Apresentação

O Curso é inspirado na fala do legendário cracker e hoje celebrado autor Kevin Mitnick - “O fator humano é o elo mais fraco da segurança”- publicada no livro A Arte de Enganar, e destina-se aos interessados nos temas Segurança Cibernética, Vazamento de Informações Confidenciais, Espionagem e Contraespionagem, diferenciando-se pela abordagem comportamental em detrimento da tecnológica, revelando como são exploradas as vulnerabilidades humanas e como estas podem ser perigosamente utilizadas contra nossos interesses por competidores desleais e antiéticos, cyber criminosos e terroristas.
O Laboratório de Cyber Segurança da PUC foi buscar no mercado de consultores um profissional oriundo da inteligência governamental que nos respondesse ao seguinte questionamento: “num ambiente de muita competição e de crescente tensão cibernética, para além da TI, qual é a ameaça mais presente que assombra as sociedades livres?” assim, trouxemos o Coronel da Inteligência Militar Eugênio Moretzsohn, Professor e palestrante voluntário da Virada Tecnológica em 2017, que explora com rara habilidade o mundo das fragilidades humanas e seu enorme potencial para gerar crises. Segundo Moretzsohn, “Mitnick nos ensinou que a condição humana é a nossa maior fragilidade; concordo, mas, modestamente, acredito que ela é, também, nossa maior fortaleza”.
O Curso tratará desta ambiguidade: apesar da tecnologia de segurança, segredos industriais, científicos, diplomáticos e militares continuam mudando indevidamente de mãos porque alguém, em algum lugar, comete um erro; quais são as técnicas mais utilizadas na espionagem científica, empresarial e de estado, e como se proteger dessas ações, salvaguardando os conhecimentos sensíveis, mitigando riscos de segurança e utilizando nossa capacidade criativa, são alguns dos conteúdos deste curso que mergulha sem restrições nem pudores nestes temas atuais e instigantes.


Objetivos

  • Apresentar modernas técnicas de interação humana utilizadas pela inteligência e pela Espionagem para a obtenção de informações protegidas, em plena 4ª Revolução Industrial;
  • Discorrer sobre as técnicas de Contrainteligência e Contraespionagem na proteção de nossos ativos materiais e imateriais, e sobre como anular as ações da Inteligência e da Espionagem hostis;
  • Sensibilizar as pessoas para a necessidade de aprender e aplicar medidas de proteção para suas informações pessoais e profissionais, especialmente as de conteúdo sensível;
  • Educar os profissionais dos setores público e privado, que lidam com informações importantes, na aplicação das melhores práticas de proteção;
  • Desenvolver anticorpos para fazer frente às ameaças vindouras nos instáveis ambientes cinético e cibernético.
Sobre o Curso
  • Categoria: Extensão
  • Público-alvo:
    • Profissionais que atuam com tecnologia de informação e comunicação; gestores de pessoas e de projetos; servidores públicos civis e militares; área financeira, jurídica, de segurança pública e privada; gestores de processos seletivos, RH e editais.
    • Desenvolvedores de projetos de segurança e defesa; profissionais que lidam com informações sigilosas corporativas e públicas.
    • Corpo diplomático e consular.
  • Duração: 16 horas
  • Local: Campus Consolação - Unidade COGEAE
  • INSCREVA-SE
Professor em Destaque

Prof. Me. Eugênio Moretzsohn

Foi Coronel na Contrainteligência Militar, é graduado por Agulhas Negras, Mestre em Operações Militares e Especialista em Operações de Inteligência pela ABIN. É diplomado pela Escola Superior de Guerra em Política e Estratégia; Professor, palestrante, analista e estrategista sobre segurança orgânica e institucional, antiterrorismo, inteligência, contrainteligência, contraespionagem, contrassabotagem e compliance para grupos privados e instituições públicas, civis e militares. Expert em operações sigilosas de natureza especial (special warface operations) estrutura, seleciona e qualifica serviços de inteligência para governos, instituições e empresas; Coordenou Operações de Inteligência contra organizações criminosas narcoterroristas na Amazônia (Brasil - Colômbia), e na Tríplice Fronteira (Paraguai - Argentina - Brasil). Foi Instrutor de Contrainteligência da Dirección General de Inteligência Policial, da Polícia Nacional do Paraguai em Assunção, em 2014, preparando os agentes que combatem o grupo guerrilheiro rural Ejército del Pueblo Paraguayo (EPP).

Professor em Destaque

Profa. Dra. Maria Ines Lopes Brosso Pioltine

Profissionais que atuam com tecnologia de informação e comunicação; gestores de pessoas e de projetos; servidores públicos civis e militares; área financeira, jurídica, de segurança pública e privada; gestores de processos seletivos, RH e editais. Desenvolvedores de projetos de segurança e defesa; profissionais que lidam com informações sigilosas corporativas e públicas. Corpo diplomático e consular.

Cursos relacionados com inscrições abertas

Especialização
Especialização
Especialização
Extensão, Curso Online
Especialização
Especialização
Especialização
Especialização
Especialização
Extensão, Curso Online
Menu
Educação
Continuada
J.PUC-SP
Sou PUC