O Curso de Extensão Cultural Inglês para Discussão de Temas de Atualidade se propõe a suprir interesses da comunidade interna e externa à Universidade:  alunos de outros cursos e comunidade em geral, interessados em um curso de perfil acadêmico diferenciado e qualidade que lhes propicie a possibilidade de alcançar um desempenho oral em língua inglesa com desembaraço e fluência, ou no intuito de manter a fluência e desembaraço alcançados em seus desempenhos orais enquanto falantes-aprendizes. Trata-se de um curso de Língua Inglesa com ênfase em aspectos orais e situações em que o desempenho oral é marcadamente foco. ­­­

O curso tem por objetivo privilegiar espaços para prática dialógica, levando o falante-aprendiz a um patamar de segurança e desembaraço, por serem as habilidades orais as que são mais frequentemente exigidas em âmbitos profissionais em virtude de diferentes perfis de mercado, que se ajusta a uma política de globalização em que não se pode prescindir do conhecimento da Língua Inglesa. O principal objetivo do curso é o de desenvolver habilidades comunicativas, dando ênfase, assim, à produção e compreensão orais, para que o falante-aprendiz atinja o patamar em que se considere apto a responder às necessidades do mercado de trabalho e integrado no processo de globalização em que a língua inglesa é o elo comunicativo. Desta forma, o curso visa a capacitar o estudante a ser capaz de desempenhar diversas funções comunicativas complexas, tais como realizar entrevistas em inglês, elaborar apresentações orais, descrever, narrar, argumentar, respaldar e refutar argumentos, debater e discutir temas atuais, culturais, artísticos, históricos, entre várias, tão necessárias a atuação sócio profissional em diversas situações do mundo de hoje. Para tal, serão trabalhados conhecimentos de mundo, textual e sistêmico dos participantes e o foco será o reconhecimento e produção de especificidades morfológicas, sintáticas e semânticas nos diversos registros funcionais comunicativos, pertinentes à expressão em língua inglesa, de maneira a propiciar ao estudante uma competência comunicativa ao nível da que é hoje exigida nas grandes empresas.

Prof. Ms. João Batista Teixeira da Silva

Possui graduação em Letras: Inglês pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1986) e mestrado em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Atualmente é professor assistente mestre na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores em pré-serviço, formação de professores em serviço, ensino-aprendizagem e literaturas de expressão em língua inglesa.

Profa. Ms. Paola Faraca

Possui graduação em Idiomas Estrangeiros e Literaturas Estrangeiras  pela Università degli Studi Roma Tre de Roma (Italia) e mestrado em Radio Jornalismo e Multimídia  pela Università Italiana Per Stranieri, Perugia (Italia) É docente de línguas estrangeiras em São Paulo, Brasil. Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Radiodifusão. Foi Coordenadora e Professora de Línguas Estrangeiras para docentes, pesquisadores de pós graduação, técnicos e discentes no Instituto Meridional de Educação - IMED, Rio Grande Do Sul (RS). Expert em línguas estrangeiras: Italiano, Inglês e Espanhol.