Educação Continuada

Quando falamos em diversidade, falamos sobre gênero, raça, nacionalidade, classe social, região cultural, idade, deficiências, orientação sexual, orientação religiosa, dentre muitas outras características. Como gerir a diversidade nas organizações, considerando que temos em âmbito mundial tensões entre diferentes grupos?

A Constituição Federal proíbe a discriminação no mundo do trabalho, diferença de salário, de funções e de critério de admissão, em função da raça, sexo, idade ou estado civil. Mas será que a Constituição está sendo respeitada? Será que ela dá conta de abordar todas as minorias? A diversidade pressupõe semelhanças e diferenças, sendo necessário que os gestores se concentrem em ambas para gerir o negócio com eficácia sem desprezar os diferentes grupos. Partimos do pressuposto que, quando a diversidade é gerida adequadamente, todos os stakeholders juntam esforços para construírem novos modos de convivência e aprendizado, o que pode refletir no sucesso e criatividade organizacional.

A diversidade traz implicações importantes para a gestão de pessoas e para a gestão dos negócios. Os líderes precisam repensar seus conceitos, entendendo as diferenças e atuando sobre elas. É importante frisar que a diversidade é uma questão ampla e que pode se referir a quaisquer características que tornam as pessoas deferentes entre si. Quando uma empresa gere o cumprimento de diversidade apenas para evitar discriminações ou ainda, apenas para o cumprimento de leis, ela poderá até conseguir atender as cotas estabelecidas, mas não necessariamente, terá uma gestão construtiva dessa diversidade.

Têm-se, assim, mudanças importantes estruturais que os líderes e área de Recursos Humanos, estão sendo convocadas com urgência para atuar.

Com tratar a todos com igualdade e respeito?

Desenvolver nos participantes do curso o entendimento e análise crítica frente aos principais temas que envolvem a gestão da diversidade nas organizações.

• Categoria: Extensão, Curso Novo

Alunos de diferentes cursos de graduação e profissionais que atuam nas áreas de Administração, Economia, Psicologia, Pedagogia, e Ciências afins, bem como gestores e profissionais de Recursos Humanos, e todos interessados em geral.

• Local: Vila Mariana
  • INSCREVA-SEna lista de interesse

Profa. Dra. Juliana Aparecida de Oliveira Camilo

Possui graduação em Psicologia pela Universidade São Francisco (2003), aprimoramento em Psicanálise no Hospital Geral pelo Instituto Sedes Sapientiae (2004), mestrado e doutorado em Psicologia (Psicologia Social) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Atualmente é professora da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, no curso de Psicologia (Departamento de Psicologia Social) e professora titular da Universidade Paulista, no curso de Gestão. É também coordenadora de diferentes cursos de extensão em Gestão de Pessoas na Educação Continuada da PUC-SP. Tem experiência em pesquisa científica nos seguintes temas: psicologia social do esporte, sofrimento do trabalhador, saúde mental, luta antimanicomial e técnicas de pesquisa.

Extensão, Curso Novo
Extensão, Curso Online, Curso Novo