Educação Continuada

Introdução à Filosofia da Religião

Extensão, On-line Síncrono, Curso Novo
12h

Apresentação

Assim como a política, a ciência e a arte, a religião é uma atividade cognitiva que busca representar a realidade. A crença religiosa origina-se das mais variadas justificativas: a experiência com o divino, milagres, leitura de livros sagrados, exemplos de piedade, deslumbre pela ordem da natureza, confiança em um ser supremo etc. Diante disso, a Filosofia da Religião busca analisar criticamente os fundamentos racionais (conceitos, proposições e argumentos) das crenças religiosas e ateias. Esse ramo da Filosofia investiga as razões que têm sido apresentadas para a crença em Deus, nos milagres, nas experiências religiosa e místicas, na vida após a morte, na existência do mal em um mundo criado por um Deus bom e benevolente e outros temas como a natureza da fé e sua relação com a razão, o pluralismo religioso e os conflitos/aproximações entre ciência e religião. O curso pretende refletir de forma introdutória alguns dos grandes temas da Filosofia da Religião.


Objetivos

a) Refletir sobre o método, objeto e os problemas da disciplina de Filosofia da Religião

b) Analisar criticamente alguns dos principais temas da Filosofia da Religião.

Diferenciais

O curso contará com três docentes experientes nas áreas de Filosofia da Religião e buscará apresentar de forma introdutória as razões que regem as chamadas crenças religiosas.

 

Sobre o Curso
  • Categoria: Extensão, On-line Síncrono, Curso Novo
  • Público-alvo:

    Todos os interessados no tema, sem pré-requisitos

  • Duração: 12h
  • Local: On-line Síncrono
  • INSCREVA-SEna lista de interesse
Professor em Destaque

Prof. Dr. Andrei Venturini Martins

ANDREI VENTURINI MARTINS é doutor em Filosofia (2011) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Atualmente é professor no INSTITUTO FEDERAL DE SÃO PAULO (IFSP), coordenador do Núcleo de Estudos Agostinianos, vinculado ao Laboratório de Política, Comportamento e Mídia da Fundação São Paulo/PUC-SP – LABÔ, membro da Associação Brasileira de Filosofia da Religião (ABFR). É autor do comentário e tradução da obra Discurso da Reforma do Homem Interior, de Cornelius Jansenius (Ed. Filocalia, 2016) e dos seguintes livros: Do Reino Nefasto do Amor Próprio: a origem do mal em Blaise Pascal (Ed. Filocalia, 2018); A verdade é Insuportável: ensaios sobre a hipocrisia (Ed. Filocalia, 2019); Joaquim Nabuco: um abolicionista liberal do Brasil (É Realizações, 2021); Santo Agostinho: pensador da graça, de Antony Dupont (Organizador e tradutor, Ed. Filocalia, prelo).

 

Email: dreivm@hotmail.com
Instagram: @andreiventurinimartins

 

Saiba Mais
Professor em Destaque

Prof. Dr. Ricardo Vinicius Ibañez Mantovani

RICARDO VINÍCIUS IBAÑEZ MANTOVANI possui bacharelado em Filosofia pela Universidade de São Paulo (2009), Licenciatura em Filosofia pela Universidade de São Paulo (2009), Mestrado em Filosofia pela Universidade de São Paulo (2014), Doutorado em Filosofia pela Universidade de São Paulo (2019) e Pós-Doutorado em Filosofia pelo LABÔ/PUC-SP (2022). É autor de "Limites da apologia cristã" (São Paulo: Garimpo Acadêmico, 2016) e "10 lições sobre Pascal" (Petrópolis: Vozes, 2017), além de capítulos de livros e artigos científicos. Suas pesquisas concentram-se sobre: filosofia política; século XVII; cristianismo; apologética; ceticismo. Atua como docente na graduação e na pós-graduação (Ética e Filosofia Política/lato-senso) da Faculdade de Filosofia e Teologia Paulo VI, na rede SESI de ensino, além de ser coordenador do Núcleo de Ateísmo e Apologética e pesquisador do Núcleo de Estudos Agostinianos, ambos do Laboratório de Política, Comportamento e Mídia - LABÔ/PUC-SP.

Professor em Destaque

Prof. Dr. Carlos Alberto Araújo de Sousa

CARLOS ALBERTO ARAÚJO DE SOUSA é estre em Ciências da Religião (2001) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) e graduado em Filosofia e complementação em História pela Centro Universitário Assunção. É pesquisador do Núcleo de Estudos Agostinianos e do núcleo Ateísmo e apologética do Laboratório de Política, Comportamento e Mídia da Fundação São Paulo/PUC – LABÔ. Professor de Filosofia no Instituto Teológico Maria Mater Ecclesiae e no Instituto de Filosofia Padre Eugênio Inverardi.

Cursos relacionados com inscrições abertas

Extensão, Curso Novo, Presencial
Extensão, Curso Novo, Presencial
Extensão, Curso Novo, Presencial
Extensão, On-line Síncrono
Extensão, On-line Síncrono
Extensão, Curso Novo, Presencial
Extensão, Curso Novo, Presencial
Extensão, On-line Síncrono, Curso Novo
Extensão, Presencial
Menu
Educação
Continuada
J.PUC-SP
Sou PUC