A violência doméstica contra a criança e o adolescente (VDCA) apresenta-se de múltiplas formas e é coberta por um manto de tabu e silêncio. Há um impacto direto dessa violência no desenvolvimento do educando, que é visível em seu comportamento e na aprendizagem. Há urgência em abordar o assunto dado o contexto e as questões sociais, econômicas e culturais que o envolvem. Formar profissionais preocupados com esse grave problema é o objetivo desse curso.

Os participantes do curso poderão atuar na prevenção do problema, na proteção às vítimas e no encaminhamento adequado em casos de suspeita, ajudando a romper o ciclo de violência que muitas vezes abrange todo o grupo familiar e social. A instituição escolar, para exercer a sua função social, pode engajar-se na prevenção e no encaminhamento do problema, e na criação de práticas curriculares pautadas nos direitos da criança e do adolescente.

Conhecer e construir práticas curriculares comprometidas com a justiça social, em especial no que diz respeito ao enfrentamento da violência doméstica contra a criança e o adolescente (VDCA) e da violência sexual intrafamiliar (VSI).

• Categoria: Extensão

O curso destina-se principalmente, mas não exclusivamente, a profissionais da educação (professores, coordenadores pedagógicos, gestores, inspetores de alunos, professores mediadores de conflitos e todos os educadores que têm convívio diário com a população assistida pela escola), do serviço social, da psicologia e da saúde que atuem direta ou indiretamente com crianças.

• Local: Campus Perdizes - Cogeae
  • INSCREVA-SEna lista de interesse

Profa. Dra. Branca Jurema Ponce

Graduada em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1975). Fez Mestrado (1989) e Doutorado (1997) em Educação (Currículo) pela mesma Universidade, onde é, desde 2004, professora Titular. Foi vice-reitora na gestão 2000-2004. É, atualmente, Vice-Coordenadora do Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo, onde foi Coordenadora na gestão 2013-2015. Atua na Linha de Pesquisa Políticas Públicas e Reformas Educacionais e Curriculares. Lidera o Grupo de Estudos e Pesquisa em Justiça Curricular (GEPEJUC) cadastrado no CNPq e sediado na PUC/SP. Membro da Comissão Editorial da Revista e-Curriculum (Qualis A2) e da Rede Freireana de Pesquisadores (www.redefreireana.com.br). Temas recorrentes: políticas públicas de currículo, tempo e educação escolar; currículo; políticas educacionais e práticas pedagógicas; ética, vida social e educação; educação em valores no currículo escolar, currículo e justiça social.