Apresentação

A globalização, o advento da concorrência e o consequente aumento da competitividade, principalmente a partir das décadas de 70 e 80, faz com que temas como estratégia competitiva e orientação para o mercado ganhem importância significativa para todas as organizações.

Por outro lado, a evolução das ferramentas de apoio à decisão avançam em uma velocidade fantástica, dinâmica e tendem a continuar crescendo de forma exponencial.
Ontem temas como data warehouse, data mining e cubo OLAP eram a representação das análises avançadas, mas hoje já foram superados ou tomaram uma proporção maior e mais complexa, sendo substituídos por Big Data, Inteligência Artificial, Machine Learning, Deep Learning, Data Science.

Apesar de todo o avanço que temos experimentado, ainda na maioria das organizações, observamos uma lacuna gigante separando a gestão estratégica do negócio da área técnica, responsável pela arquitetura dos sistemas e gestão informacional. Neste contexto, há uma oportunidade educacional para construirmos uma ponte que ligue estas áreas com objetivos tão comuns, mas com perfis tão distintos. Capacitar os analistas, especialistas, coordenadores e gestores estratégicos a direcionar os esforços e investimentos da empresa em tecnologia de apoio à decisão, otimizaria os recursos da organização, priorizaria os esforços e minimizaria de forma significativa os riscos embutidos no negócio. Por outro lado, capacitar os profissionais com perfil técnico, e responsáveis pela operação e gestão técnica das ferramentas, agregando a estes a capacidade de entenderem o ambiente competitivo, a dinâmica de negócios e o padrão de decisão exigido pela organização, fortaleceria ainda mais esta ponte e aumentaria a velocidade do processo de apoio à decisão – crucial para este novo cenário tão dinâmico.


Objetivos

O objetivo primário do curso é preparar e capacitar os participantes a construírem um processo contínuo e eficaz de gestão estratégica apoiada por ferramentas tecnológicas, capaz de atender as necessidades reais dos executivos; capturando as informações relevantes para o negócio, empregar metodologias e técnicas analíticas adequadas, e suportar as decisões de negócio por meio da interpretação e entrega de informações acionáveis.

Sobre o Curso
  • Categoria: Extensão, Curso Novo
  • Público-alvo:

    Profissionais responsáveis pelo processo de coleta e análise de informações para o suporte a decisão das mais variadas áreas de negócio: analista de inteligência, analistas de marketing, produto e pesquisa de mercado, profissionais de administração de vendas, consumer knowledge, inovações, planejamento estratégico, gestão tecnológica de informações e gestão de produtos. Demais graduados que possuam interesse no tema.

  • Duração: 32 horas
  • Local: Vila Mariana
  • INSCREVA-SE
Professor em Destaque

Prof. Me. Jorge Bitencourt Castilho

Professor e Executivo na área de Inteligência de Mercado, Marketing, Planejamento Estratégico e Customer Services, atuando tanto no mercado B2B quanto B2C. Atuou como Professor em cursos de Pós-Graduação da FIAP, Mackenzie e FIA, passou por empresas como IBM, Red Bull, Bunge, Heineken e Monsanto e atualmente é Gerente Executivo de Marketing e Vendas na JBS.

Cursos relacionados com inscrições abertas

Extensão, Curso Novo
Especialização
Especialização
Extensão, Curso Online, Curso Novo
Menu
Educação
Continuada
J.PUC-SP
Sou PUC