O estudo de experiências anômalas/religiosas tem atraído o interesse de um número cada vez maior de estudantes, acadêmicos e profissionais da Psicologia em particular e de outras áreas da saúde e da assistência social. Ao mesmo tempo em que há o reconhecimento de que tais experiências fazem parte do cotidiano e ajudam a delinear a subjetividade na constituição da identidade na assunção de práticas e de crenças religiosas, há preocupação com o fato de tal tema não ser, via de regra, abordado durante a formação em Psicologia e em áreas da saúde e da assistência social. Tal lacuna de discussão e informação a esse respeito deixa o campo aberto a especulações e apropriações indevidas de práticas e ideias. Vale lembrar que o Conselho Regional de Psicologia de São Paulo (6ª Região), preocupado com a prática profissional e com a extensão do fenômeno do fanatismo religioso na atualidade, tem se ocupado dessa discussão promovendo debates que visam esclarecer os limites entre a laicidade da Psicologia, o respeito à religiosidade como dimensão humana constitutiva da subjetividade e a garantia dos direitos fundamentais da pessoa humana. O estudo das experiências anômalas/religiosas também tem sido tema de discussão nos eventos científicos promovidos pelo GT “Psicologia da Religião” da ANPEPP (Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Psicologia).

O breve curso de extensão intitulado “Investigando o inefável: O estudo científico das experiências anômalas/religiosas” pretende colaborar para a ampliação e difusão do conhecimento da abordagem científica das experiências anômalas/religiosas no âmbito universitário brasileiro e constitui parte da estratégia para preparar o caminho para futuros cursos de aprofundamento e de especialização em pesquisas nessa temática.

Difundir informação a respeito da abordagem acadêmico-científica das experiências anômalas/religiosas de modo a promover o reconhecimento de sua importância para a constituição da subjetividade e estimular o aprofundamento de estudo.

• Categoria: Extensão

Graduandos (as) e graduados (as) em Psicologia e nas demais áreas de Saúde, de Educação e de Serviço Social, agentes pastorais e demais profissionais interessados (as) que estejam cursando ou tenham curso superior completo.

• Local: Campus Perdizes - Cogeae
  • INSCREVA-SEna lista de interesse

Profa. Dra. Fatima Regina Machado

Doutora em Psicologia (Psicologia Social) pela USP e Doutora em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP. Realizou estágio pós-doutoral no Programa de Estudos Pós-Graduados em Ciência da Religião (CRE) da PUC-SP, área de concentração: Estudos Empíricos da Religião; linha de pesquisa: Comportamentos e Representações Religiosas. Mestre em Ciências da Religião pela PUC-SP. Psicóloga pela UNIP. É pesquisadora do Laboratório de Psicologia Social da Religião e co-coordenadora e diretora científica do INTER PSI - Laboratório de Psicologia Anomalística e Processos Psicossociais, ambos os laboratórios pertencentes ao Departamento de Psicologia Social e do Trabalho do IP-USP. Colabora como pesquisadora no Grupo de Pesquisa Psicologia e Religião: Peculiaridades do CRE-PUC-SP É membro do Grupo de Trabalho "Psicologia & Religião" da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Psicologia (ANPEPP). Foi membro do Grupo de Trabalho Diversidade Epistemológica Não-Hegemônica em Psicologia, Laicidade e Diálogo com Saberes Tradicionais (DIVERPSI), alocado entre 2014 e 2016 no Núcleo de Métodos e Práticas Psicológicas do Conselho Regional de Psicologia de São Paulo (CRP-SP). É Membro da Comissão de Orientação e Fiscalização do CRP-SP.