Educação Continuada

Imaginar para compreender: literatura e filosofia (LABÔ) - Módulo II

Extensão, On-line Síncrono, Curso Novo

dolltar Valores: saiba mais

Como continuidade do curso ministrado no primeiro semestre do ano, sem tomá-lo como requisito, mantém-se o objetivo de analisar a fortuna de compreensão filosófica da condição humana a partir de obras de quatro autores estudados ou mencionados por Hannah Arendt. Do significado da moralidade para um dramaturgo ao valor da metáfora, da suspeita sobre a sustentação do sentido à condição de um artista no pós-guerra, serão abordados os ensinamentos e a pertinência atual da atenção à arte como resgate de nossas potências filosóficas/espirituais.

• Apresentar e analisar a fortuna conceitual filosófica de obras da literatura ficcional;

• Refletir sobre a potência da arte na atualização de nossas capacidades espirituais.

Diferenciais do Curso

Curso organizado e ministrado por pesquisadores do Labô, com tema absolutamente necessário para refletirmos sobre o mundo contemporâneo, através de grandes obras da filosofia moral.

Profa. Dra. Adriana Carvalho Novaes

Possui graduação em Filosofia, mestrado em Ciências da Comunicação e doutorado em Filosofia pela Universidade de São Paulo. Fez estágio de pesquisa para o doutorado na New School for Social Research. É pós-doutoranda do Departamento de Filosofia da FFLCH da Universidade de São Paulo. Autora dos livros O canto de Perséfone, Hannah Arendt no século XXI: a atualidade de uma pensadora independente e Cultivar a vida do espírito: a política do pensar de Hannah Arendt (no prelo).

E-mail:adriananovaes@usp.br

Extensão, Presencial, Escola de Verão