Apresentação

AVISO

Neste período de quarentena, os cursos de especialização, MBA e extensão da PUC-SP estão sendo realizados remotamente com o uso de recursos digitais. Leia Mais

O curso de Introdução ao Planejamento e Projeto de Aeroportos foi concebido e estruturado para fornecer uma visão abrangente do programa e composição dos sítios aeroportuários, noções de arranjo, interfaces entre seus componentes, aspectos geométricos, fluxos, interpretação normativa e legislativa aplicáveis ao setor, aspectos de segurança, dimensionamento, design e integração intermodal com ênfase na infraestrutura lado terra. Na experiência brasileira a prática do planejamento e projetos aeroportuários até o momento foi dominada por empresas e profissionais que atuaram direta ou indiretamente com o desenvolvimento dos aeroportos nacionais e formaram internamente os profissionais que retém esta especialização.

Poucos ainda são os cursos que se dedicam a fornecer este conhecimento que geralmente se estende por longos programas curriculares, com foco parcial e extremamente tecnicista. Até bem pouco tempo empresas de engenharia especializada em transportes forneciam serviços para um único operador e cliente: a INFRAERO – Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária criada na década de 1970. Com a criação da ANAC – Agência Reguladora da Aviação Civil, que deu início ao processo de concessão dos aeroportos brasileiros em 2011, novos operadores passaram a se interessar pela administração da infraestrutura aeroportuária nacional. Até o momento foram concessionados em torno de 20 aeroportos para empresas de diversas nacionalidades.

Os novos projetos estão sendo desenvolvidos por empresas brasileiras de arquitetura e engenharia que já haviam atuado ou passaram a atuar neste cenário, necessitando cada vez mais de profissionais multidisciplinares capazes de interpretar as novas tendências de filosofia e estratégias operacionais dos concessionários, avanço técnico, aspectos legais e culturais brasileiros, tecnologias construtivas dentro de prazos exíguos determinados pelos atrasos de investimentos no setor que já somam aproximadamente 20 anos. A próxima rodada de leilão disponibilizará mais 22 aeroportos à concessão privada no formato de grupos regionais. Na sequência prevê-se que o restante da malha aeroportuária brasileira seja preparada para novas concessões.

O curso fornecerá uma visão introdutória ao planejamento e projeto aeroportuário e o preparo do profissional ao início da atuação em equipes multidisciplinares voltadas a esta atividade.

Sobre o Curso
  • Categoria: Extensão
  • Público-alvo:

    Alunos, profissionais arquitetos e engenheiros e demais técnicos interessados em se inserir direta ou indiretamente no ambiente multidisciplinar do setor aeroportuário.

  • Duração: 40 horas
  • Local: Campus Consolação - Unidade COGEAE
  • INSCREVA-SEna lista de interesse
Professor em Destaque

Profa. Ma. Liliana Lasalvia

Arquiteta e Urbanista, graduada pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Mackenzie, 1986; cursos de especialização em aeroportos no Instituto Tecnológico da Aeronáutica – ITA, 2003; com Mestrado em Planejamento Urbano pela Universidade de São Paulo, autora da dissertação: “ A cidade de Guarulhos e o aeroporto”, 2006, e MBA em gerenciamento de projetos pela FGV, 2011. Atualmente sócia diretora da AADU Estúdio, empresa de arquitetura com foco nos segmentos aeroportuário e metro-ferroviário, indústrias e comércio de grande porte. Desempenha as atividades de criação e desenvolvimento de projetos arquitetônicos em todas as suas fases, consultorias técnicas, gestão de projetos e contratos multidisciplinares e atendimento técnico à obra. Destaque para os estudos de viabilidade para o pré-leilão dos aeroportos de Salvador, Porto Alegre, Fortaleza e Florianópolis para a AVIALLINCE, Aprovação na ANAC do Aeroporto de Florianópolis - Zurich, Participação no projeto Executivo do Aeroporto de Salvador – Vinci; Estudos de pré-leilão dos Aeroportos do Centro Oeste – SOCICAM. Estudos de pré-leilão aeroportos de Maceió, Juazeiro do Norte, Campina Grande – Vinci, Projeto executivo do Aeroporto de Ilhéus – BA. Coautoria e docência do Curso Básico de Gerenciamento de Empreendimentos de Grande Porte – PINI. Foi coordenadora de projetos e contratos com destaque para os seguintes trabalhos: Coautoria, desenvolvimento e atendimento à obra do Aeroporto Internacional de São Gonçalo do Amarante – Natal - INFRAMÉRICA; planejamento e monitoramento do projeto e implantação da Linha 13 – CPTM; Implantação da metodologia de controle e fiscalização das estações metroviárias da linha 5 – lilás – METROPOLITANO DE SÃO PAULO, Concepção e desenvolvimento do projeto de arquitetura e gestão do contrato de reforma do Terminal 1 de passageiros – Aeroporto de Confins – MG - INFRAERO; desenvolvimento do projeto e gestão contratual dos mercados: atacadista Maxxi Campo Grande e Hipermercado Campo Grande – WALMART; concepção, desenvolvimento e gestão contratual dos planos diretores dos aeroportos: Recife, Fortaleza, Parnaíba, Teresina, Juazeiro do Norte e Petrolina – INFRAERO; criação, desenvolvimento e gestão dos projetos de arquitetura para as edificações das seguintes refinarias: Cacimbas, Regap, Replan, Repar – PETROBRÁS; concepção, desenvolvimento e coordenação multidisciplinar do projeto de reforma do terminal de passageiros do Aeroporto de Fortaleza; concepção, desenvolvimento e coordenação multidisciplinar do projeto de reforma do terminal de passageiros do Aeroporto de Aracajú – INFRAERO. Desempenhou a fiscalização do projeto de arquitetura do terminal de passageiros 3 do Aeroporto Internacional de Guarulhos – SP pela INFRAERO de 1999 a 2004.

Cursos relacionados com inscrições abertas

Extensão, Curso Novo
Extensão, Curso Novo
Extensão, Curso Novo
Extensão, Curso Novo
Extensão, Curso Online
Especialização, Curso Novo
Extensão, Curso Novo
Extensão, Curso Online, Curso Novo
Especialização
Especialização
Especialização
Especialização
Especialização
Extensão, Curso Online
Menu
Educação
Continuada
J.PUC-SP
Sou PUC