Como estruturar ações para gestão dessa diversidade, frente a tensões sociais polarizantes? Como engajar os diferentes colaboradores e alinhar seus objetivos aos das empresas? Como criar uma cultura corporativa forte que leve em consideração efetivamente a diversidade, sem pensar exclusivamente em “cotas”?
No enfrentamento desse desafio, algumas organizações adotam práticas de gestão de pessoas inovadoras, influenciando o ambiente de trabalho de modo positivo. Para falar apenas da diversidade racial e de gênero, em 2003 a pesquisa Perfil Social Racial e de gênero das 500 maiores empresas do Brasil e suas ações afirmativas levantou dados alarmantes.  Este estudo concluiu que ainda há muito para avançar na promoção da diversidade de gênero e raça, ao apontar que há predominância de homens brancos em cargos executivos; presença reduzida de mulheres e de negros em empresas (se comparada com os dados demográficos do país) e presença de apenas 9% de mulheres e 1,8% de negros em cargos de diretoria.
Há uma crescente conscientização social acerca da necessidade de se efetivamente incluir as minorias. Aliado a isso, cresce a valorização das marcas e bens produzidos por organizações que, com ações pluralistas e de responsabilidade social, conseguem desenvolver programas de diversidade coerentes. Nesse sentido, a gestão da diversidade possui aporte a uma imagem organizacional positiva, criando novos laços com os clientes.

• Categoria: Extensão, Curso Novo

Alunos de diferentes cursos de graduação e profissionais que atuam nas áreas de Administração, Economia, Psicologia, Pedagogia e Ciências afins, bem como a gestores e profissionais de Recursos Humanos, e todos os interessados em geral.

• Local: Vila Mariana
  • INSCREVA-SEna lista de interesse

Prof.ª Dra. Juliana Aparecida de Oliveira Camilo

Possui graduação em Psicologia pela Universidade São Francisco (2003), aprimoramento em Psicanálise no Hospital Geral pelo Instituto Sedes Sapientiae (2004), mestrado e doutorado em Psicologia (Psicologia Social) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Atualmente é professora da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, no curso de Psicologia (Departamento de Psicologia Social) e professora titular da Universidade Paulista, no curso de Gestão. É também coordenadora de diferentes cursos de extensão em Gestão de Pessoas na Educação Continuada da PUC-SP. Tem experiência em pesquisa científica nos seguintes temas: psicologia social do esporte, sofrimento do trabalhador, saúde mental, luta antimanicomial e técnicas de pesquisa.

Coordenadora temporariamente em licença