escritores, psicólogos, contadores de histórias, professores de Educação Infantil e Fundamental, mediadores de leitura como bibliotecários e interessados em geral.

  • Duração: 30 horas
  • Local: Campus Consolação - Unidade COGEAE
  • INSCREVA-SE

Cursos relacionados com inscrições abertas

Extensão, Curso Novo
Extensão, Curso Novo
Extensão, Curso Novo
Especialização
Extensão, Curso Online, Curso Novo
Especialização
Especialização
Extensão, Curso Online
Especialização
Especialização
Extensão, Curso Online
Menu
Educação
Continuada
J.PUC-SP
Sou PUC