Educação Continuada
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Introdução a Educação Gamificada
Apresentação
A gamificação, que consiste no uso de elementos de jogos em contextos fora do puro entretenimento, apareceu na última década como uma novidade capaz de engajar e fazer com que as pessoas se motivarem em uma série de atividades. Rapidamente ela se expandiu por diversas áreas, de recursos humanos a negócios, chegando eventualmente na educação.
A gamificação no contexto educacional traz ferramentas para tornar as aulas de professores mais inovativas, lúdicas e permitir que os alunos se sintam mais motivados e engajados.
Para utilizar a gamificação, no entanto, os educadores devem aliar uma base teórica com uma prática significativa, entendendo como criar e utilizar recursos educacionais gamificados.
O curso propõe uma jornada muito prática, passando por vários ciclos de produção de gamificação, de gamificações analógicas até digitais, focando em ferramentas gratuitas.
Evitando ferramentas e conhecimentos genéricos, o curso foca em aumentar o repertório dos alunos através de uma curadoria criteriosa de conteúdo.
Que tal aprender sobre gamificação de maneira gamificada?
Objetivos
Fornecer uma introdução a teoria com prática significativa e subsídios para o planejamento de gamificações em contexto educacional.
Diferenciais do curso
Ensinar gamificação em uma estrutura gamificada prática; Fornecer exemplos práticos de gamificação; Curadoria criteriosa de métodos e ferramentas.
- Categoria: Extensão, Curso Novo, Presencial
-
Público-alvo:
Professores, Coordenadores, Diretores, pesquisadores, universitários e profissionais interessados na concepção, desenvolvimento e aplicação de gamificações para educação
- Duração: 12 horas
- Local: Campus Monte Alegre
- INSCREVA-SEna lista de interesse

Prof. Me. Murilo Henrique Barbosa Sanches
Formado em Jogos Digitais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e Mestre pela mesma instituição, tendo pesquisado jogos e educação. Professor universitário no curso Jogos Digitais da FIAP, professor de Ensino Técnico no curso de Programação de Jogos Digitais na FECAP e professor convidado na Pós-Graduação da PUC-SP. Tem experiência como professor e Coordenador de Pesquisa e Desenvolvimento na Casa de Makers, criando produtos educacionais. Experiência em formações e capacitações de educadores em aprendizagem criativa e educação maker. Co-fundador e Coordenador da empresa Colmeia Educacional, criando cursos presenciais, online e produtos educacionais. Pesquisador sobre educação e sua relação com jogos e novas tecnologias.
Corpo Docente
Se você deseja obter informações sobre algum professor, clique no nome desejado para acessar seu Currículo Lattes.
Coordenação
Prof. Dr. David de Oliveira Lemes
Professores
Prof. Me. Murilo Henrique Barbosa Sanches
Dados sujeitos a alterações.
Estrutura Didática
01 - Introdução
-
O que é gamificação: histórico e aplicabilidade;
-
O que não é gamificação:
-
diferenças para outras metodologias;
-
Elementos básicos dos jogos;
-
Criação de protótipos de gamificação;
-
Imersão em gamificações.
02 - Ferramentas
-
Ferramentas para gamificação;
-
Experimentação;
-
Produção de planejamento de gamificação com alguma das ferramentas indicadas.
03 - Concepção, Planejamento e Produção de Gamificações
-
Estudos de caso;
-
Colocando a mão na massa!
-
Compartilhamento de projetos;
-
Como seguir estudando?
-
Gamificação como um processo iterativo;
-
Próximos passos.
Inscrições
- Procedimentos de Matrícula:: após o preenchimento de sua inscrição será gerado automaticamente:
- Comprovante de Inscrição;
- Boleto bancário ou a opção por cartão de crédito para pagamento da matrícula;
- Em caso do responsável financeiro não ser o próprio aluno deverá ser assinado o TERMO DE ADITAMENTO AO CONTRATO DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS EDUCACIONAIS pelo efetivo responsável, cujo documento deverá ser solicitado pelo seguinte e-mail: outrasreceitas@pucsp.br e entregue pessoalmente nesse mesmo setor.
- Efetivação de matrícula: após o pagamento da primeira parcela do plano sua matrícula será efetivada.
Documentos
- Cópia do CPF, RG e comprovante de residência (com CEP)
- Cópia autenticada do Diploma de Graduação para graduados e cópia autenticada do Histórico Escolar para graduandos
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Os documentos deverão ser anexados no ato da inscrição. O aluno responsabiliza-se pela absoluta exatidão e veracidade dos documentos anexados no Portal de Inscrições. (Você poderá verificar os documentos pendentes acessando a Central do Candidato). Regras para entrega de Diplomas de outros países: Os diplomas de Graduação obtidos no exterior, obrigatoriamente, serão aceitos somente após revalidação/reconhecimento no Brasil, seguindo a legislação vigente.
Observações Especiais
A REALIZAÇÃO DO CURSO ESTÁ SUJEITA A NÚMERO MÍNIMO DE MATRICULADOS.
Caso o curso não se viabilize, você será avisado (a) com antecedência à data prevista para o início das atividades. Somente neste caso, os valores pagos serão devolvidos.
Em caso de dúvidas entre em contato pelo e-mail: inscricaocogeae@pucsp.br
- Categoria: Extensão, Curso Novo, Presencial
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Público-alvo:
Professores, Coordenadores, Diretores, pesquisadores, universitários e profissionais interessados na concepção, desenvolvimento e aplicação de gamificações para educação
- Duração: 12 horas
- Local: Campus Monte Alegre
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