Educação Continuada

Gramática e Discurso no Texto Dissertativo-Argumentativo - Um Enfoque da Linguística Sistêmico-Funcional

Extensão
30h

Apresentação

AVISO

Neste período de quarentena, os cursos de especialização, MBA e extensão da PUC-SP estão sendo realizados remotamente com o uso de recursos digitais. Leia Mais

O curso visa a examinar as funções semântico-pragmáticas exercidas no nível do discurso pelas estruturas morfossintáticas do texto, cuja importância não tem recebido a devida atenção. A título de exemplo, a gramática assinala a estrutura morfossintática da nominalização (substituição de verbos por nomes), mas não se detém no exame da sua função discursiva referente à sua força persuasiva, seu efeito no leitor ou a atribuição de expertise ao autor, fatores que justificam a substituição da correspondente forma verbal. O texto dissertativo-argumentativo exige a observação tanto da estrutura de gênero, quanto à textura referente ao uso de recursos linguísticos que constroem a argumentação com vistas à persuasão, seja via convicção, seja via sedução. O conhecimento das regras gramaticais da língua, que garante a confecção correta do texto, relaciona-se diretamente com a função discursiva presente, em geral, na subjacência do texto.

O curso tem o apoio da Linguística Sistêmico-Funcional.


Objetivos

O objetivo do curso é o exame da relação entre texto e discurso com vistas à persuasão em redação do texto dissertativo-argumentativo, com enfoque na função discursiva semântico-pragmática exercida pelas escolhas morfossintáticas no nível do texto.

 

Diferenciais do Curso

Os cursos de redação têm, em geral, focado sua atenção à estrutura morfossintática, ou seja, ao texto. Porém, a discussão da persuasão implícita, por exemplo – aquela que ocorre na subjacência do texto – isto é no discurso, requer o exame da função a que serve essa estrutura. Assim, por exemplo, temos duas estruturas morfossintáticas, a da voz ativa e a da voz passiva. Por que duas estruturas com o mesmo significado? Porque existem funções diferentes a cumprir, como é o caso da omissão do sujeito por diversos interesses (político, ideológico, etc), função cumprida pela voz passiva (o que não é possível pela ativa).

Sobre o Curso
  • Categoria: Extensão
  • Público-alvo:

    Estudantes, professores ou pessoa interessada nas novas aplicações das pesquisas linguísticas.

  • Duração: 30h
  • Local: Campus Monte Alegre
  • INSCREVA-SE
Professor em Destaque

Profa. Dra. Sumiko N. Ikeda

Professora titular da PUCSP, no Curso de Pós-graduação em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem (LAEL). Mestrado (1977) e Doutorado (1980) pela PUC-SP e pós-doutorado pela Osaka University of Foreign Studies, onde lecionou linguística por seis anos. A professora pesquisa a relação texto/discurso em textos argumentativo-persuasivos tanto verbais quanto multimodais (publicidade, livros didáticos etc)

Cursos relacionados com inscrições abertas

Extensão, Curso Online, Curso Novo
Extensão, Curso Online, Curso Novo
Especialização, Curso Novo
Extensão, Curso Novo
Especialização, Curso Novo
Extensão, Curso Online, Curso Novo
Extensão, Curso Novo
Especialização, Curso Novo
Extensão, Curso Online, Curso Novo
Especialização
Especialização
Especialização
Especialização
Especialização
Extensão, Curso Online
Menu
Educação
Continuada
J.PUC-SP
Sou PUC