Educação Continuada

Apresentação

O italiano é uma língua de grande importância em diversas áreas do conhecimento, tais como: as Artes, as Letras, a Filosofia, a Sociologia, a Educação e o Direito. Nessa última, o italiano é de relevância fundamental, inclusive, porque o direito civil brasileiro adveio, em grande parte, do direito romano. Em virtude dessa sólida presença e considerável importância da língua italiana em vários setores, compreender textos escritos nesse idioma torna-se necessário para muitos profissionais e para estudantes de graduação e pós-graduação de diferentes áreas.
Levando em conta a forte presença do italiano no Brasil e a escassez de cursos de italiano como o da nossa proposta, a Pontifícia Universidade Católica de São Paulo oferece o curso de Italiano para fins específicos: leitura de textos acadêmicos.

O curso visa propiciar o conhecimento e a prática de estratégias de leitura que permitam aos aprendizes o desenvolvimento da compreensão escrita em italiano. Para tanto, serão trabalhados, nas aulas, textos de diferentes gêneros, e, particularmente, de textos acadêmicos, que serão selecionados com base, sobretudo, nas necessidades de aprendizagem, nos objetivos e nos interesses dos participantes.    


Objetivos

O objetivo geral do curso consiste em propiciar aos discentes o desenvolvimento da compreensão escrita em língua italiana, levando-os a adquirir conhecimentos léxico-gramaticais dessa língua e estratégias de leitura que lhes permitirão ler e compreender textos de suas respectivas áreas acadêmicas e/ou profissionais.

Sobre o Curso
  • Categoria: Extensão
  • Público-alvo:

    Alunos de graduação e pós-graduação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e de outras instituições de ensino superior os quais precisam ler textos acadêmicos em língua italiana, mas não têm, ainda, conhecimentos desse idioma.

  • Duração: 40 horas (4h online)
  • Local: Campus Monte Alegre
  • INSCREVA-SE
Professor em Destaque

Profa. Daniela Aparecida Vieira

Possui bacharelado e licenciatura em Letras (Italiano/Português) pela Universidade de São Paulo (USP), pós-graduação lato sensu (especialização) em Língua Portuguesa pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), mestrado em Letras (Língua, Literatura e Cultura Italianas) pela USP e doutorado na mesma área em que concluiu o mestrado. Tem experiência nas áreas de Educação e Letras. Na primeira, atua, há quinze anos, como professora de educação infantil. Na segunda, trabalha, há doze anos, como professora de língua italiana. Como pesquisadora da área de didática do italiano como língua estrangeira, atua, principalmente, nos seguintes temas: ensino-aprendizagem do italiano língua estrangeira; didatização de materiais para o ensino de línguas; materiais autênticos e didáticos. (Texto informado pelo autor)

Saiba Mais

Cursos relacionados com inscrições abertas

Especialização
Especialização
Especialização
Especialização
Extensão, Curso Online
Especialização
Especialização
Especialização
Especialização
Especialização
Extensão, Curso Online
Menu
Educação
Continuada
J.PUC-SP
Sou PUC