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Internet das Coisas
Apresentação
Este curso tem como propósito contribuir para a formação de profissionais que serão capacitados para atuarem em projetos no âmbito de Internet das Coisas. Fornece uma visão geral do paradigma de Internet das Coisas: as principais arquiteturas, os protocolos e os requisitos de implementação no patamar de infraestrutura. Oferece o embasamento teórico e prático necessário para que ele compreenda e atue em projetos de pequeno, médio e grande porte no âmbito de Internet das Coisas.
Desta maneira, aborda aspectos teóricos e técnicos mediante o desenvolvimento de uma solução real que faça uso de placas, sensores e atuadores; de uma plataforma de computação em nuvem (cloud computing) e de protocolos de Internet das Coisas.
Objetivos
Entender as principais arquiteturas e protocolos de Internet das Coisas; identificar os requisitos de implementação em nível de infraestrutura; implementar uma solução real que faça uso de: placas, sensores e atuadores IoT, uma plataforma de computação em nuvem, um protocolo IoT, infraestrutura de rede.
- Categoria: Extensão, Presencial
-
Público-alvo:
Professores, pesquisadores, universitários e profissionais interessados na concepção, desenvolvimento, gestão e avaliação de projetos no âmbito da Internet das Coisas.
- Duração: 30 horas
- Local: Campus Consolação - Marquês de Paranaguá
- INSCREVA-SEna lista de interesse

Nicholas Serrano
Especialista transformação digital est há mais de 20 anos envolvido em projetos de IT e inovação, atualmente é head de plataformas digitais da Editora Caras.Cursou engenharia na Escola Politécnica (USP), é Economista (FEA-USP) e posgraduado em Global Management (MBS). Liderou projetos de integração e mobilidade utilizando SAP Netweaver em grandes empresas da América do Sul. Atuou na criação e lançamento do portal UOL (1997) coordenando o desenvovimento de aplicações de e-commerce, gestão de conteúdo e assinaturas. Co-fundador da E-systems Consulting (LuminaAmericas Inc), liderou projetos para clientes globais como Nike, Carrier, MSN, Kraft Foods entre outros e implantou projetos digitais de grande porte no Brasil. Atuou como Diretor de Plaformas Digitais no Grupo Estado (Estadao.com) durante 8 anos, sendo responsável pelo lançamento dos primeiros Apps de notícias para Mobile e Tablet no Brasil.
Corpo Docente
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COORDENADOR
Prof. Dr. David de Oliveira Lemes
PROFESSOR
Dados sujeito a alterações.
Estrutura Didática
Clique nos módulos e conheça os temas abordados em cada um deles.
Introdução
- Introdução a IoT
- Principais características
- Motivação
- Dispositivos
- De vestir - wearables
- Edifícios inteligentes - domótica
- Robôs e drones
- Sistemas embutidos
Placas IoT
- Arduino, Raspberry Pi, Intel Galileo, Intel Edison
- Especificações
- Avaliação: microcontrolador vs processador, E/S digital vs analógica, consumo energético, SO.
- Comparativa
- Sensores IoT
Casos de uso: cidades inteligentes
- Casos de uso, cenários e aplicações: Smart Cities
- Definição e características
- Sistemas de transporte - Intelligent Transportation Systems
- Monitoramento ambiental
- Área da saúde - Healthcare Smart Systems
- Automação predial e residencial - Home Automation
- Sistemas elétricos - Smart Lighting
- Área industrial - IIoT - Industry 4.0
- Exemplos
- Plataformas de middleware para smart cities
Kaa
SOFIA
FIWARE
CityHub
Plataforma de Desenvolvimento
- Requisitos, Arquitetura e Infraestrutura de IoT
- Plataformas de desenvolvimento - métodos de programação
- IDE Arduino
- Intel XDK
- Eclipse com Intel IoT SDK
- Desenvolvimento com Linux na própria placa
Plataforma Arduino
- Origem do Projeto
- Família de Placas e suas diferenças
- Raio-X do Arduino Uno e Arduino Mega
- Shields e suas aplicações
- Sensores - Como funcionam
- Dispositivos de Comunicação para IoT
- Configuração inicial do Arduino Uno
- Ambiente desenvolvimento (Arduino IDE)
- Linguagem de programação Arduino
- Protótipos de Exemplo:
- o Projeto 1: Hello World no Arduino (usando um LED)
o Projeto 2: Leitura de Entrada Digital - On/Off
o Projeto 3: Leitura de Entrada Analógica - Termostato e Luminosidade
o Projeto 4: Conectando Arduino com Internet - via WiFi
o Projeto 5: Conectando Arduino com Internet - via Celular - Vantagens e desvantagens do Arduino
Protocolos IoT
- Protocolos IoT
- Protocolo de gerenciamento de dispositivos IoT: OMA LWM2M - OMA Lightweight M2M
- Protocolos de comunicação
- CoAP - Constrained Application Protocol
- Paradigma PUB-SUB
- MQTT - Message Queue Telemetry Transport
- Prática: Conexão com servidor MQTT
Computação em nuvem I loT
- Cloud Computing
- Características e benefícios
- Modelos de serviços (IaaS, PaaS, SaaS)
- Modelos de implementação (pública, privada, community, híbrida)
- Modelo de referência
- Principais provedores (Amazon, Microsoft Azure, Google App Engine)
- Principais implementações (OpenStack, CloudStack)
REST
JSON/XML
Prática:
NodeRed
Tecnologias de comunicação
- Redes sem fio, Rede de Sensores e Tecnologias de Comunicação e Segurança
- WPAN - Wireless Personal Area Network
- Bluetooth LE
- ZigBee
- 6loWPAN IEEE 802.15.4
- WLAN - Wireless Local Area Network
- IEEE 802.11a/b/g/n/ac
- Redes mesh IEEE 802.11s
- LPWAN - Low Power Wide Area Network - LPWAN
- LoRaWAN
- SIGFOX
Segurança em IoT
- Riscos
- Contramedidas
- Casos famosos
Apresentação do projeto final
- Definição do tema do projeto final com o professor
- Proposta de arquitetura de implementação, justificando a escolha de: placa, protocolo e infraestrutura de comunicação
- Desenvolvimento do projeto final
- Uso das ferramentas/protocolos analisados e desenvolvimento de código
- Apresentação e avaliação do projeto final
Aprovação
Frequência mínima de 75% nas aulas ministradas e nota igual ou superior a 7,0.
Inscrições
- Procedimentos de Matrícula: após o preenchimento de sua inscrição será gerado automaticamente:
- Comprovante de Inscrição;
- Boleto bancário ou a opção por cartão de crédito para pagamento da matrícula.
- Em caso do responsável financeiro não ser o próprio aluno deverá ser assinado o TERMO DE ADITAMENTO AO CONTRATO DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS EDUCACIONAIS pelo efetivo responsável, cujo documento deverá ser solicitado pelo seguinte e-mail: contasareceber@fundasp.org.br e entregue pessoalmente nesse mesmo setor.
- Efetivação de matrícula: após o pagamento da primeira parcela do plano sua matrícula será efetivada.
Documentos
- Cópia do CPF, RG e comprovante de residência (com CEP)
- Cópia autenticada do Diploma de Graduação para graduados e cópia autenticada do Histórico Escolar para graduandos
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Os documentos deverão ser anexados no ato da inscrição. O aluno responsabiliza-se pela absoluta exatidão e veracidade dos documentos anexados no Portal de Inscrições. (Você poderá verificar os documentos pendentes acessando a Central do Candidato). Regras para entrega de Diplomas de outros países: Os diplomas de Graduação obtidos no exterior, obrigatoriamente, serão aceitos somente após revalidação/reconhecimento no Brasil, seguindo a legislação vigente.
Observações Especiais
A REALIZAÇÃO DO CURSO ESTÁ SUJEITA A NÚMERO MÍNIMO DE MATRICULADOS.
Caso o curso não se viabilize, você será avisado (a) com antecedência à data prevista para o início das atividades. Somente neste caso, os valores pagos serão devolvidos.
Em caso de dúvidas entre em contato pelo e-mail: inscricaosaecontinuada@pucsp.br
- Categoria: Extensão, Presencial
-
Público-alvo:
Professores, pesquisadores, universitários e profissionais interessados na concepção, desenvolvimento, gestão e avaliação de projetos no âmbito da Internet das Coisas.
- Duração: 30 horas
- Local: Campus Consolação - Marquês de Paranaguá
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