Educação Continuada

Gramática e Discurso no Texto Acadêmico – Um Enfoque da Linguística Sistêmico-Funcional

O texto acadêmico exige a observação tanto da estrutura de gênero, quanto da sua textura, ou seja, do uso de recursos linguísticos que constroem a argumentação com vistas à persuasão, seja via convicção, seja via sedução. O conhecimento das regras gramaticais da língua, que garante a confecção correta do texto, relaciona-se diretamente com a função discursiva presente, em geral, na subjacência do texto.

O objetivo do curso é o exame das funções exercidas no nível do discurso pelas estruturas morfossintáticas do texto, cuja importância não tem recebido a devida atenção

Diferenciais do Curso

A estrutura é arquitetada, tendo vista o cumprimento de uma função. O estudo da língua tem focalizado muito mais a estrutura do que as funções que ela exerce na comunicação. A título de exemplo, a gramática assinala a estrutura morfossintática da nominalização (substituição de verbo por nome), mas não se detém no exame da sua função discursiva referente à sua força persuasiva, seu efeito no leitor, fatores que justificam a substituição da forma verbal pela nominal.

• Categoria: Extensão

Estudantes, professores ou pessoa interessada nos estudos linguísticos.

• Duração: 30h
  • Local: Campus Monte Alegre
  • INSCREVA-SE

Profa. Dra. Sumiko N. Ikeda

A dra. Sumiko Nishitani Ikeda possui graduação em Letras Anglo-Germânicas pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUCSP) (1961), mestrado em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1977) e doutorado em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1986). Atualmente é professora titular no curso de pós graduação em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem (LAEL) da PUCSP. De 1992 a 1998, exerceu, na qualidade de professora titular, magistério e pesquisa na Osaka University of Foreign Studies, Kyoto University of Foreign Studies e na Kakuritsu Kokugo Kenkyujoo de Tokyo. Tem experiência na área de Linguística, com ênfase na interface Discurso e Gramática, atuando na linha de pesquisa Linguagem, Trabalho e Educação, principalmente nos seguintes temas: Linguística Crítica – Cognitivismo – Avaliatividade (Appraisal) - Português para Estrangeiros - sob o enfoque em especial da Linguística Sistêmico-Funcional.

Especialização, Curso Novo
Extensão, Curso Novo