O curso de Introdução ao Planejamento e Projeto de Aeroportos foi concebido e estruturado para fornecer uma visão abrangente do programa e composição dos sítios aeroportuários, noções de arranjo, interfaces entre seus componentes, aspectos geométricos, fluxos, interpretação normativa e legislativa aplicáveis ao setor, aspectos de segurança, dimensionamento, design e integração intermodal com ênfase na infraestrutura lado terra. Na experiência brasileira a prática do planejamento e projetos aeroportuários até o momento foi dominada por empresas e profissionais que atuaram direta ou indiretamente com o desenvolvimento dos aeroportos nacionais e formaram internamente os profissionais que retém esta especialização.

Poucos ainda são os cursos que se dedicam a fornecer este conhecimento que geralmente se estende por longos programas curriculares, com foco parcial e extremamente tecnicista. Até bem pouco tempo empresas de engenharia especializada em transportes forneciam serviços para um único operador e cliente: a INFRAERO – Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária criada na década de 1970. Com a criação da ANAC – Agência Reguladora da Aviação Civil, que deu início ao processo de concessão dos aeroportos brasileiros em 2011, novos operadores passaram a se interessar pela administração da infraestrutura aeroportuária nacional. Até o momento foram concessionados em torno de 20 aeroportos para empresas de diversas nacionalidades.

Os novos projetos estão sendo desenvolvidos por empresas brasileiras de arquitetura e engenharia que já haviam atuado ou passaram a atuar neste cenário, necessitando cada vez mais de profissionais multidisciplinares capazes de interpretar as novas tendências de filosofia e estratégias operacionais dos concessionários, avanço técnico, aspectos legais e culturais brasileiros, tecnologias construtivas dentro de prazos exíguos determinados pelos atrasos de investimentos no setor que já somam aproximadamente 20 anos. A próxima rodada de leilão disponibilizará mais 22 aeroportos à concessão privada no formato de grupos regionais. Na sequência prevê-se que o restante da malha aeroportuária brasileira seja preparada para novas concessões.

O curso fornecerá uma visão introdutória ao planejamento e projeto aeroportuário e o preparo do profissional ao início da atuação em equipes multidisciplinares voltadas a esta atividade.

• Categoria: Extensão

Alunos, profissionais arquitetos e engenheiros e demais técnicos interessados em se inserir direta ou indiretamente no ambiente multidisciplinar do setor aeroportuário.

• Local: Campus Consolação - Unidade COGEAE
  • INSCREVA-SE

Profa. Ma. Liliana Lasalvia

Arquiteta e Urbanista, graduada pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Mackenzie, 1986; cursos de especialização em aeroportos no Instituto Tecnológico da Aeronáutica – ITA, 2003; com Mestrado em Planejamento Urbano pela Universidade de São Paulo, autora da dissertação: “ A cidade de Guarulhos e o aeroporto”, 2006, e MBA em gerenciamento de projetos pela FGV, 2011. Atualmente sócia diretora da AADU Estúdio, empresa de arquitetura com foco nos segmentos aeroportuário e metro-ferroviário, indústrias e comércio de grande porte. Desempenha as atividades de criação e desenvolvimento de projetos arquitetônicos em todas as suas fases, consultorias técnicas, gestão de projetos e contratos multidisciplinares e atendimento técnico à obra. Destaque para os estudos de viabilidade para o pré-leilão dos aeroportos de Salvador, Porto Alegre, Fortaleza e Florianópolis para a AVIALLINCE, Aprovação na ANAC do Aeroporto de Florianópolis - Zurich, Participação no projeto Executivo do Aeroporto de Salvador – Vinci; Estudos de pré-leilão dos Aeroportos do Centro Oeste – SOCICAM. Estudos de pré-leilão aeroportos de Maceió, Juazeiro do Norte, Campina Grande – Vinci, Projeto executivo do Aeroporto de Ilhéus – BA. Coautoria e docência do Curso Básico de Gerenciamento de Empreendimentos de Grande Porte – PINI. Foi coordenadora de projetos e contratos com destaque para os seguintes trabalhos: Coautoria, desenvolvimento e atendimento à obra do Aeroporto Internacional de São Gonçalo do Amarante – Natal - INFRAMÉRICA; planejamento e monitoramento do projeto e implantação da Linha 13 – CPTM; Implantação da metodologia de controle e fiscalização das estações metroviárias da linha 5 – lilás – METROPOLITANO DE SÃO PAULO, Concepção e desenvolvimento do projeto de arquitetura e gestão do contrato de reforma do Terminal 1 de passageiros – Aeroporto de Confins – MG - INFRAERO; desenvolvimento do projeto e gestão contratual dos mercados: atacadista Maxxi Campo Grande e Hipermercado Campo Grande – WALMART; concepção, desenvolvimento e gestão contratual dos planos diretores dos aeroportos: Recife, Fortaleza, Parnaíba, Teresina, Juazeiro do Norte e Petrolina – INFRAERO; criação, desenvolvimento e gestão dos projetos de arquitetura para as edificações das seguintes refinarias: Cacimbas, Regap, Replan, Repar – PETROBRÁS; concepção, desenvolvimento e coordenação multidisciplinar do projeto de reforma do terminal de passageiros do Aeroporto de Fortaleza; concepção, desenvolvimento e coordenação multidisciplinar do projeto de reforma do terminal de passageiros do Aeroporto de Aracajú – INFRAERO. Desempenhou a fiscalização do projeto de arquitetura do terminal de passageiros 3 do Aeroporto Internacional de Guarulhos – SP pela INFRAERO de 1999 a 2004.