Educação Continuada

Gramática e Discurso no Texto Dissertativo-Argumentativo - Um Enfoque da Linguística Sistêmico-Funcional

AVISO

Neste período de quarentena, os cursos de especialização, MBA e extensão da PUC-SP estão sendo realizados remotamente com o uso de recursos digitais. Leia Mais

O curso visa a examinar as funções semântico-pragmáticas exercidas no nível do discurso pelas estruturas morfossintáticas do texto, cuja importância não tem recebido a devida atenção. A título de exemplo, a gramática assinala a estrutura morfossintática da nominalização (substituição de verbos por nomes), mas não se detém no exame da sua função discursiva referente à sua força persuasiva, seu efeito no leitor ou a atribuição de expertise ao autor, fatores que justificam a substituição da correspondente forma verbal. O texto dissertativo-argumentativo exige a observação tanto da estrutura de gênero, quanto à textura referente ao uso de recursos linguísticos que constroem a argumentação com vistas à persuasão, seja via convicção, seja via sedução. O conhecimento das regras gramaticais da língua, que garante a confecção correta do texto, relaciona-se diretamente com a função discursiva presente, em geral, na subjacência do texto.

O curso tem o apoio da Linguística Sistêmico-Funcional.

O objetivo do curso é o exame da relação entre texto e discurso com vistas à persuasão em redação do texto dissertativo-argumentativo, com enfoque na função discursiva semântico-pragmática exercida pelas escolhas morfossintáticas no nível do texto.

Diferenciais do Curso

Os cursos de redação têm, em geral, focado sua atenção à estrutura morfossintática, ou seja, ao texto. Porém, a discussão da persuasão implícita, por exemplo – aquela que ocorre na subjacência do texto – isto é no discurso, requer o exame da função a que serve essa estrutura. Assim, por exemplo, temos duas estruturas morfossintáticas, a da voz ativa e a da voz passiva. Por que duas estruturas com o mesmo significado? Porque existem funções diferentes a cumprir, como é o caso da omissão do sujeito por diversos interesses (político, ideológico, etc), função cumprida pela voz passiva (o que não é possível pela ativa).

• Categoria: Extensão

Estudantes, professores ou pessoa interessada nas novas aplicações das pesquisas linguísticas.

• Duração: 30h
  • Local: Campus Monte Alegre
  • INSCREVA-SE

Profa. Dra. Sumiko N. Ikeda