Educação Continuada

AVISO

Neste período de quarentena, os cursos de especialização, MBA e extensão da PUC-SP estão sendo realizados remotamente com o uso de recursos digitais. Leia Mais

Este curso será o 1º de vários outros módulos que devem ser oferecidos ao longo do ano de 2020. Este módulo introdutório está focado no desenvolvimento do pensamento computacional, tomando por base a Cultura Maker. Ou seja, não trataremos programação pela programação, mas o desenvolvimento de estruturas lógicas que vão sendo organizadas no desenvolvimento de projetos que sejam significativos para os participantes e cuja programação possa se tornar algo útil, numa construção crescente de desafios de modo lúdico e muito interativo. A estrutura e a compreensão de algoritmos ocorrem de modo natural e divertido a partir do uso microcontroladores (como por exemplo, Arduino e Módulo Esp8266 Nodemcu para projetos em IoT) valendo-se de uma metodologia de desenvolvimento de projetos e sempre voltados a resolução de problemas reais. Todos os conceitos e estruturas logicas serão desenvolvidos de modo interativo e prático.

Este curso não exige nenhum pré-requisito para os participantes, todas as áreas serão bem vindas as atividades propostas e projetos podem abraçar desde ciências humanas com propostas do uso da tecnologia como meio de integração social e inclusão com projetos de controle e automação remota, voltados a área da saúde, ciências e engenharias e arte interativa. Todos terão uma formação técnica básica, sem complicações, para uso de ferramentas. O desenvolvimento de projetos será de modo coletivo e preferencialmente por equipes multidisciplinares aproveitando o que de melhor cada um pode oferecer.

Propiciar aos participantes o desenvolvimento do pensamento computacional e uma consequente alfabetização tecnológica por meio de codificações de sistemas digitais inteligentes e integrados à web, preparando o participante para compreender e desenvolver protótipos correlacionados a Internet das Coisas e da Industria e Educação 4.0.

• Categoria: Extensão, Curso Novo

Professores em diferentes áreas do conhecimento desde a escola básica até ensino superior, coordenadores pedagógicos, alunos de cursos de graduação, hobbystas e interessados em conhecer de modo prático e operacional sistemas digitais inteligentes de automação e controle, incluindo IoT.

• Local: Campus Consolação - Unidade Educação Continuada
  • INSCREVA-SE

Marisa Almeida Cavalcante

Professora Titular pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e Profa. do Departamento de Física da Universidade Federal do Amazonas com atuação no PPGECIM e MPEF. Com mestrado e doutorado na área Física Nuclear instrumental e dedicada a área de pesquisa em Ensino de Física e Ciências desde 1995. Coordenadora do grupo de pesquisa em Ensino de Física (GoPEF/PUCSP) e do laboratório de pesquisa UFAMakers da UFAM. Por habilidades técnicas desenvolvidas durante a vida acadêmica, desenvolve sistemas computadorizados de aquisição e análise de dados tanto para fins didáticos, como também na formação de recursos humanos nesta área específica. Uma eterna apaixonada pela educação e pelas maravilhas que o mundo tecnológico aliado a práticas pedagógicas inovadoras pode trazer na formação dos nossos jovens. Atualmente desenvolve pesquisas na área de ensino de Ciências com ênfase em Tecnologia Educacional, Automação com o Arduino e outros microcontroladores, uso do Scratch e outros softwares iconográficos, internet das coisas, cultura Maker no ensino, Física Moderna e Aprendizagem por Projetos.

Extensão, Curso de Férias, Curso Online, Curso Novo
Extensão, Curso de Férias, Remoto